A Mercedes revelou o W16, com a pintura que será utilizada na temporada 2025 da Fórmula 1. O carro foi divulgado com imagens digitais, poucos depois após a revelação do layout adotado para o campeonato.
Esse será o primeiro carro da equipe alemã depois da era Lewis Hamilton, o equipamento será conduzido pelo novato Andrea Kimi Antonelli e George Russell. O heptacampeão mundial rompeu com a Mercedes, para defender a Ferrari neste ano.
A equipe ainda contará com Valtteri Bottas e Frederik Vesti escalados para atuar como reservas.
“Abrimos uma nova era emocionante na história da nossa equipe e do automobilismo. Estamos construindo sobre o incrível legado da nossa herança e mal podemos esperar para correr”, comentou Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes na F1.
“Todos na equipe, em Brackley e Brixworth, trabalharam duro durante o inverno. A temporada passada foi incrivelmente competitiva na pista e, embora tenhamos conquistado várias vitórias, estamos todos focados em buscar vitórias de forma mais consistente.”
“Tivemos ganhos na pré-temporada, mas só saberemos onde estamos na primeira corrida na Austrália. Temos uma formação empolgante para nos ajudar a atingir nossos objetivos. Ambos os pilotos progrediram em nosso programa júnior e isso é uma justificativa do nosso comprometimento em apoiar e desenvolver talentos”, seguiu Wolff.
A Fórmula 1 está na quarta temporada com este regulamento de chassis, introduzido com o intuito de aproximar o grid. No entanto, no início dessa nova era, a Mercedes apostou no zeropod, que dificultou o desenvolvimento da equipe.
Em 2024, o carro da Mercedes era muito inconstante, apresentando múltiplos desempenhos no fim de semana, dificultando o time encontrar um acerto ideal. O equipamento também era instável em curvas lentas, tinha uma alta degradação dos pneus dificultou muito a conquista de bons resultados de Hamilton e Russell.
A Mercedes então levou em consideração o equipamento do ano passado, para buscar aperfeiçoar o seu desempenho.
“Nosso foco principal esteve em resolver a relutância do W15 em fazer curvas lentas, juntamente com o desequilíbrio nas temperaturas dos pneus que tornavam o carro inconsistente de sessão para sessão”, comentou o diretor técnico da Mercedes, James Allison.
“Esse foco levou a mudanças em quase todas as superfícies aerodinâmicas visíveis, nova suspensão dianteira e mais mudanças sob o W16 para remediar algumas das características mais desafiadoras de seu antecessor.” James acrescenta: “Estamos satisfeitos com nosso progresso durante o inverno e estamos ansiosos para descobrir onde nos comparamos a todos os outros.”
Quando aos motores, embora a Mercedes uma fornecedora de unidade de potência, todos estão passando pelo período de congelamento. No entanto, a Mercedes AMG High Performance Powertrain tem pensado em atualizações de confiabilidade e algumas atualizações de calibração para obter mais robustez e ter o melhor desempenho até o final de 2025, já que em 2026 a categoria trabalhará com novos motores.
As expectativas para 2025, giram em torno de um campeonato ainda mais acirrado: “Será um campeonato ferozmente disputado desde o início”, ecoa James Allison. “Nesta fase dos regulamentos, os carros estão convergindo em termos de desempenho. Haverá vários vencedores, e é possível que vejamos ainda mais equipes do que as quatro que conquistaram vitórias no ano passado subindo ao degrau mais alto do pódio.”
A Mercedes manterá a homagem para Niki Lauda no W16 usando duas estrelas em vermelho.
For Niki ❤️ Always pic.twitter.com/4on9ikmuVp
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 24, 2025
A Fórmula 1 realizará os testes de pré-temporada nesta semana, entre os dias 26 a 28 de fevereiro.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.