Carlos Sainz foi escolhido como o nodo Diretor da Associação de Pilotos de Grande Prêmios (GPDA). O espanhol, que neste ano defenderá a Williams em pista, foi escolhido para substituir Sebastian Vettel.
O tetracampeão mundial de Fórmula 1, deixou a posição no ano passado. Vettel se aposentou da categoria em 2022, quando disputou a sua última temporada com a Aston Martin.
LEIA MAIS: Pilotos do WRC seguem a GPDA e criticam regras mais rígidas da FIA
Sainz então executará o papel realizado por Vettel, ao lado de George Russell, e do presidente Alexander Wurz (que executa a função desde 2014). A administração da GPDA ainda é composta pela diretora Anastasia Fowle, que é encarregada das funções legais da organização.
O anúncio foi realizado na página do Instagram da GPDA: “Sou apaixonado pelo eu esporte e acho que nós, pilotos, temos responsabilidades de fazer tudo o que pudermos para trabalhar com as partes interessadas para promover o esporte em muitos aspectos. Então, estou muito feliz e orgulhosos de fazer a minha parte assumindo o papel de diretor da GPDA”, disse Sainz.
Wurz ainda acrescentou: “Estamos muito felizes por receber Carlos como diretor da GPDA. Ele tem sido um membro ativo e engajado da GPDA por vários anos, e nós, sinceramente, apreciamos seu comportamento em assumir esse papel vital”.
A GPDA foi fundada em 1960, antes de ser retomada em 1994, com as mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger. A ideia era lutar por questões de segurança para os pilotos, mas também é utilizada para manifestar outras questões que envolvem o esporte.
No ano passado o perfil criado no Instagram manifestou a insatisfação com a FIA, voltados as regras de punir pilotos por uso de palavrões, além de contestar a organização o destino das multas aplicadas no esporte. A GPDA ainda solicitou que a FIA tratasse os pilotos como adultos, em meio a ideias mais controladoras da entidade.
A nomeação de Sainz acontece logo após o piloto seguir para a Williams, time que o espanhol disputará a sua 11ª temporada da Fórmula 1.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.