AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Komatsu destaca confiança em Bearman: “Não o considero um novato”

Nos testes de pré-temporada a Haas priorizou o ritmo de corrida com Oliver Bearman, por conta da experiência adquirida pelo novo piloto da Haas no ano passado

Nos testes de pré-temporada, a Haas acumulou uma boa quilometragem, apesar de permanecer na parte inferior da tabela na maior parte do tempo. No entanto, a equipe estava focada no desempenho em corrida, e por isso Bearman não participou da simulação de classificação. Ainda assim, o time demonstra grande confiança no trabalho do piloto.

A Haas tem vivido uma nova fase, que mostra uma equipe mais confiante para os próximos campeonatos. Ao longo dos testes no Circuito do Bahrein, o VF-25, guiado por Esteban Ocon e Oliver Bearman, trabalhou a maior parte do tempo com altas cargas de combustível.

Acompanhando a sessão, notava-se que a Haas tinha priorizado os stints mais longos, além da verificação da durabilidade e gerenciamento dos pneus.

No ano passado a Haas faturou a sétima posição do mundial de construtores. Para a temporada vigente, é esperado que o campeonato seja ainda mais disputado, desta forma a equipe quer contar com o máximo de ferramentas para dar continuidade no trabalho realizado.

Foi apenas no último dia, que a Haas esvaziou um pouco mais o carro, permitindo até mesmo que os tempos de volta melhorassem. A equipe simulou uma qualificação com Esteban Ocon, mas não fez o mesmo com Oliver Bearman.

LEIA MAIS: Haas expande pit wall para seis membros em 2025

O chefe de equipe da Haas, Ayao Komatsu explicou o motivo para dividir o programa assim entre os seus pilotos.

“Você viu Ollie se classificando ano passado, certo? Não acho que ele foi mal. Ele foi melhor que Nico (Hulkenberg) em Interlagos. Então não, não considero Oliver um novato nesse sentido”, admitiu Komatsu após o teste de Sakhir”, comentou.

Bearman disputou duas provas com a Haas no ano passado, pois o britânico precisou substituir Kevin Magnussen em dois momentos. O caótico GP do Brasil de 2024, foi capaz de convencer a equipe quanto o desempenho do jovem piloto, priorizando assim os stints mais longos na pré-temporada.

“Nós nos concentramos em obter as respostas que você não consegue obter durante o fim de semana de corrida, porque em um fim de semana de corrida você nunca tem dois conjuntos do mesmo composto. Você pode usar um com alta carga de combustível ou baixa carga de combustível, mas não em ambas as condições. Então é muito difícil, na verdade, quase impossível obter respostas sobre alguns elementos.”

“No entanto, nos testes, você pode entender melhor certas coisas sobre a influência que certos aspectos têm na degradação dos pneus. Por essa razão, nos concentramos mais nesses aspectos, no fato de que o VF-25 manteve suas boas características, como demonstrou no ano passado em termos de desempenho. Acho que a situação, até hoje, é essa.”

Bearman tinha apresentado uma versão diferente sobre não realizar a volta de classificação, já que informou que o VF-25 enfrentou um problema.

“É inegável que não consegui fazer nenhuma volta com pouco combustível devido a alguns problemas que tivemos. Infelizmente, não consegui fazer as voltas rápidas que esperava fazer. Isso é um pouco negativo. O carro estava bem com muito combustível, então estou muito feliz com a sensação que tenho, mas estou desapontado por não ter feito nenhuma qualificação.”

“Estou mais tranquilo porque fiz algumas corridas no ano passado. Toda vez que fui chamado, consegui ir muito bem na qualificação. Mas, sim, não fiz muitas qualificações na F1. Se eu olhar para o que fiz em 2024, tanto em Baku quanto no Brasil, cometi erros. É por isso que digo que preciso ganhar mais experiência, levar o carro ao limite e saber o que o carro exige nessas condições.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo