A Pirelli já tem definido a seleção de pneus que serão trabalhadas nas seis primeiras provas do ano. Uma semana antes do GP da Austrália, a fornecedora de pneus divulgou a configuração que será aplicada para o GP do Japão, Bahrein e Arábia Saudita.
As primeiras quatro corridas deste ano, seguem a seleção usada em 2024, mas para a quinta etapa – o GP da Arábia Saudita – a Pirelli aposta em uma seleção mais macia, formada pelos pneus C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha).
“Com base em nossa experiência do ano passado e com as informações coletadas durante a fase de desenvolvimento dos novos compostos, queríamos ir nessa direção, para dar às equipes e aos pilotos uma gama mais ampla de opções de estratégia”, explicou o diretor de motorsport da Pirelli, Mario Isola. “Em 2024, 18 dos 20 pilotos largaram com o pneu médio, ou seja, o C3, e uma neutralização precoce na corrida fez com que 14 deles trocassem imediatamente para o C2, que era então o duro, mantendo-o até o fim. Com um trio mais macio, acreditamos que isso pode levar a uma situação em que poderia haver uma mistura entre estratégias de uma ou duas paradas.”
Este ano a corrida em Jeddah, será disputada no terceiro fim de semana de abril, enquanto as provas anteriores, aconteceram em dezembro, na estreia da prova em Jeddah (2021) e nos demais anos, em março. Por conta disso, a Pirelli optou por fazer um ajuste na gama.
As provas nos circuitos de Suzuka e no Sakhir, são provas extremamente exigentes para os pneus – a primeira por conta das forças laterais exercidas sobre os compostos, por conta das múltiplas curvas de alta velocidade. Por tanto, a lógica é manter a utilização da gama mais dura – C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio).

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.