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Guia Fórmula E – 9ª temporada é marcada pelo início da era Gen3

Saiba mais sobre o formato do fim de semana da Fórmula E, duração das provas, calendários e muito mais para ficar ligado com o início da 9ª temporada da Fórmula E

Neste sábado será iniciada a 9ª temporada da Fórmula E. O campeonato elétrico está com novos carros, o Gen3 foi introduzido para marcar uma nova era e promete mais uma vez grandes corridas para os telespectadores.

O Boletim do Paddock preparou um Guia com algumas informações que você precisa saber para acompanhar o Campeonato Mundial de Fórmula E em 2023.

A Fórmula E disputará nesta temporada 16 etapas, a categoria adicionou ao seu calendário, provas na Índia, África do Sul e São Paulo. Uma corrida também será disputada em Portland, para substituir a etapa em Nova York que não poderá ser realizada em 2023, assegurando que a Fórmula E visitará os Estados Unidos.

Em alguns finais de semana, como em Diriyah (Arábia Saudita), Berlim (Alemanha), Jacarta (Indonésia), Roma (Itália) e Londres (Inglaterra), a categoria realizará uma rodada dupla, desta forma duas provas serão disputadas no mesmo circuito.

Calendário da 9ª temporada da Fórmula E – Foto: reprodução Fórmula E

Equipes

São 11 equipes e 22 pilotos disputando a temporada atual da Fórmula E. Ocorreram algumas alterações no grid como a saída da Mercedes e a entrada da McLaren, além da chegada da Maserati, a transformação da DS Penske e o retorno da ABT. Vamos por partes!

A Mercedes optou por deixar a Fórmula E ao final da temporada 2021/22, depois de conquistar dois títulos de pilotos, com Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne. O time alemão também conquistou dois títulos de equipes na Fórmula E (2020/21 e 2021/22).

A saída da Mercedes, foi a oportunidade perfeita para a McLaren entrar na categoria elétrica. O time inglês aproveitou a estrutura da Mercedes, assim como a contratação de vários funcionários para suavizar a sua entrada na categoria elétrica. A McLaren também optou por permanecer com Ian James como chefe de equipe.

Em janeiro de 2022 a Maserati comunicou a sua entrada na Fórmula E, marcando o seu retorno às competições depois de 60 anos. A Maserati será a primeira equipe e fabricante italiana a competir na Fórmula E. Foi a partir da união de Venturi Racing e Maserati que a equipe italiana pode estar presente no grid da categoria elétrica durante a 9ª temporada.

A DS Penske foi uma junção da DS Automobiles, com a Penske Autosport. A DS precisou se separar da Techeetah depois de enfrentar diversos problemas com a empresa, desta forma buscaram um novo parceiro para a 9ª temporada. A Penske também precisava formar uma união que fosse forte para permanecer na categoria e encontrou a DS, desta forma se transformaram em um novo time.

Em maio de 2022 da ABT confirmou o seu retorno ao grid da Fórmula E, agora como uma equipe cliente, pois utilizará o powertrain da Mahindra. Com a saída da Audi do campeonato elétrico, a ABT também deixou a categoria.

O Fim de Semana da Fórmula E

O fim de semana da categoria elétrica é composto por dois treinos livres de 30 minutos, uma classificação no formato mata-mata e uma prova de 45 minutos. Quando uma rodada dupla é realizada a Fórmula E disponibiliza um terceiro treino livre, além disso uma nova classificação é realizada, além da segunda prova em um mesmo fim de semana. Geralmente as atividades da Fórmula E são concentradas em um dia, onde todo o fim de semana é organizado em um sábado.

Nos treinos livres as equipes verificam os seus equipamentos e tentam encontrar a configuração ideal para o restante do fim de semana. Cada competidor é liberado para usar no máximo 350 kW/h para fazer as suas avaliações.

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A classificação tem um formato diferenciado, mas que funcionou bem para a Fórmula E e foi muito elogiada pelos seus competidores. Primeiro os pilotos são divididos em dois grupos (de 11 competidores) seguindo a ordem da tabela de classificação, os pilotos vão lutar pelas quatro primeiras posições e esses competidores vão avançar para a segunda parte.

Desta forma é iniciada a fase mata-mata, onde os competidores vão se enfrentar nas quartas de final, semifinal e por fim a disputa pela pole.

1º do Grupo A x 4º do Grupo B
2º do Grupo A x 3º do Grupo B
3º do Grupo A x 2º do Grupo B
4º do Grupo A x 1º do Grupo B

Formato usado pela Fórmula E para a realização da classificação. O formato foi adotado na última temporada e funcionou muito bem para o campeonato – Foto: reprodução Fórmula E

O piloto que conquistar a pole, determina o lado que os pilotos abaixo da oitava posição vão começar a corrida, pois será realizada a combinação das posições desses competidores entre ímpares e pares.

Para melhorar a adaptação do público com a categoria elétrica, as corridas nesta temporada vão ocorrer por número de voltas. A Fórmula E novamente não utilizará o débito de energia e se ocorrer a entrada do Safety Car ou a utilização da Full Couse Yellow como uma forma de neutralizar a corrida, voltas acionais serão adicionadas, garantindo um momento de competição e compensação para o público.

A Fórmula E segue trabalhando com o Modo Ataque, introduzindo na temporada 2018/19 que permite com que os pilotos contem com uma potência extra ao longo da prova. Para ativar o Modo Ataque é necessário deixar o traçado regular, para alcançar a zona que libera 50kW de potência extra.

Ao longo da temporada a Fórmula E testará o Attack Charge, como uma forma de retomar a realização de pit-stops. A bateria dos novos carros de Fórmula E foram pensados para permitir o carregamento rápido, a ideia é que os pilotos realizem uma parada de 30 segundos, desbloqueando dois períodos de Modo Ataque, promovendo mais uma vez a disputa entre os competidores.

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O fanboost não será mais utilizado pela categoria, ele era um mecanismo que também fornecia uma potência extra para os pilotos, mas era determinado por meio de votação, onde os fãs da categoria selecionavam os competidores que mereciam esse agrado.

O Gen3 promete ser um grande avanço para a categoria, principalmente por ser um carro elétrico mais rápido, mais potente e eficiente, além de sustentável. O modelo tem mais que o dobro da capacidade regenerativa com um trem de força dianteiro e cerca de 40% da energia usada é recuperada pela frenagem regenerativa.

Uma das novidades para a nova era da Fórmula E, inclui a necessidade de as equipes ofertarem em dois treinos livres os seus carros para que jovens talentos possam avaliar os carros da categoria e conhecer a Fórmula E.

Pneus

A Fórmula E conta com um novo fornecedor de pneus em 2023, a Hankook acompanhará o campeonato elétrico em 2023. A categoria utiliza os pneus de 18 polegadas, os compostos de competição podem ser usados tanto em pista seca, como no traçado molhado, desta forma não existe a necessidade de fabricar diversos pneus – está também é uma forma de se pensar na sustentabilidade.

Em um fim de semana regular cada piloto não pode ultrapassar o uso de quatro pneus novos traseiros e quatro novos pneus dianteiros. Para um fim de semana com uma rodada dupla, os competidores recebem seis pneus dianteiros e seis traseiros.

A Band adquiriu os direitos de transmissão da Fórmula E, a categoria elétrica será exibida pelo BandSports.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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