ColunistasDestaquesFórmula EPost

DS forma parceria com a Penske e anuncia Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne para 9ª temporada da Fórmula E

DS muda de parceiro para a era Gen3 e estabelece acordo com Penske. A equipe contará com Vandoorne e Vergne para a próxima temporada

A DS Penske anunciou nesta quarta-feira (12) sua dupla para a 9ª temporada da Fórmula E. O time contará com o atual campeão da categoria, Stoffel Vandoorne e o bicampeão Jean-Éric Vergne neste início da era Gen3.

Nesta nova era da categoria, a DS formou uma parceria com a Penske e deseja começar a próxima temporada da melhor forma possível. A DS era parceira da Techeetah, juntas as empresas colecionaram três campeonatos de pilotos e dois de equipes, mas a parceria foi rompida para a nova fase da categoria elétrica.

A DS Automobiles que faz parte do Grupo Stellantis se uniu a Penske, depois que começou a enfrentar diversos problemas com a Techeetah. As empresas então começaram a negociar uma parceria, surgindo também uma oportunidade para elevar a Dragon.

Stoffel Vandoorne segue para a DS Penske depois de ter conquistado o seu primeiro título na Fórmula E com a Mercedes. O time alemão optou por deixar a categoria, não participando da transformação e avanço do campeonato. O belga passou quatro anos com a Mercedes e após uma grande temporada, foi consagrado campeão mundial. Vandoorne também foi fundamental para que o time conquistasse seus dois títulos na categoria.

LEIA MAIS: Dragon aposta em parceria com a DS Automobiles para disputar temporada 2022/23 da Fórmula E

“Estou muito feliz por me juntar à DS Penske na próxima temporada. É uma grande mudança para mim depois de quatro anos na Mercedes, mas estou muito animado para começar a trabalhar com a equipe”, afirmou Vandoorne.

“A DS alcançou excelentes resultados no passado, conquistando os títulos de pilotos e equipes por duas vezes. É um bom recorde e espero poder contribuir em breve! Também é um grande prazer estar ao lado do único bicampeão da Fórmula E. Acredito que Jev e eu formaremos uma das equipes mais fortes da 9ª temporada”, seguiu o belga.

Vergne desfrutou dos seus melhores momentos junto à DS Automobiles, conquistando os campeonatos de 2017/18 e 2018/19. O francês está feliz por permanecer com a empresa e começar um ciclo novo na categoria.

“Estou extremamente feliz por continuar minha aventura com a DS. Nossa primeira corrida juntos foi em 2015 e acredito que nossa associação teve um grande impacto na história da Fórmula E”, afirmou Vergne.

“Com a DS e seus brilhantes engenheiros, que estão comigo há vários anos, alcançamos 28 pódios, 10 vitórias e claro, conquistamos os títulos de pilotos e de equipes duas vezes. Ao longo dessas temporadas, construí uma relação muito forte e de confiança com a equipe, tanto no aspecto humano como no esportivo”, seguiu o francês.

“Também estou muito ansioso para a parceria com a Penske, que é um grande nome do automobilismo mundial, e para formar uma dupla sólida com Stoffel. Hoje é o início de um novo capítulo para a equipe e vamos fazer tudo o que pudermos para apresentar a DS Penske em mais algo nível.”

A DS conversou com várias empresas antes de estabelecer o acordo com a Penske. Acredita-se que o acordo entre elas não foi assinado antes do verão, pois existiam as negociais para a formação do corpo técnico e como se daria a sua integração. A DS Penske ficará sediada em Satory, a antiga sede da DS Performance próximo de Paris, enquanto a antiga base da Dragon Penske foi descontinuada.

“Estamos agora em modo de preparação total com o carro Gen3 e estou apenas começando essa história com a minha nova equipe, então esses são dois desafios emocionantes para os próximos anos. Uma coisa é certa, mal posso esperar para voltar na pista e lutar para defender meu título mundial e conquistar muitos troféus” afirmou Vandoorne.

“O Gen3 oferece a nós novas oportunidades para continuar a apresentar fortes performances na pista e estou mais motivado do que nunca para lutar por mais títulos”, afirma Vergne.

A Dragon encerrou a temporada 2021/22 na última posição, onde apenas dois pontos foram conquistados, enquanto a DS Techeetah obteve a terceira posição, fazendo frente à Mercedes e Venturi. O diretor de desempenho da DS, Thomas Chevaucher, está de olho nas conquistas que o time pode obter nesta nova fase, mas foca principalmente nos títulos.

“O início de uma nova parceria é sempre um grande momento, e todos nós da DS Performance estamos ansiosos para começar esta nova aventura com a Penske”, diz Chevaucher.

“Estamos iniciando esta parceria da melhor maneira possível com dois campeões na equipe! Graças a Stoffel e Jean-Eric, provavelmente temos uma das melhores formações e também a dupla mais rápida do grid. Com o powertrain e experiência em software da DS Performance, agora estamos em uma posição ideal para continuar nossa busca por vitórias e títulos.” 

A DS continuará testando o seu carro nas próximas semanas, se preparando para os testes de pré-temporada, bem como para o início do próximo campeonato.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo