A Fórmula E está se preparando para a 9ª temporada e a categoria estava planejando algumas alterações para implementar no próximo campeonato. Nesta sexta-feira (18) a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou as mudanças, após a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo.
Para melhor identificação do público, a duração das corridas agora será definida pelo número total de voltas, ao invés de utilizar o tempo como aconteceu nas últimas temporadas.
A categoria também manterá o sistema de Safety Car e Full Course Yellow, sempre que esses recursos provocarem a neutralizam da prova, a corrida ganhará voltas adicionais e não mais o ‘tempo’ como aconteceu no ano passado. Será uma forma do público não perder a ação na pista e não precisar voltar ao sistema de débito de energia.
Outra novidade está relacionada ao carregamento rápido da bateria. O Attack Charge será introduzido em algumas corridas ao longo da 9ª temporada. A Fórmula E e a FIA tem trabalhado para melhorar a tecnologia da categoria. A ideia é realizar uma recarga rápida e promovendo mais competição durante a prova.
A colaboração para o desenvolvimento da tecnologia, foi capaz de construir uma bateria que recebe 4kWh de energia em 30 segundos, sendo a bateria EV mais avançada do mundo atualmente, fornecida por um booster de 600 kW.
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O Attack Charge será um sistema de parada obrigatória de 30 segundos durante um período pré-determinado na corrida, o qual desbloqueará dois períodos do Attack Mode a serem implementados mais tarde na prova, onde a potência do Gen3 aumentará de 300 kW para 350 kW.
Following approval by the @FIA World Motorsport Council, we’re happy to announce some exciting new changes for Season 9 ⚡
These rules will create the perfect conditions for the world’s best drivers & teams to battle it out in some of the most iconic cities in the world 🌍
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) November 18, 2022
O Faboost não será mais usado pela categoria, enquanto o Attack Charge será testado em corridas selecionadas ao longo da 9ª temporada. O Modo Ataque que é um sistema usado pela categoria e consiste na possibilidade de usar mais energia temporariamente na prova, será mantido nas etapas em que o Attack Charge não for usado.
Jovens Pilotos
A Fórmula E terá o mesmo sistema da Fórmula 1, ao longo da temporada os jovens pilotos que nunca competiram no campeonato, terão o direito de participar de pelo menos duas sessões de treinos livres, os times precisam fornecer os seus carros no TL1. O objetivo é permitir que os pilotos conheçam a categoria, testes as suas habilidades e possam até mesmo ser considerados pelas equipes para outras temporadas.
“Aproveitando uma 8ª temporada bem-sucedida, agora fizemos pequenas modificações no formato de corrida, enquanto nos esforçamos para levar o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E a um público cada vez mais amplo, incentivando as equipes a testar novos talentos. Com o advento do aguardado Gen3, um grid de 22 carros com marcas icônicas do setor automotivo e alguns dos melhores pilotos do esporte, estou confiante de que a nova era da Fórmula E será brilhante”, disse Pablo Martino, Chefe de assuntos esportivos da FIA Fórmula E.
O Gen3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído, sua estreia acontecerá em janeiro durante a corrida na Cidade do México que será disputada no dia 14 de janeiro.
“Estamos criando as condições perfeitas para que os melhores pilotos e equipes tenham sucesso e vençam. Mudar a duração das provas para voltas permite às equipes um maior grau de planejamento de estratégia de corrida. A introdução do Attack Charge nas corridas no final da temporada adicionará uma dimensão totalmente nova à estratégia de corrida para as equipes e ao interesse dos fãs. Também estamos nos preparando para o futuro com a oportunidade de os pilotos novatos se sentarem no cockpit e mostrarem o que podem fazer”, afirma Alberto Longo, Co-Fundador e diretor do campeonato da Fórmula E.