A General Motors e a TWG Motorsports oficializaram a criação de uma nova empresa voltada para o desenvolvimento de motores para o ambicioso projeto da Cadillac na Fórmula 1. A GM Performance Power Units LLC tem por objetivo tornar uma equipe completa de fábrica.
A Cadillac passará a competir no grid da F1 em 2026, movida pelos motores da Ferrari, mas a ideia é se tornar uma fornecedora de motores a partir de 2028, tendo um conjunto completo na categoria.
Com a nova divisão, será possível destinar os esforços necessários para a produção da unidade de potência. As novas estruturas foram divulgadas nesta semana, colocando Russ O’Blenes como CEO.
Com experiência em mais de 30 anos no automobilismo, a sua contratação acontece após a notícia no início de dezembro, que definiu Graeme Lowdon (ex-diretor esportivo da Marussia como chefe de equipe do projeto. O’Blenes era atualmente o diretor da equipe de propulsão e desempenho da GM Motorsport.
“Estamos muito felizes em receber Russ para esta função fundamental”, comentou Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports. “Sua expertise e liderança serão fundamentais para estabelecermos a base para a jornada da Cadillac na Fórmula 1.”
“Junto com o diretor da equipe, Graeme Lowdon, eles liderarão a equipe na definição de novos padrões de desempenho e inovação no esporte.”
Em novembro, a Fórmula 1 confirmou um acordo preliminar para apoiar a inclusão da General Motors/Cadillac como a 11ª equipe no grid a partir da temporada de 2026. Essa parceria com a Ferrari e os avanços na criação de infraestrutura reforçam o compromisso da GM em estabelecer sua presença na categoria.
O’Blenes acrescentou: “Estou realmente animado por ter a oportunidade de construir e liderar a equipe que levará uma unidade de potência de F1 construída nos Estados Unidos para a grade. A GM PPU está atualmente aumentando sua equipe e está contratando em todas as áreas do negócio.”
O presidente da GM, Mark Reuss, comentou: “Russ traz uma vasta experiência de muitas séries de campeonatos de corrida e tem excelente conhecimento técnico, incluindo a liderança de nossos motores híbridos IMSA Cadillac e Corvette C8.R, que são vencedores comprovados. Na F1, vamos demonstrar as capacidades de engenharia e tecnologia da GM em um cenário global, e Russ é a escolha certa para liderar a equipe da Unidade de Potência que fará isso acontecer.”
A General Motors anunciou que o desenvolvimento e os testes do motor protótipo para sua equipe de Fórmula 1 já estão em andamento, marcando um avanço significativo no projeto Cadillac F1, que pretende estrear no grid em 2026.
Como parte dessa iniciativa, a GM planeja inaugurar uma instalação dedicada à GM Performance Power Units LLC nas proximidades do Centro Técnico da montadora, em Charlotte, também em 2026. Essa estrutura será um dos pilares para que a equipe desenvolva unidades de potência próprias no futuro, consolidando sua posição como uma equipe de “obras completas” na Fórmula 1.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.