AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

General Motors anuncia divisão de motores para impulsionar a Cadillac na F1

Nova divisão de motores é criada por GM e TWG Motorsport para fortalecer a entrada da Cadillac na Fórmula 1

A General Motors e a TWG Motorsports oficializaram a criação de uma nova empresa voltada para o desenvolvimento de motores para o ambicioso projeto da Cadillac na Fórmula 1. A GM Performance Power Units LLC tem por objetivo tornar uma equipe completa de fábrica.

A Cadillac passará a competir no grid da F1 em 2026, movida pelos motores da Ferrari, mas a ideia é se tornar uma fornecedora de motores a partir de 2028, tendo um conjunto completo na categoria.

Com a nova divisão, será possível destinar os esforços necessários para a produção da unidade de potência. As novas estruturas foram divulgadas nesta semana, colocando Russ O’Blenes como CEO.

Com experiência em mais de 30 anos no automobilismo, a sua contratação acontece após a notícia no início de dezembro, que definiu Graeme Lowdon (ex-diretor esportivo da Marussia como chefe de equipe do projeto. O’Blenes era atualmente o diretor da equipe de propulsão e desempenho da GM Motorsport.

Russ O’Blenes foi nomeado CEO da divisão de motores da equipe – Foto: divulgação

“Estamos muito felizes em receber Russ para esta função fundamental”, comentou Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports. “Sua expertise e liderança serão fundamentais para estabelecermos a base para a jornada da Cadillac na Fórmula 1.”

“Junto com o diretor da equipe, Graeme Lowdon, eles liderarão a equipe na definição de novos padrões de desempenho e inovação no esporte.”

Em novembro, a Fórmula 1 confirmou um acordo preliminar para apoiar a inclusão da General Motors/Cadillac como a 11ª equipe no grid a partir da temporada de 2026. Essa parceria com a Ferrari e os avanços na criação de infraestrutura reforçam o compromisso da GM em estabelecer sua presença na categoria.

O’Blenes acrescentou: “Estou realmente animado por ter a oportunidade de construir e liderar a equipe que levará uma unidade de potência de F1 construída nos Estados Unidos para a grade. A GM PPU está atualmente aumentando sua equipe e está contratando em todas as áreas do negócio.”

O presidente da GM, Mark Reuss, comentou: “Russ traz uma vasta experiência de muitas séries de campeonatos de corrida e tem excelente conhecimento técnico, incluindo a liderança de nossos motores híbridos IMSA Cadillac e Corvette C8.R, que são vencedores comprovados. Na F1, vamos demonstrar as capacidades de engenharia e tecnologia da GM em um cenário global, e Russ é a escolha certa para liderar a equipe da Unidade de Potência que fará isso acontecer.”

A General Motors anunciou que o desenvolvimento e os testes do motor protótipo para sua equipe de Fórmula 1 já estão em andamento, marcando um avanço significativo no projeto Cadillac F1, que pretende estrear no grid em 2026.

Como parte dessa iniciativa, a GM planeja inaugurar uma instalação dedicada à GM Performance Power Units LLC nas proximidades do Centro Técnico da montadora, em Charlotte, também em 2026. Essa estrutura será um dos pilares para que a equipe desenvolva unidades de potência próprias no futuro, consolidando sua posição como uma equipe de “obras completas” na Fórmula 1.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo