ColunistasDestaquesFórmula 2Post

F2 – Após cronômetro zerar, Bearman supera Fittipaldi e estabelece a pole no Azerbaijão

Em classificação acirrada, Bearman repete bom desempenho da manhã e crava a pole em Baku com a Prema

A Fórmula 2 está acompanhando a F1 em mais evento da temporada. Os pilotos da categoria de base invadiram a pista para a definição do grid. Oliver Bearman faturou a pole, após superar Enzo Fittipaldi por 0s012. O piloto brasileiro esteve perto de largar da primeira posição.

A sessão provou que a Prema chegou no Azerbaijão forte, Bearman repetiu o bom desempenho do TL1 e faturou o direito de largar da primeira posição no domingo, depois de anotar 1m52s652. Essa é a primeira pole do piloto da Prema na F2.

Théo Pourchaire ficou com a terceira posição e dividirá a primeira fila com Frederik Vesti. Ayumu Iwasa, líder do Campeonato, obteve apenas a décima sétima posição e começará as duas corridas do fim de semana no final do pelotão.

A pole de Bearman vale para a largada do domingo, por conta do grid invertido na Sprint, Richard Verschoor estará na ponta, acompanhado por Zane Maloney.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2

O TL1 realizado pela Fórmula 2 nesta manhã, foi liderado por Oliver Bearman. A Fórmula 2 está partindo para a quarta etapa do Campeonato, com Ayumu Iwasa ocupando a posição de líder do campeonato, depois de ter obtido 58 pontos, contra os 50 de Théo Pourchaire. É esperado que o piloto francês consiga um bom desempenho no traçado e fuja dos problemas.

A atividade começou com um atraso de dez minutos. A temperatura na pista estava na casa dos 42°, com 20°C no ambiente. O trânsito era um destaque nesse começo de classificação, com vários competidores seguindo para o traçado juntos, buscando preparar os carros para as voltas rápidas. Fittipaldi puxava a fila, mas optou por retornar aos boxes pare se reposicionar no traçado e ficar mais livre.

Antes dos primeiros tempos competitivos surgirem a sessão foi paralisada pela direção de prova. Benavides bateu forte na curva 1, depois que Victor Martins extravasou os limites de pista e usou a área de escape da curva 1 para se livrar de um toque.

 

Enquanto a barreira de contenção era reparada, os pilotos aguardavam nos boxes para retornar ao traçado. Restavam 23m52s de atividade pela frente quando a sessão fosse reestabelecida.

Quando o traçado foi liberado mais uma vez, depois de mais de quinze minutos de pausa, os pilotos tiveram que preparar os pneus para buscar a volta rápida. Bearman liderava com 1m53s780, seguido por Maine que anotou 1m53s920. Vesti tinha se estabelecido na terceira posição, mas estava separado por 1 segundo do seu companheiro de equipe. Hadjar permanecia nos boxes por estar enfrentando um problema com a suspensão, depois de ter tocado no muro de contenção.

Restando quinze minutos da sessão para o encerramento da atividade, Hauger pintou na liderança ao anotar 1m53s531, acompanhado por Verschoor que também superou Bearman, para ocupar o segundo lugar da tabela de tempos. Neste momento os dez primeiros eram: Hauger, Verschoor, Bearman, Maine, Fittipaldi, Pourchaire, Leclerc, Vesti, Martins e Iwasa.

Cordel deixou detritos na pista, depois que uma peça se soltou do seu carro e o piloto conseguiu passar por cima do pedaço, enquanto todos os outros competidores estavam desviando.

Após uma breve passagem pelos boxes para substituir os pneus, os pilotos retornavam ao traçado para mais uma sequência de volta rápidas. Restavam cerca de nove minutos para o final da sessão e todos torciam para não ter uma nova bandeira vermelha.

Os pilotos se aglomeravam pelo traçado, ainda buscando a possibilidade de conseguir o vácuo do carro de um adversário. Com isso o trânsito se formava pelo traçado e os pilotos se atrapalhavam.

Hadjar que não tinha tempo, saltou para a décima posição, mas rapidamente os tempos foram evoluindo. Vesti cravou 1m53s271, depois de conseguir o vácuo do carro de Enzo Fittipaldi. Hauger foi empurrado para a terceira posição. Bearman tocou o muro de contenção quando a traseira do carro deslizou além do esperado.

Com o cronômetro zerado, a liderança foi alternando. Bearman cravou a pole ao anotar 1m52s652.

Fittipaldi se estabeleceu na segunda posição ao anotar 1m52664, seguido por Pouchaire (1m52s705), que dividirá a segunda fila com Vesti (1m52s723).

Programação da Fórmula 2 é definida no Azerbaijão – Foto: Ale Ranieri / BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo