A Fórmula 1 por enquanto, manterá a realização dos GPs do Catar e Abu Dhabi, programados para marcar o encerramento da temporada 2025. As provas no Oriente Médio estão bem presentes no calendário da categoria.
Uma parte dos eventos acontece na fase inicial da temporada, enquanto os GPs do Catar (por conta do calor) e Abu Dhabi (pelos acordos) são o palco do encerramento do campeonato. As provas deste ano estão programadas para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Recentemente, por conta dos confrontos que estão acontecendo, o Irã respondeu ao ataque dos EUA, disparando mísseis contra uma base área americana no Catar, sendo uma resposta ao apoio deles a Israel.
Quando a Rússia iniciou os seus ataques à Ucrânia, rapidamente foram instauradas sanções, o que levou ao cancelamento do GP da Rússia. Mas o mesmo não se repetiu neste confronto. A Fórmula 1 também não cancelou o GP de Jeddah de 2022, quando a refinaria da Aramco foi atacada por mísseis, estando há 10 km do circuito.
Por enquanto, a categoria não está pensando em cancelamentos, afirmou o presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali.
“Falar algo sobre isso é muito difícil. Até agora, não temos esse tipo de sinal, então realmente esperamos que não. Então, nem quero pensar nisso, principalmente pelo panorama geral e não pela corrida em si… e, claro, caso isso aconteça, temos um plano. Mas esperemos que isso nem seja imaginável.”
O calendário da Fórmula 1 mais uma vez será encerrado dentro de uma rodada tripla, iniciando em Las Vegas em 22 de novembro.
“A Europa é grande, as temperaturas são bem amenas em certas áreas”, disse Domenicali, que concordou que um circuito poderia sediar as duas corridas. “Definitivamente não podemos ir em lugares onde haverá neve. Mas, como eu disse, nem estou pensando nisso. Não estamos nem um pouco preocupados que isso possa afetar o campeonato.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.