A sexta-feira (04) de treinos livres na Inglaterra, marcou a realização de um dia completo de avaliação das equipes. O TL2 também foi marcado pelo tempo firme, onde os pilotos conseguiram realizar a simulação de corrida. O “duelo” entre a McLaren e a Ferrari foi intensificado nessa atividade, Lando Norris encaixou a marca de 1m25s816, superando Charles Leclerc por 0s222.
Desde o início da sexta-feira, a Ferrari tem roubado a atenção. Embora o time não conte com atualizações em Silverstone, as mudanças promovidas na Áustria, revelam que o SF-25 evoluiu. Lewis Hamilton também figurou entre os primeiros colocados, demonstrando que está confortável no GP de casa, em um traçado que ele conhece tão bem. O heptacampeão mundial ficou separado por 0s301 do líder.
Oscar Piastri foi o quarto colocado, após participar da luta pela liderança da sessão, o australiano cravou 1m26s286 no momento que tentou uma volta rápida com os pneus macios.
Max Verstappen ficou com a quinta posição com a Red Bull, enquanto Yuki Tsunoda ficou apenas em décimo quinto, em mais uma atividade crítica para a Red Bull.
Andrea Kimi Antonelli representou a Mercedes em sexto, enquanto Lance Stroll foi o sétimo colocado com o carro da Aston Martin, aproveitando os pneus macios, para avançar na tabela de tempos. George Russell ficou com a oitava colocação, acompanhado por Isack Hadjar e Liam Lawson, que foram nono e décimo, respectivamente, com a Racing Bulls.
A sessão deu uma base para as equipes de como proceder se a chuva atingir a pista no domingo, pois eles podem precisar dos pneus médios e macios, para instalar em um momento que o traçado estiver secando, garantindo assim mais aderência em um cenário como esse.
A Fórmula 1 retorna neste sábado às 07h30 (pelo horário de Brasília) para a finalização da coleta de dados no último treino livre do fim de semana.
Saiba como foi o TL2 do GP da Inglaterra
Retornaram aos seus respectivos carros, Nico Hülkenberg e Yuki Tsunoda, após o empréstimo realizado para Paul Aron e Arvid Lindblad. Os pilotos novatos foram usados pelas equipes para cumprir o regulamento da temporada 2025.
Em pista, a temperatura estava na casa dos 41 °C, com 24 °C no ambiente. Com o traçado liberado, rapidamente os pilotos iniciaram a coleta de dados, trabalhando outra vez com os pneus médios (macios do ano passado) para compreender a operação deles. Apenas a dupla da Haas avaliava os pneus duros, neste início de sessão.
Rapidamente os tempos da segunda sessão, já se aproximavam do trabalho pela manhã, com isso, Lewis Hamilton assumiu a liderança com a marca de 1m27s280, superando Verstappen em 0s059.
Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Piastri, Hamilton, Verstappen, Sainz, Leclerc, Norris, Antonelli, Lawson e Albon Russell.
Com quase 20 minutos de sessão concluída, os pilotos se direcionaram aos boxes, para preparar o equipamento, antes de uma nova saída. A dupla da Ferrari tinha roubado a ponta, com Hamilton cravando 1m26s592, separado por 0s295 de Leclerc.
Restando 36 minutos para o final, Russel calçou os pneus macios, para encaixar em sua tentativa de volta rápida na casa de 1m26s523, mas Antonelli superou o companheiro de equipe por 0s140.
As rajadas de vento mais uma vez afetaram o desempenho dos competidores, contribuindo para prejudicar alguns tempos. Os pilotos também precisavam ficar atentos para evitar rodadas ou travar os pneus ao perder o controle do equipamento.
A Ferrari tentava marcar presença na sessão, com Charles Leclerc saltando para a ponta com o tempo de 1m26s202, quando deixou todos os setores púrpura. A atividade da tarde de sexta-feira dava o tom do evento, com a McLaren fazendo frente à Ferrari, Lando Norris derrotou o monegasco, com a marca de 1m25s816.
Aproveitando todo o seu conhecimento sobre Silverstone, Lewis Hamilton assumiu a segunda posição, com o tempo de 1m26s117. Restando 25 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Hamilton, Piastri, Antonelli, Stroll, Russell, Hadjar, Verstappen e Lawson. A Ferrari tinha programado mais algumas atualizações para Silverstone, mas não conseguiu finalizá-las para o evento, precisando deixar esse pacote para a Bélgica. No entanto, o ajuste no assoalho realizado na Áustria, parecia surtir efeito nesta pista.
Para finalizar a sessão, as equipes foram se revezando principalmente na utilização dos pneus médios e macios, fazendo stints mais longos, em modo de simulação de corrida. Com uma gama um passo mais macia do que a utilizada no ano passado, as equipes tentavam entender a operação dos compostos, mas precisando pensar em uma situação com chuva, onde a pista pode secar e permitir a instalação dos pneus macios.
Pierre Gasly foi o último piloto que testou os pneus macios, mas o francês não progrediu muito, ficando apenas com o décimo oitavo lugar, em mais um fim de semana que a Alpine demonstra que terá problemas.
FP2 CLASSIFICATION
Norris looking strong heading into Saturday #F1 #BritishGP pic.twitter.com/ocR0kAZXsX
— Formula 1 (@F1) July 4, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.