AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris supera dupla da Ferrari e encerra sexta-feira em Silverstone na liderança

A disputa entre McLaren e Ferrari cresceu ao longo do TL2, os times demonstram que o sábado será de um duelo muito apertadoentre seus pilotos

A sexta-feira (04) de treinos livres na Inglaterra, marcou a realização de um dia completo de avaliação das equipes. O TL2 também foi marcado pelo tempo firme, onde os pilotos conseguiram realizar a simulação de corrida. O “duelo” entre a McLaren e a Ferrari foi intensificado nessa atividade, Lando Norris encaixou a marca de 1m25s816, superando Charles Leclerc por 0s222.

Desde o início da sexta-feira, a Ferrari tem roubado a atenção. Embora o time não conte com atualizações em Silverstone, as mudanças promovidas na Áustria, revelam que o SF-25 evoluiu. Lewis Hamilton também figurou entre os primeiros colocados, demonstrando que está confortável no GP de casa, em um traçado que ele conhece tão bem. O heptacampeão mundial ficou separado por 0s301 do líder.

Oscar Piastri foi o quarto colocado, após participar da luta pela liderança da sessão, o australiano cravou 1m26s286 no momento que tentou uma volta rápida com os pneus macios.

Max Verstappen ficou com a quinta posição com a Red Bull, enquanto Yuki Tsunoda ficou apenas em décimo quinto, em mais uma atividade crítica para a Red Bull.

Andrea Kimi Antonelli representou a Mercedes em sexto, enquanto Lance Stroll foi o sétimo colocado com o carro da Aston Martin, aproveitando os pneus macios, para avançar na tabela de tempos. George Russell ficou com a oitava colocação, acompanhado por Isack Hadjar e Liam Lawson, que foram nono e décimo, respectivamente, com a Racing Bulls.

A sessão deu uma base para as equipes de como proceder se a chuva atingir a pista no domingo, pois eles podem precisar dos pneus médios e macios, para instalar em um momento que o traçado estiver secando, garantindo assim mais aderência em um cenário como esse.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 07h30 (pelo horário de Brasília) para a finalização da coleta de dados no último treino livre do fim de semana.

Saiba como foi o TL2 do GP da Inglaterra

Retornaram aos seus respectivos carros, Nico Hülkenberg e Yuki Tsunoda, após o empréstimo realizado para Paul Aron e Arvid Lindblad. Os pilotos novatos foram usados pelas equipes para cumprir o regulamento da temporada 2025.

Em pista, a temperatura estava na casa dos 41 °C, com 24 °C no ambiente. Com o traçado liberado, rapidamente os pilotos iniciaram a coleta de dados, trabalhando outra vez com os pneus médios (macios do ano passado) para compreender a operação deles. Apenas a dupla da Haas avaliava os pneus duros, neste início de sessão.

Rapidamente os tempos da segunda sessão, já se aproximavam do trabalho pela manhã, com isso, Lewis Hamilton assumiu a liderança com a marca de 1m27s280, superando Verstappen em 0s059.

Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Piastri, Hamilton, Verstappen, Sainz, Leclerc, Norris, Antonelli, Lawson e Albon Russell.

Com quase 20 minutos de sessão concluída, os pilotos se direcionaram aos boxes, para preparar o equipamento, antes de uma nova saída. A dupla da Ferrari tinha roubado a ponta, com Hamilton cravando 1m26s592, separado por 0s295 de Leclerc.

Restando 36 minutos para o final, Russel calçou os pneus macios, para encaixar em sua tentativa de volta rápida na casa de 1m26s523, mas Antonelli superou o companheiro de equipe por 0s140.

As rajadas de vento mais uma vez afetaram o desempenho dos competidores, contribuindo para prejudicar alguns tempos. Os pilotos também precisavam ficar atentos para evitar rodadas ou travar os pneus ao perder o controle do equipamento.

A Ferrari tentava marcar presença na sessão, com Charles Leclerc saltando para a ponta com o tempo de 1m26s202, quando deixou todos os setores púrpura. A atividade da tarde de sexta-feira dava o tom do evento, com a McLaren fazendo frente à Ferrari, Lando Norris derrotou o monegasco, com a marca de 1m25s816.

Aproveitando todo o seu conhecimento sobre Silverstone, Lewis Hamilton assumiu a segunda posição, com o tempo de 1m26s117. Restando 25 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Hamilton, Piastri, Antonelli, Stroll, Russell, Hadjar, Verstappen e Lawson. A Ferrari tinha programado mais algumas atualizações para Silverstone, mas não conseguiu finalizá-las para o evento, precisando deixar esse pacote para a Bélgica. No entanto, o ajuste no assoalho realizado na Áustria, parecia surtir efeito nesta pista.

Para finalizar a sessão, as equipes foram se revezando principalmente na utilização dos pneus médios e macios, fazendo stints mais longos, em modo de simulação de corrida. Com uma gama um passo mais macia do que a utilizada no ano passado, as equipes tentavam entender a operação dos compostos, mas precisando pensar em uma situação com chuva, onde a pista pode secar e permitir a instalação dos pneus macios.

Pierre Gasly foi o último piloto que testou os pneus macios, mas o francês não progrediu muito, ficando apenas com o décimo oitavo lugar, em mais um fim de semana que a Alpine demonstra que terá problemas.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo