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Charles Leclerc surpreende Red Bull e conquista terceira pole no Azerbaijão

O monegasco conseguiu superar Max Verstappen para faturar mais uma pole em Baku. Leclerc acompanhou o ritmo dos austríacos, repetindo o feito do TL1

O grid de largada da corrida principal da F1 está definido, nesta sexta-feira (28) os pilotos invadiram o Circuito de Baku para a realização da primeira classificação do fim de semana. A atividade aconteceu pouco depois dos times usarem o TL1 para as suas verificações.

A disputa pela pole foi acirrada, mas Charles Leclerc conquistou a terceira pole no Azerbaijão, o monegasco obteve 1m40s203, para superar Max Verstappen em 0s188. Na primeira busca por tempos do Q3, o monegasco e o holandês empataram na tabela de tempos, anotando 1m40s445. A Ferrari aparenta um desempenho melhor nesta corrida e talvez consiga um bom resultado no domingo, ainda que a Red Bull apresenta um ritmo de corrida melhor que o carro dos italianos.

Sergio Pérez ficou com a terceira posição ao anotar 1m40s495, acompanhado por Carlos Sainz que obteve 1m41s016. O piloto espanhol da Ferrari cometeu vários erros pelo traçado, precisando recorrer as áreas de escape para fugir de uma batida.

Mesmo com os dois carros participando do Q3, Fernando Alonso e Lance Stroll estão enfrentando problemas com o DRS. O espanhol vai começar a corrida no domingo da sexta posição, enquanto o canadense obteve apenas o nono lugar. Lando Norris foi o sétimo colocado com a McLaren, a equipe Papaya realizou mudanças no assoalho do carro e o desempenho no Azerbaijão tem sido positivo.

Yuki Tsunoda completou a atividade em oitavo lugar, enquanto Oscar Piastri foi o décimo com o segundo carro da McLaren.

O Q1 foi marcado por dois períodos de bandeira vermelha, um provocado pela batida de Nyck De Vries e a segunda por uma batida de Pierre Gasly. A Alpine vai precisar pela segunda vez nesta sexta-feira recuperar o carro do piloto francês.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 5h30 (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada da Sprint.

Saiba como foi a Classificação para a Corrida Principal no Azerbaijão 

Após o único treino livre do fim de semana, a Fórmula 1 partiu para a sessão classificatória. A sessão de testes foi bem agitada, pois as equipes precisavam de dados para as corridas e as duas classificações. Além disso, vários times levaram novas peças para Baku e também precisavam analisar as suas mudanças.

No TL1, Red Bull e Ferrari ficaram emboladas, com Max Verstappen terminando a atividade na liderança.

LEIA MAIS: F1 aprova mudança em fim de semana com Sprint. Prova rápida não definirá mais o grid da Corrida Principal 

O fim de semana com Sprint sofreu uma alteração, o TL2 do sábado foi substituído por uma nova classificação, dessa forma a corrida Sprint não definirá mais o grid de largada do domingo. O sábado será dedicado exclusivamente as atividades da Sprint.

Os pneus disponíveis para o fim de semana são: 

Pneus escolhidos pela Pirelli para o GP do Azerbaijão – Foto: Ale Ranieri / BP

Q1

Quando a pista foi liberada para a atividade, a temperatura no traçado era de 39°C, com 20°C no ambiente. O traçado estava envolto por sombras, mudando a sensação de aderência dos pilotos em alguns trechos.

Após lidar com problemas do DRS no TL1, Alonso precisava fazer uma verificação para atestar o funcionamento das peças.

Com o traçado liberado, rapidamente os competidores invadiram a pista, o uso dos pneus macios era predominante. Os primeiros tempos começaram a surgir na pista na casa de 1m43s. Hamilton anotou 1m43s676, mas rapidamente foi superado por Albon que obteve 1m43s615 e por Bottas que cravou 1m43s464.

Antes de abrir uma volta rápida, Sainz retornou aos boxes. Foi neste momento que Leclerc estabeleceu 1m42s105, mas foi superado por Verstappen que anotou 1m41s887. Zhou Guanyu cometeu um erro, rodou e extravasou os limites de pista ao usar a área de escape.  A atividade seguiu e Sainz retornou ao traçado.

Restando dez minutos para o encerramento da atividade, a bandeira vermelha foi acionada paralisando a atividade. Nyck De Vries bateu no muro de contenção da curva 2, depois que não conseguiu virar o carro para completar o traçado. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Alonso, Norris, Hamilton, Hülkenberg, Piastri, Magnussen e Bottas. A Haas tinha resolvido os problemas que foram encontrados no carro de Magnussen durante o TL1.

https://twitter.com/F1/status/1651936911517184000

Na zona de eliminação estavam: Ocon, Tsunoda, Gasly, De Vries e Sainz. Os dois últimos pilotos não tinham tempo aferido. O ponto da batida de De Vries na pista, gerou a necessidade de acertar as barreiras antes da sessão ser reestabelecida.

Quando a normalidade foi reestabelecida no traçado Alguns pilotos estavam com um jogo novo de pneus macios instalado. A Alpine trabalhou para Gasly retornar ao traçado depois que o seu carro pegou fogo no TL1 e o time vai precisar trabalhar mais uma vez para recuperar o equipamento depois dessa batida do piloto francês.

Outra bandeira vermelha foi acionada quando os pilotos trabalhavam para o aquecimento dos compostos. Sainz cometeu mais um erro no traçado e rodou na área de escape. Os pilotos da Ferrari estavam lidando com vários erros desde o TL1.

https://twitter.com/F1/status/1651943438223376384

Novamente os pilotos não perderam tempo para alinhar no pit-lane e buscar uma volta rápida, buscando uma vaga para avançar ao Q2. Sainz tinha um desafio pela frente, pois permanecia no final da tabela. Verstappen liderou a saída dos boxes.

Max Verstappen melhorou o seu tempo ao anotar 1m41s398, seguido por Pérez que obteve 1m41s756. Leclerc era o terceiro colocado, separado por 0s440 do líder. Sainz obteve a décima posição após a sua primeira volta rápida, com 1m42s614. Ocon solicitou uma verificação da Alpine depois que tocou no muro de contenção.

Com o cronômetro zerado Sargeant se livrou da eliminação quando ocupou a sétima posição anotando 1m42s242, para se juntar à Albon. Russell obteve o quinto lugar 1m42s073. Para ficar entre os dez, Sainz obteve a nona posição. Alonso saltou para a terceira posição com 1m41s720, enquanto Leclerc obteve 1m41s269.

Eliminados

16) Zhou Guanyu – 1m42s642
17) Nico Hülkenberg – 1m42s755
18) Kevin Magnussen – 1m43s417
19) Pierre Gasly – 1m44s853 – bateu
20) Nyck De Vries – 1m55s282 – bateu

https://twitter.com/F1/status/1651947296823693312

Q2

Nesta atividade os pilotos disputavam às dez primeiras posições. A temperatura da pista tinha despencado oito graus, tornando o aquecimento dos pneus mais complicado. Alonso rapidamente estava na ponta com 1m41s400. A dupla da Red Bull andava forte no traçado, Sergio Pérez saltou para a ponta com 1m41s131, separado de Verstappen por 0s062.

Restando seis minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Leclerc, Alonso, Sainz, Stroll, Russell, Tsunoda, Ocon e Hamilton. Norris era o único piloto que estava sem tempo, mas o piloto da McLaren estava no traçado buscando uma marca na tabela de tempos.

O duelo estava bem acirrado para escapar da zona de eliminação. Sainz cometeu mais um erro, mas desta vez na curva 3 e para se livrar de uma batida, usou a área de escape.

Com o cronômetro zerado, Verstappen assumiu a liderança da atividade para estabelecer 1m40s822. Russell da Mercedes, além dos competidores da Williams foram eliminados.

Eliminados

11) George Russell – 1m41s654
12) Esteban Ocon – 1m41s798
13) Alexander Albon – 1m41s818
14) Valtteri Bottas – 1m42s259
15) Logan Sargeant – 1m42s395

https://twitter.com/F1/status/1651953174234775552

Q3

Sem tempo para perder, assim que os boxes foram liberados, os competidores avançaram pelo traçado usando os pneus macios para buscar a melhor posição para a largada. Os dois pilotos da Red Bull, Ferrari, Aston Martin e McLaren conseguiram participar do Q3.

Verstappen abriu a tabela de tempos ao estabelecer 1m40s445 e Leclerc obteve o mesmo tempo do piloto da Red Bull. Pérez estava separado por 0s118 dos líderes. Sainz ocupava a quarta posição com 1m41s016.

https://twitter.com/F1/status/1651955190784770053

Assim que todos completaram uma volta rápida no traçado, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Hamilton, Norris, Stroll, Tsunoda, Alonso e Piastri. O DRS da Aston Martin continuava com problemas, atrapalhando os competidores.

Depois de uma breve passagem pelos boxes, os pilotos se prepararam para buscar mais uma volta rápida no traçado. Charles Leclerc cravou a sua terceira pole no Azerbaijão, depois de anotar 1m40s203, superando Verstappen por 0s188. Pérez ficou com a terceira posição e dividirá a segunda fila com Sainz.

A previsão do TL1 se confirmou, Ferrari e Red Bull ficaram emboladas nas primeiras posições.

https://twitter.com/F1/status/1651957681320542211

https://twitter.com/F1/status/1651962533421432837

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Essa corrida deve (ou não) nos dar um dar um indicativo do novo panorama das mudanças com o treino livre único.
    Fiquei com muita dó do Gasly treino livre e qualificação.

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