A Stock Car preparou algumas novidades para 2024, a principal categoria do automobilismo brasileiro contará com um novo formato para realizar as suas corridas em 2024.
Na sexta-feira os pilotos ainda vão realizar os treinos livres para a preparação dos carros e reconhecimento do traçado.
Sábado: será realizada a classificação e uma prova sprint de 30 minutos.
A classificação acontecerá desta forma: durante o Q1 serão formados dois grupos com 16 carros, de cada um desses grupos avançam os 10 melhores para a segunda fase. No Q2 os competidores vão se enfrentar para ficar entre os oito primeiros colocados. O Q3 será composto por uma batalha dos oito melhores para encerrar a formação do grid.
Esse grid será usado para a corrida principal disputada no domingo. O grid da prova Sprint do sábado será formado pela inversão dos 12 primeiros colocados.
Detalhes da prova Sprint: a prova será executada em 30 minutos. Contará com uma janela de pit-stop mais longa para oferecer mais segurança. Será obrigatória a troca dos quatro pneus, mas sem a necessidade da realização do reabastecimento.
Domingo
O domingo assim como na Fórmula 1 será dedicado exclusivamente a corrida principal. Diferente do que acontecia nos últimos anos quando a Stock disputava duas provas no domingo, agora a categoria aposta em uma prova de apenas 50 minutos.
Nesta corrida será necessário a troca dos 4 pneus. Assim como na Sprint a janela de pit-stop será maior. A categoria aposta novamente em uma prova sem a obrigatoriedade de realizar o reabastecimento.
A ideia da divisão das corridas é justamente para dar a possibilidade que os pilotos consigam participar da etapa completa. Com duas corridas acontecendo na sequência como era no domingo, aquele piloto que enfrentava um problema com o equipamento logo na primeira prova, muitas vezes ficava de fora da segunda corrida do dia. Era um risco até mesmo para os mecânicos que precisavam ter contato com um carro muito quente e realizar os reparos.
Pensando na segurança e na possibilidade de uma dinâmica melhor, a Stock então trouxe essas novidades para o próximo campeonato.
A categoria também implementou uma mudança para o uso do botão de ultrapassagem. Agora os pilotos terão mais acionamentos, mas com menos tempo de operação. Os rookies da temporada contarão com o bônus de 10% a mais do push-to-pass.
A temporada 2024 da Stock Car contará com 12 etapas, a primeira corrida será disputada no dia 3 de março em Goiânia.