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Russell lidera TL1 em Abu Dhabi, seguido por Drugovich. Atividade é marcada pela presença dos jovens pilotos

Ao final da atividade Drugovich imprimiu um ritmo forte para se estabelecer na segunda posição, ficando separado por 0s288 do tempo obtivo por Russell

Nesta sexta-feira (24) a Fórmula 1 abriu as atividades em Abu Dhabi com a realização do TL1. A sessão foi utilizada principalmente para que os jovens pilotos fossem avaliados pelas equipes. Nove times cederam os seus equipamentos para dez competidores participarem da atividade, apenas a Red Bull não usou os dois pilotos titulares.

George Russell liderou a sessão durante todos os 60 minutos, o piloto da Mercedes anotou 1m26s072. Essa foi uma atividade que os competidores mostraram pouco do seu potencial e se focaram principalmente na simulação de corrida e verificação dos compostos médios e macios que estão disponíveis para o fim de semana.

Ao final da sessão, os times até permitiram que os competidores utilizassem os pneus macios, sendo uma oportunidade para que os novatos rodassem um pouco mais rápido pelo traçado. Entre os estreantes, Felipe Drugovich era o mais bem posicionado, anotando 1m26s360, separado por 0s288 do líder da sessão.

Daniel Ricciardo ficou com o terceiro lugar, representando a AlphaTauri. Valtteri Bottas ficou com a quarta posição, seguido por Lance Stroll da Aston Martin. Entre o comparativo interno do time britânico, Stroll passou parte da atividade à frente de Drugovich, até que o brasileiro pode ficar com a segunda posição ao utilizar os compostos macios.

Oscar Piastri foi o sexto colocado, acompanhado por Carlos Sainz da Ferrari. Robert Shwartzman ficou próximo do espanhol titular do time italiano. Pierre Gasly concluiu a sessão na nona posição, enquanto Yuki Tsunoda fechou a tabela de tempos na décima posição.

Entre os estreantes, apenas Drugovich e Shwartzman – que são pilotos reservas da Aston Martin e Ferrari, respectivamente, ficaram entre os dez primeiros colocados.

A Fórmula 1 às 10h (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2, desta fez com os 20 pilotos que fazem parte do grid regular da categoria.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 em Abu Dhabi

Durante o TL1, nove das dez equipes do grid cederam os seus carros para que os jovens pilotos realizassem a sessão, com o objetivo de cumprir o regulamento de 2023. A Red Bull por sua vez, utilizou dois jovens pilotos em seu carro Jake Dennis, campeão da 9ª temporada da Fórmula E e Isack Hadjar da Fórmula 2, utilizavam o equipamento de Max Verstappen e Sergio Pérez.

A AlphaTauri foi a única equipe que não emprestou o seu carro para nenhum competidor, pois Isack Hadjar realizou a sessão pela equipe italiana no México. A participação de Nyck De Vries no TL1 do GP do Bahrein, valeu para que a equipe cumprisse o regulamento.

Entre os titulares, estavam no circuito: Lance Stroll, Logan Sargeant, Daniel Ricciardo, Oscar Piastri, Valtteri Bottas, Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Carlos Sainz.

Com os boxes liberados para o início da atividade, rapidamente os competidores se encaminharam para a pista. Lance Stroll e Felipe Dugovich foram os primeiros liberados ao traçado, usando os pneus médios instalados em seus carros.

Na pista a temperatura do traçado estava na casa dos 39°C, com 28°C no ambiente. Apenas Robert Shawrtzman tinha os aero-rakes instalados em seu carro, assim como Felipe Drugovich e Pato O’Ward que realizavam testes aerodinâmicos para as suas equipes.

Carlos Sainz e Shwartzman eram os únicos competidores usando os pneus macios, enquanto Théo Pourchaire completou apenas uma volta de instalação com os compostos duros.

Os primeiros tempos começaram a surgir na tabela de tempos, Russell era o líder com a marca de 1m27s673, superando Sainz em 0s768. O’Sullivan era o terceiro colocado com a marca de 1m28s883. A sessão seguiu de forma dinâmica, com os pilotos com mais experiência, pisando mais forte.

Restando 43 minutos para o término da atividade, Russell liderava com a marca de 1m26s313. Os dez minutos eram: Russell, Tsunoda, Sainz, Ricciardo, Sargeant, O’Ward, Gasly, Vesti, O’Sullivan e Dennis.

Os times aproveitavam o traçado para realizar testes aerodinâmicos e Oscar Piastri surgiu no traçado usando o flow-vis em parte da lateral direita. Os pilotos se concentravam também na simulação de corrida, com a duração dos compostos médios.

Aos poucos mais competidores exploravam o uso dos pneus macios, mas a sessão não estava evoluindo em tempo, grande parte do grid rodava na casa de 1m27s.

Com meia hora de atividade, Sargeant quase protagonizou um acidente, quando o piloto mudou de direção na pista, Doohan estava pelo traçado e ficou perto de atingir a traseira do carro da Williams.

Experimentando os pneus macios, Vesti melhorou a sua marca na casa de 1m27s098, para ocupar o quarto lugar na tabela de tempos. Russell conseguiu evoluir para 1m26s081, se mantendo na liderança. Pierre Gasly surgiu na segunda posição, rodando na casa de 1m26s720. Yuki Tsunoda passou a ser o terceiro colocado com a marca de 1m26s827.

Vesti seguiu ganhando mais confiança no traçado e com cinco voltas no pneu macio, superou a marca de Tsunoda para ocupar a quarta posição, com o tempo de 1m26s815. Entre os jovens pilotos, Vesti e O’Ward eram os competidores com melhor performance pelo traçado.

Com dezessete minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Russell, Piastri, Gasly, Tsunoda, Sargeant, Vesti, Bottas, O’Ward, Stroll e Ricciardo.

Dennis que era o décimo nono colocado, saltou para a décima posição com o carro da Red Bull, melhorando a performance depois de instalar os pneus macio. Alguns competidores cometiam erros na última curva do circuito.

Neste final de sessão, as posições começaram a mudar mais rapidamente na tabela. Hadjar ficou próximo de Dennis ao anotar 1m27s244, separados por 0s036. Felipe Drugovich aproveitou os últimos instantes de atividade para cravar 1m26s406 para saltar ao segundo lugar na tabela de tempos, neste momento Stroll era apenas o décimo sétimo colocado, aquecendo o seu jogo de pneus macios.

Com a sessão se aproximando do final, alguns competidores passaram a usar os pneus médios, dando continuidade a simulação de corrida.

Assim que o cronômetro zerou, Hadjar quase acertou a traseira do carro de Stroll, precisando recorrer a área de escape do traçado.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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