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Max Vestappen supera Charles Leclerc e lidera único treino livre no Azerbaijão

A sessão foi marcada por alguns problemas que surgiram nos carros de diversos competidores. Red Bull e Ferrari começaram o fim de semana misturados

A Fórmula 1 chega no Azerbaijão para um fim de semana agitado. A categoria vai enfrentar duas classificações e duas corridas, deixando o fim de semana com Sprint mais agitado. O único treino livre do final de semana foi bem movimentado. Ao final da atividade quando os pilotos realizavam a simulação de classificação com os pneus macios, um duelo entre Ferrari e Red Bull foi travado. Max Verstappen se estabeleceu na ponta ao anotar 1m42s315, separado por 0s037 de Charles Leclerc.

Sergio Pérez que passou uma parte da atividade na ponta, ficou com o terceiro lugar ao anotar 1m42s454. Carlos Sainz obteve o quarto lugar com 1m42s899. Lando Norris com a McLaren completou o top-5, o time Papaya está trabalhando com atualizações para o MCL60, para melhorar o desempenho do equipamento.

Com apenas uma hora de atividade os times tiveram que realizar simulação de corrida e classificação para colocar os carros nos trilhos para as duas classificações – a primeira sendo realizada nessa sexta-feira e a mais importante do fim de semana por definirá o grid de largada do domingo.

O grid está bem variado, justamente por conta dos testes e avaliações particulares. Além disso, Baku é um traçado complicado e desafiador. Vários erros foram cometidos  durante a atividade, Charles Leclerc foi o piloto que mais rodou pelo traçado. A pista verde e os pontos que foram recapeados para tornar a pista mais lisa, também contribuíram para os erros, a falta de aderência e trechos mais frios por conta das sombras são um problema para os competidores.

Alguns carros apresentaram problemas, mas a questão mais grave aconteceu com Pierre Gasly, já que o A523 pegou fogo. A Alpine precisará correr para recuperar o carro, tentando colocar o francês na pista para a classificação. Kevin Magnussen também enfrentou problemas com a Haas, enquanto uma outra porção de questões afetaram os competidores.

Nyck De Vries foi um destaque positivo da atividade, terminando a sessão no sexto lugar. Lance Stroll foi o sétimo colocado, acompanhado por Fernando Alonso. O piloto espanhol lidou com problemas no DRS que não estava operando como o esperado. Alexander Albon colocou a Williams em nono, enquanto Zhou Guanyu com a Alfa Romeo foi o décimo. As Mercedes estiveram apagadas, Lewis Hamilton foi apenas o décimo primeiro colocado.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para que a classificação seja realizada.

Saiba como foi o TL1 do GP do Azerbaijão

O fim de semana será bem agitado em Baku, os pilotos se encaminharam para realizar o TL1, precisando se preparar rapidamente para o fim de semana, por conta de duas classificações que vão enfrentar na sequência. Por conta do novo formato da Sprint, os competidores vão definir o grid da corrida principal nesta sexta-feira, enquanto a classificação da Sprint ocorre na manhã do sábado.

Pela necessidade de se preparar rapidamente, assim que os boxes foram liberados, os 20 pilotos seguiram para a pista. A temperatura no asfalto estava na casa dos 45°C, com 20°C no ambiente.

Por falta de emborrachamento e com um trecho que foi recapeado, o traçado estava bem escorregadio e traiçoeiro. O acionamento de bandeiras amarelas acontecia pelo traçado por conta de erros que eram cometidos. Carlos Sainz foi o primeiro piloto a tocar no muro de contenção.

https://twitter.com/F1/status/1651884375972118528

Sergio Pérez assumiu a ponta ao anotar 1m47s491, usando os pneus médios. Os primeiros tempos no traçado começaram a ser aferidos, entanto os competidores trabalhavam principalmente com os pneus médios e duros. Apenas Tsunoda e De Vries verificavam os compostos macios.

Oscar Piastri usava o flow-vis na parte traseira do carro, verificando o funcionamento do carro depois que algumas alterações foram realizadas. Fernando Alonso, Charles Leclerc e Lando Norris apareceram na ponta da tabela de tempos, mas De Vries foi o primeiro piloto que anotou 1m46s432. Com apenas nove minutos de atividade Verstappen estabeleceu 1m45s154, com Pérez obtendo 1m45s321.

Com dez minutos, Yuki Tsunoda tocou o muro de contenção, furando o pneu traseiro direito. O piloto precisou se arrastar até os boxes para a equipe resolver os problemas. A AlphaTauri foi uma das equipes que mais levou atualizações para o GP do Azerbaijão e a batida de Tsunoda era bem ruim, principalmente com apenas um treino livre para coletar dados.

https://twitter.com/F1/status/1651885858205605891

Após quinze minutos de atividade, o carro de Pierre Gasly começou a passar por problemas. Era possível ver um princípio de incêndio no motor. O piloto francês foi mais um competidor que começou a se arrastar pela pista e como não conseguiu retornar para os boxes e precisou encostar o carro, uma bandeira vermelha foi acionada. Na sequência, Kevin Magnussen também ficou parado na pista, na curva 1. Eram dois carros para serem removidos.

https://twitter.com/F1/status/1651888114816745473

Os fiscais demoraram para conseguir apagar o fogo e o time teria muito trabalho para resolver até a classificação dessa sexta-feira. A Alpine identificou que o carro apresentou uma baixa pressão hidráulica repentina. O carro de Ocon passou por verificações antes de retornar ao traçado.

Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Sainz, Ocon, Alonso, Bottas, Norris, Gasly e De Vries. Lewis Hamilton era o único piloto sem tempo aferido na pista, pois tinha reclamado do pedal de freio e precisou retornar aos boxes para passar por uma verificação.

A pista demorou para ser liberada, mas os competidores tinham pela frente ainda meia hora de atividade para concluir as suas verificações. Novamente os pilotos davam atenção aos pneus médios e duros. De Vries retornou ao traçado usando um composto de pneus médios.

Para esse fim de semana a Pirelli escolheu os pneus mais macios da gama, estão disponíveis os compostos C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio).

Verstappen permanecia na liderança com 1m43s834, separado por 0s282 de Pérez. De Vries que ocupava a décima terceira posição saltou para o quarto lugar ao registrar 1m44s866. Algumas marcas estavam evoluindo, mas por conta de vários competidores na pista, também era possível ver os pilotos se atrapalhando por conta do tráfego intenso. Leclerc também entrou para a lista de competidores que cometeu um erro no TL1.

Restando 20 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Leclerc, Stroll, De Vries, Alonso, Russell, Albon e Norris. Na sequência Stroll melhorou a sua marca para se posicionar entre os pilotos da Red Bull, o canadense anotou 1m44s053. Lance poderia até ter assumido a liderança, mas cometeu um erro no terceiro setor. Alonso se mantinha na sétima posição, mas com a marca de 1m44s592. O DRS do carro do espanhol apresentava problemas na abertura, desta forma a equipe pediu para Alonso retornar aos boxes.

Entrando nos últimos quinze minutos de atividade, os pilotos começaram a instalar os pneus macios para fazer algumas voltas em simulação de classificação, depois de fazer as suas avaliações voltas para a corrida.

Por conta das voltas rápidas, Pérez saltou para a ponta anotando 1m42s651. Verstappen melhorou a sua marca para 1m43s042. Albon era uma surpresa na terceira posição anotando 1m43s628. O carro de Sargeant por outro lado apresentava problemas, por conta da asa dianteira que estava completamente rebaixada.

Apesar dos erros, Leclerc era o segundo colocado com 1m42s744, separado por 0s093 de Pérez. Com o ritmo de classificação as alterações de posição ficaram intensas. Tsunoda tinha retornado para a pista e era o décimo colocado aferindo 1m44s137, enquanto Pérez estabeleceu 1m42s600.

O grid seguia bem variado e com os problemas que surgiram, era esperado que a classificação fosse bem agitada.

Nos últimos segundos Leclerc superou Pérez em 0s248, anotando 1m42s352. Porém, no último respiro, Vestappen retornou à ponta anotando 1m42s315, Leclerc foi empurrado para a segunda posição, enquanto Pérez era o terceiro colocado e Sainz assumiu a quarta posição.

Para encerrar a atividade, os pilotos tiveram a oportunidade de realizar as simulações de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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