Nesta sexta-feira (22) a McLaren confirmou que Zak Brown estendeu o seu contrato com a equipe, estabelecendo um novo acordo que garante a sua permanência até 2030 atuando como CEO do time.
Brown ingressou na McLaren como diretor-executivo do McLaren Technology Group em 2016, assumindo o cargo de CEO apenas em 2018. Desde o momento que assumiu o cargo, Brown passou a supervisionar as operações de todas as equipes de corrida que o time conta em sua grade de competições.
Sua função também está relacionada em conduzir o marketing do time, além do desenvolvimento da área comercial da McLaren. Nos últimos anos, Zak Brown tem contribuído para tornar a equipe mais atrativo e obter mais patrocinadores.
“Estou emocionado por continuar liderando a McLaren Racing, e por fazer parte de uma equipe de corrida tão histórica. É um privilégio trabalhar ao lado de homens e mulheres talentosos nas diferentes categorias de corrida da McLaren”, comentou Brown após o anúncio do time.
Na Fórmula 1, Andrea Stella é o responsável por comandar o time, enquanto Zak Brown conta com os serviços de Ian James na Fórmula E e Extreme E. Gavin Ward é o chefe de equipe da Indy Car, gerenciando três pilotos na categoria.
Em suas redes sociais, Brown confirmou a sua permanência, falando diretamente com os fãs da McLaren.
“Fãs da McLaren, estou emocionado e honrado em anunciar que continuarei liderando a McLaren Racing como CEO até 2030. E em última análise, como CEO e como fã da McLaren, quero o que vocês querem: vencer. Vamos continuar nos esforçando”.
McLaren fans, I’m thrilled and honoured to announce that I will continue to lead McLaren Racing as CEO until 2030.
It’s a privilege to work alongside the talented men and women across McLaren Racing's different race series.
Together, with our people, our fans, and our… pic.twitter.com/DoVTIk3Z1F
— Zak Brown (@ZBrownCEO) March 22, 2024
Sob sua gestão, a equipe britânica conquistou apenas uma vitória na Fórmula 1, com Daniel Ricciardo durante o GP da Itália de 2021. Ele apostou na contratação do australiano, no entanto, a aposta não deu certo e pouco depois Oscar Piastri se juntou ao time para a temporada de 2023.
Juntos, Carlos Sainz, Ricciardo, Lando Norris e Piastri faturaram 17 pódios para o time entre as temporadas de 2019 e 2023.
Atualmente a McLaren é a terceira colocada no Mundial de Construtores, os Papayas contam com 28 pontos conquistados após duas rodadas do campeonato.