A equipe Alpine segue reestruturando sua liderança em meio a uma temporada desafiadora na Fórmula 1. Nesta quinta-feira (04), a equipe francesa anunciou a contratação de Steve Nielsen como novo Diretor Administrativo, função na qual será responsável pela administração diária da equipe e se reportará diretamente ao consultor executivo Flavio Briatore.
A chegada de Nielsen ocorre após a saída de Oliver Oakes do cargo de chefe de equipe, após uma mudança repentina. O britânico, que possui uma longa trajetória na Fórmula 1, assumirá o cargo apenas em 1° de setembro.
Briatore recorreu ao ex-colega de Benetton e da Renault, para o cargo. Com passagens por equipes como Tyrrell, Honda, Toro Rosso e Arrows, além de experiências recentes tanto na FIA quanto na F1, Nielsen retorna a um ambiente familiar: esteve em Enstone durante os tempos de Benetton, Renault e Lotus, tendo inclusive atuado como Diretor Esportivo nos anos vitoriosos de 2005 e 2006, quando a equipe conquistou os títulos mundiais com Fernando Alonso.
O britânico também ocupou um cargo sênior na Williams antes de ingressar na FIA em agosto de 2017 como diretor esportivo, enquanto deixou a organização no final de 2023.
Além de Nielsen, a Alpine também oficializou recentemente a chegada de Kris Midgley, que assume como chefe de desenvolvimento aerodinâmico. Midgley retorna a Enstone após passagens anteriores entre 2007 e 2013 e, mais recentemente, integrou a Ferrari como Aerodinamicista Principal. Ele se reportará ao Diretor Técnico Executivo, David Sanchez, outra peça-chave no processo de reformulação.
Guy Martin, por sua vez, será o diretor global de marketing, depois de trabalhar na Racing Bulls, desempenhando o papel fundamental na condução da estratégia de patrocínio e parcerias da marca. Nessa posição no mercado, ele tem liderando negociações com os detentores de direitos, ativações locais e entrega de opções, bem como a comercialização de propriedades como a Racing Bulls, FIFA, Jogos Olímpicos, Disney e Copa Africana de Nações, além do Campeonato de Fórmula E da FIA.
Em sua função anterior, Guy também introduziu novos setores de entretenimento no negócio, como música e jogos, para gerar maior engajamento de fãs e clientes e capturar novos públicos.
Atualmente na última posição do Campeonato de Construtores, com apenas 11 pontos, a Alpine busca uma recuperação no médio prazo. A equipe aposta nessas mudanças estratégicas — e também na futura parceria com os motores Mercedes a partir de 2026 — para reposicionar-se competitivamente no grid da Fórmula 1.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.