AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Alpine anuncia Steve Nielsen como novo diretor administrativo e reforça estrutura técnica

Movimentações reforçam a tentativa da equipe francesa de recuperar competitividade após uma primeira metade de temporada difícil e a saída recente de Oakes

A equipe Alpine segue reestruturando sua liderança em meio a uma temporada desafiadora na Fórmula 1. Nesta quinta-feira (04), a equipe francesa anunciou a contratação de Steve Nielsen como novo Diretor Administrativo, função na qual será responsável pela administração diária da equipe e se reportará diretamente ao consultor executivo Flavio Briatore.

A chegada de Nielsen ocorre após a saída de Oliver Oakes do cargo de chefe de equipe, após uma mudança repentina. O britânico, que possui uma longa trajetória na Fórmula 1, assumirá o cargo apenas em 1° de setembro.

Briatore recorreu ao ex-colega de Benetton e da Renault, para o cargo. Com passagens por equipes como Tyrrell, Honda, Toro Rosso e Arrows, além de experiências recentes tanto na FIA quanto na F1, Nielsen retorna a um ambiente familiar: esteve em Enstone durante os tempos de Benetton, Renault e Lotus, tendo inclusive atuado como Diretor Esportivo nos anos vitoriosos de 2005 e 2006, quando a equipe conquistou os títulos mundiais com Fernando Alonso.

O britânico também ocupou um cargo sênior na Williams antes de ingressar na FIA em agosto de 2017 como diretor esportivo, enquanto deixou a organização no final de 2023.

Além de Nielsen, a Alpine também oficializou recentemente a chegada de Kris Midgley, que assume como chefe de desenvolvimento aerodinâmico. Midgley retorna a Enstone após passagens anteriores entre 2007 e 2013 e, mais recentemente, integrou a Ferrari como Aerodinamicista Principal. Ele se reportará ao Diretor Técnico Executivo, David Sanchez, outra peça-chave no processo de reformulação.

Guy Martin, por sua vez, será o diretor global de marketing, depois de trabalhar na Racing Bulls, desempenhando o papel fundamental na condução da estratégia de patrocínio e parcerias da marca. Nessa posição no mercado, ele tem liderando negociações com os detentores de direitos, ativações locais e entrega de opções, bem como a comercialização de propriedades como a Racing Bulls, FIFA, Jogos Olímpicos, Disney e Copa Africana de Nações, além do Campeonato de Fórmula E da FIA.

Em sua função anterior, Guy também introduziu novos setores de entretenimento no negócio, como música e jogos, para gerar maior engajamento de fãs e clientes e capturar novos públicos.

Atualmente na última posição do Campeonato de Construtores, com apenas 11 pontos, a Alpine busca uma recuperação no médio prazo. A equipe aposta nessas mudanças estratégicas — e também na futura parceria com os motores Mercedes a partir de 2026 — para reposicionar-se competitivamente no grid da Fórmula 1.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo