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e-Prix de São Paulo: pista fica mais fluida após retirada do bump

Para segunda edição do e-Prix de São Paulo, reta oposta não contará com bump que chamou a atenção durante a prova de 2023

A Fórmula E segue para o Brasil, a prova será disputada no dia 16 de março no Sambódromo do Anhembi. Os preparativos para a segunda edição do e-Prix de São Paulo estão a todo vapor.

Com o encerramento do carnaval de São Paulo, o circuito já começou a ser montado neste último domingo. Os blocos de concreto estão sendo posicionados e agora a organização corre contra o tempo para deixar tudo preparado, afinal, em menos de um mês a categoria utilizará o circuito para disputar a 4ª etapa da 10ª temporada.

Na prova disputada em 2023, foi observado um bamp na reta oposta, algo que acabou gerando boas fotos, mas gerou uma adequação para a corrida deste ano. O traçado para a etapa em questão permanecerá o mesmo, a modificação da retirada do bump ocorreu na Avenida Olavo Fontoura.

“O circuito em geral é o mesmo do ano passado. Em tese, melhor, com pequenos ajustes que a FIA permitiu, mas em linhas gerais como circuito é o mesmo. No ano passado a prova foi muito quente, foi um dos dias mais quentes da história. É claro que não temos como prever que este será o mesmo cenário para o ePrix este ano, porém, sabemos que na Fórmula E quanto mais quente, mais energia será gasta pelos pilotos, principalmente em uma pista com as configurações como a nossa, com longas retas”, explicou Guilherme Birello, organizador local do E-Prix de São Paulo.

Circuito do e-Prix de São Paulo para a prova que será disputada em 2024 – Foto: reprodução FIA/Fórmula E

Os competidores ganharão mais um ponto de ultrapassagem ao final da segunda reta, além de terem mais um ponto para guiar em pé embaixo. No entanto, está é uma prova que os competidores e suas equipes também precisam ficar atentos ao gerenciamento de energia, principalmente em um traçado de rua de alta velocidade.

O piloto brasileiro Sergio Sette Câmara, reforçou essa necessidade de saber gerenciar a bateria ao longo de toda a prova para obter um bom desempenho no e-Prix de casa.

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“É uma pista que demanda muito mais energia. Quando a gente vê retas longas, quer dizer um grande percentual da volta é feito com o pé no fundo, ou seja, acelerando o máximo. Isso drena a bateria e é um momento da volta que você não pode fazer nada, você está andando em linha reta, pé no fundo. Cada segundo que eu passo ali naquela reta é um segundo que o meu carro está gastando mais do que outros, por não ser tão equilibrado quanto a maioria dos demais carros do grid em termos de ritmo de corrida e gerenciamento de energia. Então isso beneficia muito os carros equilibrados, principalmente os carros da Porsche e da Jaguar”, explicou Sette Câmara.

Na pista, 22 carros e 11 equipes vão participar da prova, em busca por um bom resultado e na tentativa de vencer no Brasil. Foram disputadas três etapas, o campeonato segue demonstrando que será bem acirrado mais uma vez, até o momento tivemos três vencedores diferentes.

O traçado conta com 2.93 km, composto com três grandes retas e 11 curvas, representando um grande desafio para os competidores. Na reta principal, aquela mesma via que é usada pelas escolas de samba, será realizado um trabalho especial para que os carros possam contar com aderência e não dificulte as batalhas.

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No e-Prix de 2023, a corrida foi repleta de emoção, com 11 trocas de liderança e 114 ultrapassagens. A corrida foi definida nos últimos metros, com o neozelandês Mitch Evans se defendendo dos ataques de Nick Cassidy (na época na Envision) para faturar a vitória. A Jaguar mostrou muita força ao longo de todo o campeonato, mas os erros de Sam Bird não possibilitaram o time a faturar o título da temporada.

Em breve, a Fórmula E deve anunciar a programação completa do E-Prix de São Paulo. Adquira os seus ingressos para participar do evento.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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