AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Yuki Tsunoda substitui Liam Lawson na Red Bull a partir do GP do Japão

Red Bull oficializa a substituição de Liam Lawson. Yuki Tsunoda assumirá o RB21 ao lado de Max Verstappen no GP do Japão

A Red Bull anunciou nesta quinta-feira (27) a troca imediata de Liam Lawson por Yuki Tsunoda a partir do Grade Prêmio do Japão, após um início difícil do neozelandês na temporada 2025 da Fórmula 1. A decisão é mais uma atitude repentina da equipe austríaca em busca por resultado imediato.

Lawson, de 23 anos, foi promovido à Red Bull para substituir Sergio Pérez, formando dupla com Max Verstappen em 2025. No entanto, suas performances no GP da Austrália e da China não corresponderam às expectativas. Em Melbourne, o piloto enfrentou dificuldades, principalmente no domingo, quando a chuva marcou o evento e se envolveu em um acidente. Já em Xangai, cruzou a linha de chegada em 15º, posição que posteriormente foi elevada para 12º devido às desclassificações de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly.

No entanto, as classificações ruins em Melbourne e durante a Sprint na China, colaboraram para a RBR tomar uma decisão repentina, dando uma oportunidade limitada para Lawson na equipe principal.

Diante do desempenho abaixo do esperado, especulações surgiram sobre uma possível substituição antes mesmo da terceira etapa do campeonato. Agora, a Red Bull confirmou que Tsunoda ocupará o lugar de Lawson já no GP do Japão, que será realizado entre os dias 4 e 6 de abril. Com isso, Lawson retornará à Racing Bulls, onde formará dupla com o estreante Isack Hadjar.

Tsunoda, que estreou na Fórmula 1 em 2021 pela AlphaTauri, tem mostrado evolução ao longo das temporadas. Em 2024, destacou-se ao marcar 30 dos 46 pontos da Racing Bulls e chegou a testar pela Red Bull no final da temporada passada em Abu Dhabi, após insistir bastante para ter uma chance no carro do time principal. Apesar disso, a equipe optou por promover Lawson para a vaga de Pérez, alegando que as marcas do neozelandês corresponderam ao que era esperado. Além disso, até pouco tempo, a indicação era que Liam estava mentalmente mais preparado para guiar ao lado de Max Verstappen.

A troca repentina de pilotos na Red Bull não é inédita. Situações semelhantes ocorreram com Daniil Kvyat e Pierre Gasly, rebaixados para a equipe subsidiária após períodos curtos na escuderia principal – três corridas em 2016 e 12 em 2019, respectivamente.

O diretor e CEO da Red Bull, Christian Horner, explicou a mudança: “Foi difícil ver Liam lutar com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomamos coletivamente a decisão de fazer uma troca antecipada. Entramos na temporada de 2025 com duas ambições: manter o Campeonato Mundial de Pilotos e reconquistar o título Mundial de Construtores, e esta é uma decisão puramente esportiva.”

“Reconhecemos que há muito trabalho a ser feito com o RB21 e a experiência de Yuki será altamente benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Nós o recebemos na Equipe e estamos ansiosos para vê-lo ao volante do RB21.

“Temos o dever de cuidar para proteger e desenvolver Liam e, juntos, vemos que, depois de um começo tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que Liam possa ganhar experiência, enquanto continua sua carreira na F1 com a Visa Cash App Racing Bulls, um ambiente e uma equipe que ele conhece muito bem.”

No começo dessa semana a mudança já era abordada, principalmente por conta de uma reunião da alta cúpula da Red Bull, onde a decisão foi tomada.

Essa é vista como uma mudança muito radical por parte da equipe austríaca, mas ela é uma reação a necessidade de conquistar mais pontos e ter um desempenho constante, por conta da performance da McLaren, Mercedes e Ferrari.

Laurent Mekies, chefe de equipe da Racing Bulls, disse: “Estamos incrivelmente orgulhosos de Yuki ganhar sua merecida mudança para a Red Bull Racing! Seu progresso no ano passado, e mais recentemente desde o início de 2025, tem sido nada menos que sensacional.”

“Pessoalmente e coletivamente, foi um imenso privilégio testemunhar esses progressos para todos nós em Faenza e em Milton Keynes. A energia e a positividade de Yuki iluminaram cada canto de nossas fábricas e de nossa garagem e ele sempre será um Touro de Corrida! Desejamos a ele todo o sucesso que ele merece na RBR.”

“Todos aqui na VCARB estão ansiosos para trabalhar duro com Liam para dar a ele o melhor ambiente possível para que ele brilhe em nosso carro e expresse o talento que todos sabemos que ele tem. Ele se encaixou tão bem no ano passado, e mal podemos esperar para nos desafiar e crescer como uma equipe. Com Isack tendo começado tão forte conosco, sabemos que temos uma escalação jovem e forte.”

Agora, Tsunoda terá a oportunidade de correr ao lado de Verstappen, começando justamente em seu GP caseiro, em Suzuka. Já Lawson terá uma nova chance de se provar na Racing Bulls, equipe que já conhece bem.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo