Após um início de temporada difícil na Red Bull, foi definido pelo time austríaco o retorno de Liam Lawson para a Racing Bulls, a partir do GP do Japão. A troca imediata acontece pouco depois do neozelandês não corresponde as expectativas do time principal, com apenas duas provas disputadas.
Yuki Tsunoda assumirá o assento, pois foi promovido à equipe principal, enquanto Lawson reassume a vaga deixada na Racing Bulls ao lado do estreante Isack Hadjar.
Lawson, de 23 anos, foi promovido à Red Bull no início de 2025, mas enfrentou dificuldades para se adaptar ao RB21 nas primeiras corridas da temporada. Seu desempenho na Austrália e na China ficou abaixo das expectativas, o que levou a equipe a reconsiderar sua escalação. Agora, de volta à Racing Bulls, o neozelandês terá uma nova oportunidade para demonstrar suas habilidades e consolidar seu espaço na categoria.
LEIA MAIS: Yuki Tsunoda substitui Liam Lawson na Red Bull a partir do GP do Japão
O competidor, que atuava como piloto reserva da RBR nos últimos anos, substituiu Daniel Ricciardo em 2023, no GP da Holanda, após o piloto fraturar a mão e passar por um período de recuperação. Naquele momento Lawson teve a oportunidade de disputar cinco provas pela equipe subsidiária e chamar a atenção.
No entanto, optaram por manter Ricciardo por mais um tempo, onde o australiano guiou por parte de 2024. Nas últimas seis etapas, a RB fez a troca de Ricciardo por Lawson, a fim de testar e avaliar o competidor para assumir uma vaga na equipe principal.
Naquele momento, acreditava-se que a RBR romperia com Sergio Pérez, por conta do seu desempenho abaixo do esperado, sem uma perspectiva de evolução. De fato, a RBR oficializou a promoção de Lawson, mas na época foi muito criticada, pois Tsunoda tinha progredido em performance e entrega – mas não tinha a mesma oportunidade do time principal.
Laurent Mekies, diretor da Racing Bulls, expressou confiança no retorno do piloto: “Estamos ansiosos para trabalhar duro com Liam e oferecer o melhor ambiente possível para que ele brilhe em nosso carro. Ele se encaixou muito bem no time no ano passado e estamos animados para crescer juntos. Com Isack tendo começado tão bem, sabemos que temos uma escalação jovem e forte.”
We can confirm that @LiamLawson30 will drive for the Team from the #JapaneseGP 👊#F1 #VCARB
— Visa Cash App Racing Bulls F1 Team (@visacashapprb) March 27, 2025
Casos semelhantes já ocorreram no passado, como os de Daniil Kvyat e Pierre Gasly, que também retornaram à equipe secundária após passagens curtas pela Red Bull.
O histórico da equipe contribui para a realização de uma troca, mas muito se questiona se essa decisão é a mais acerta. O potencial de Tsunoda e mesmo de Lawson eram grandes, mas a equipe austríaca não costuma fornecer condições semelhantes aos pilotos que estão do lado dos seus preteridos – no caso agora – Max Verstappen.
O holandês tem a fama de gostar de um carro mais nervoso para guiar, mas que dificulta muito a adaptação de qualquer competidor que corre ao seu lado. Lawson não conseguiu fazer mais com o equipamento, pois não tinha confiança no carro e também não entendeu o seu limite em duas provas.
A mudança para Tsunoda é bem-vinda, por ser uma oportunidade na equipe principal, mas até pouco tempo eles não acreditavam que ele estivesse preparado.
Agora, Lawson volta a uma equipe que já conhece bem e tem uma chance de se desenvolver como aconteceu com Gasly. Seu objetivo será demonstrar consistência e evolução ao longo da temporada, em um cenário onde os assentos para 2026 ainda estão em aberto. O primeiro desafio dessa nova fase será no GP do Japão, em Suzuka, entre os dias 4 e 6 de abril.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.