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Verstappen lidera TL2 na Arábia Saudita com Red Bull, mas Alonso é o segundo colocado

Em Jeddah, Max Verstappen lidera TL2 de forma confortável com Red Bull. Aston Martin exibe mais uma vez boa performance

O TL2 realizado nesta sexta-feira (17) na Arábia Saudita contribuiu para que as equipes preparassem os seus carros para a classificação e corrida que serão realizadas neste fim de semana. A Red Bull e a Aston Martin seguem se destacando. Max Verstappen permaneceu na ponta, repetindo a boa performance do TL1, o piloto anotou 1m29s603 com os pneus macios, o holandês foi seguido de perto por Fernando Alonso que registrou 1m28s811.

Sergio Pérez foi o terceiro colocado com a Red Bull, acompanhado por Estaben Ocon que levou a Alpine para o quarto lugar. O desempenho dos pilotos da equipe austríaca e do time britânico impressionam, pois eles estão repetindo o que foi mostrado no Bahrein, confirmando cada vez mais que essas são as equipes que mais acertaram em 2023.

O grid segue bem variado, pois as equipes estão fazendo algumas avaliações e obtendo dados valiosos para a classificação e corrida.

George Russell assumiu a quinta posição, seguido por Pierre Gasly com o segundo carro da Alpine. Após 15 dias de pausa, acredita-se que as equipes promoveram algumas mudanças em seus carros para aproveitar de uma forma melhor o GP da Arábia Saudita.

Lance Stroll foi o sétimo colocado, acompanhado por Nico Hülkenberg da Haas. Charles Leclerc e Carlos Sainz completaram o Top-10. O que chama a atenção é que Lewis Hamilton foi apenas o décimo primeiro colocado, o inglês concluiu o dia fazendo algumas voltas em simulação de corrida.

Os dois carros da McLaren estiveram abaixo dos dez primeiros colocados. O time promete levar alterações para o carro mais significativas em Baku, por conta do tempo para a produção das peças e o retorno à Europa.

A Fórmula 1 retorna às 10h30 (pelo horário de Brasília) neste sábado para a realização do TL3, atividade que antecede a definição do grid.

Saiba como foi o TL2 na Arábia Saudita 

Em condições de pista semelhantes as que os times vão enfrentar na classificação e corrida, os pilotos retornaram ao traçado de Jeddah para mais algumas verificações. Quando os carros foram liberados a temperatura na pista estava na casa dos 31°C, com 26°C no ambiente.

Max Verstappen liderou o TL1, seguido por Sergio Pérez, quando o traçado estava mais quente. A dupla da Aston Martin esteve logo atrás do time austríaco, enquanto a Ferrari ficou um pouco apagada na tabela de tempos.

Assim como na primeira sessão, os pilotos foram ao traçado usando pneus médios ou duros. Os compostos que os pilotos podem trabalhar nesse fim de semana são: C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio).

No ano passado os pilotos completaram a prova realizando apenas uma parada, grande parte do pelotão apostou na estratégia de uma parada – largando com os pneus médios e trocando para os compostos duros.

Aos poucos os tempos eram aferidos, já na casa de 1m30s, próximo das marcas que foram obtidas com os pneus macios.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Leclerc, Gasly, Stroll, Sainz, Russell, Ocon e Hülkeneberg. O holandês assumiu a ponta ao anotar 1m30s058, seguido por Pérez que anotou 1m30s428, acompanhado por Alonso que anotou 1m30s612. Do primeiro ao décimo segundo colocado, os pilotos estavam com os pneus médios instalados.

Com sete voltas nos pneus médios, Verstappen cravou 1m29s952, evoluindo ainda mais com a sua marca.

Na Williams, a equipe realizava um teste aerodinâmico da asa traseira, o equipamento estava banhado em flow-vis vermelho.

Restando 40 minutos para o término da sessão, a pista ficou um pouco vazia pois os pilotos estavam passando pelos boxes para preparar os carros para uma sequência de voltas rápidas. Instalando os pneus macios, Alonso, Leclerc, Sainz, Sargeant e Bottas usavam os pneus macios.

Alonso que dava uma volta voadora no traçado, extravasou os limites de pista no setor 3 – o espanhol anotou 1m29s985 depois de tirar o pé na parte final da volta. Os pilotos então passaram mais uma vez a negociar os espaços na pista para abrir uma volta rápida no circuito e obter dados para a classificação.

Com quase meia hora de sessão e algumas avaliações usando os pneus macios, Leclerc assumiu a quarta posição anotando 1m30s473, mas foi superado por Hülkenberg que anotou 1m30s181. Gasly também melhorou a sua marca para 1m30s290. Sainz era cada vez mais empurrado para o final do pelotão, mesmo usando os pneus macios o espanhol permanecia na casa de 1m31s dando a entender que estava fazendo uma simulação de corrida.

Max Verstappen voltou para a ponta da tabela de tempos registrando 1m29s603, no quarto giro com o pneu macio. Pérez ocupava a segunda posição, seguido por Alonso, Gasly, Hülkenberg, Leclerc, Ocon, Sainz, Hamilton e Stroll.

Porém, instantes depois foi a vez de Alonso aparecer no segundo lugar, separado por apenas 0s208, enquanto Stroll era o quarto colocado com 1m30s110. Russell que seguia lidando com o tráfego em pista foi apenas o quarto colocado, enquanto Hamilton ocupava a décima primeira posição.

Adentrando aos últimos 20 minutos de sessão, a pista experimentou a calmaria, pois os pilotos passaram mais uma vez pelos boxes para preparar os carros para a simulação de corrida, realizando um stint mais longo para identificar a durabilidade dos compostos.

Max Verstappen garantiu a ponta mais uma vez, anotando 1m29s603, enquanto Alonso se definiu na segunda posição, seguido por Pérez.

Charles Leclerc que já passou por trocas do motor, sentiu um problema no carro ao fazer o testes de largada na saída do pit-lane, mas a equipe informou que estava tudo certo e ele poderia permanecer em pista. Neste momento a Ferrari vive um momento de tensão, realizando trocas para evitar quebras, mas essa é apenas a segunda prova do ano.

O circuito da Arábia Saudita é um traçado bem veloz e com asfalto pouco abrasivo, mas por ser um circuito de rua os pilotos precisam se aproximar dos muros para extrair a melhor volta. Nenhuma bandeira vermelha marcou presença na atividade, mas era possível observar alguns erros cometidos pelos competidores.

Após a bandeirada que marcou o encerramento da atividade, os pilotos que ainda estavam pelo circuito tiveram a oportunidade de fazer o teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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