ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Martins faz volta voadora na Arábia Saudita e define a pole da Fórmula 2

Martins apresentou uma boa performance e estabeleceu a pole com a ART Grand Prix. Théo Pourchaire vai começar a corrida da terceira posição

Servindo como evento suporte para a Fórmula 1, a F2 está dividindo a pista com a categoria principal neste fim de semana. Victor Martins da ART Grand Prix foi o piloto mais rápido e conquistou a pole para a corrida que será disputada no domingo.

A disputa para bater Martins ficou com Oliver Bearman, mas o Piloto da Prema completou a sua volta um pouco distante do primeiro colocado, ficando separado por sete décimos. Théo Pourchaire que sobrou no Bahrein, obteve a terceira posição, sendo seguido por Jake Doohan, quarto colocado com a Virtuosi. O Top-5 ainda contou com Jehan Daruvala da MP Motorsport.

Ayumu Iwasa começará a prova da sexta posição com a Dams, seguido por Frederik Vesti, que guia o segundo carro da Prema. Kush Maini foi o oitavo colocado, acompanhado do vice-líder do campeonato, Ralph Boschung e Jak Crawford.

Para a corrida Sprint que acontece no sábado, Crawford estará na primeira posição por conta da inversão do grid de largada.

A sessão foi encerrada com bandeira vermelha, depois que Arthur Leclerc ficou parado no traçado. O piloto reclamou que não conseguia virar o carro para a esquerda.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 na Arábia Saudita

Oliver Bearman liderou o treino livre da F2, na sessão os pilotos conseguiram verificar os carros e se preparar para a classificação. O tempo aferido pelo piloto da Prema foi na casa de 1m43s501.

Após o treino livre, os pilotos da Fórmula 2 retornaram ao traçado para definir o grid de largada da prova Sprint e da corrida principal.

Com a liberação para o traçado a temperatura na pista estava na casa dos 37°C, com 26°C no ambiente. Mais sombras estavam pelo traçado, colaborando para esfriar a pista.

Depois das voltas de aquecimento dos pneus os pilotos começaram a registrar tempos na casa de 1m43s, mas foi Bearman que entrou na casa de 1m42s917 para ficar com a ponta momentaneamente. Na sequência Maini registrou 1m42s880, enquanto Martin tinha 1m42s766.

Pourchaire era apenas o sétimo colocado com a Art Grand Prix.

A atividade seguiu e os tempos foram evoluindo, Leclerc então apareceu na ponta com 1m42s629, trabalhando assim como os outros competidores de pneus supermacios.

Foi neste momento da sessão que a bandeira vermelha surgiu no traçado, pois Richard Verschoor perdeu a traseira do carro e ficou parado. O piloto da Van Amersfoort não poderá mais retornar para a classificação depois de ter prejudicado o andamento da atividade.

Neste momento da sessão os dez primeiros eram: Leclerc, Martins, Bearman, Maini, Doohan, Daruvala, Vesti, Pourchaire, Fittipaldi e Boschung.

Quando a pista foi liberada, restavam cerca de 18 minutos para o final da atividade. As equipes preparam os carros para uma nova saída e estavam mais uma vez usando os pneus supermacios.

Alguns pilotos como foi o caso de Martins e Pourchaire, entraram no traçado com os pneus supermacios velhos, esperando uma outra oportunidade para instalar os pneus novos e ir para a pista.

Restando cerca de 12 minutos, os competidores foram mais uma vez liberados. O tráfego no traçado era bem intenso, desta forma os competidores foram negociando para encontrar uma brecha no traçado e buscar a volta rápida. Além disso existia aquela tensão, pois uma nova bandeira vermelha atrapalharia a busca por um giro melhor.

Com a classificação se aproximando do final, Vesti cravou 1m42s292, mas o piloto foi surpreendido por Bearman que anotou 1m42s070, enquanto Daruvala obteve 1m42s111.

Martins entrou na casa de 1m41s326 para ficar com a ponta, superando Bearman em 0s700. Pourchaire que dominou a classificação no Bahrein, ocupou apenas o terceiro lugar com 1m42s071.

Com apenas dois minutos para o encerramento da sessão, Leclerc provocou uma bandeira vermelha paralisando a atividade. A direção de prova optou por encerrar a sessão pois restavam apenas dois minutos para o encerramento da atividade.

Martins por sua vez conquistou a pole para a prova da Arábia Saudita, seguido por Bearman e Pourchaire.

Por conta da prova Sprint e a inversão do grid, Crawford começará a prova deste sábado na ponta, seguido por Boschung e Maini.

Confira os horários da etapa da Arábia Saudita de Fórmula 2 – Foto: Ale Ranieri / BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo