ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Pérez aproveita problema com Verstappen e estabelece a pole para o GP da Arábia Saudita

Repetindo a pole do ano passado, Pérez ganha o direito de começar a prova da primeira posição e dividirá a primeira fila com Fernando Alonso

A classificação na Arábia Saudita foi bem movimentada por conta de algumas adversidades. A Red Bull garantiu a pole no circuito de Jeddah, mas ela foi obtida por Sergio Pérez, uma figura já conhecida neste traçado. O piloto mexicano repetiu o bom desempenho no circuito, estabelecendo sua segunda pole consecutiva neste traçado.

Pérez aproveitou o momento para brigar pela pole, afinal, Max Verstappen ficou preso no Q2. O holandês que era o favorito a pole e sobrou no TL3, enfrentou um problema na transmissão e foi forcado a abandonar a atividade antes do previsto.

Com a passagem livre, a disputa pela pole ficou nas mãos de Sergio Pérez, Charles Leclerc e Fernando Alonso, mas logo na primeira volta rápida do Q3, o mexicano foi o mais rápido. Pérez anotou 1m28s265, separado de Leclerc por 0s155. Fernando Alonso que ‘perdeu’ a segunda posição para Leclerc foi o terceiro colocado.

Porém, as coisas se invertem neste domingo, Leclerc foi punido e perde dez posições no grid de largada por conta de uma troca extra de um elemento do motor. Alonso vai dividir a primeira fila com Pérez, enquanto George Russell que se classificou no quarto lugar, lidera ao segunda fila, seguido por Carlos Sainz.

Lance Stroll foi o sexto colocado, acompanhado por Esteban Ocon em sétimo. Destaque para a Alpine que levou os dois carros para o Top-10 na segunda classificação do ano. Lewis Hamilton obteve apenas o oitavo lugar, enquanto Oscar Piastri representou a McLaren em nono. Pierre Gasly completou o grid com a décima posição.

A classificação não teve a presença da bandeira vermelha e aconteceu de forma fluída, mas alguns pilotos cometeram erros pelo traçado.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 14h (pelo horário de Brasília), para a realização do GP da Arábia Saudita.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 1 na Arábia Saudita

Depois de um domínio completo da Red Bull nos treinos livres, os times voltaram ao traçado para disputar a classificação e definir o grid de largada da prova que será realizada neste domingo.

A Red Bull encerrou o TL3 com uma dobradinha, enquanto a Aston Martin ficou com a segunda fila. Os times são os favoritos para conquistarem as melhores posições de pista. Por outro lado, a Ferrari demonstrou nessas sessões que estava mais focada na simulação de corrida.

Charles Leclerc perderá dez posições no grid de largada por conta da substituição da central eletrônica do seu carro. A Ferrari realizou duas trocas no Bahrein e com a terceira substituição para Jeddah, o monegasco é o primeiro piloto do grid a lidar com uma punição logo no início da temporada.

Q1 

Quando a atividade começou, a temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 26°C no ambiente.

Assim que a pista foi liberada, vários competidores seguiram para o traçado. Os pneus macios eram a melhor opção para a classificação, fornecendo aderência para os pilotos nesta pista tão rápida. Nyck De Vries foi o primeiro piloto que escapou da pista, precisando recorrer a área de escape. Alexander Albon da Williams abriu a tabela de tempos com 1m30s167.

Na sequência Sargeant assumiu a primeira posição ao anotar 1m29s721, acompanhado por Hülkenberg que obteve 1m29s875. O tráfego começou a aumentar na pista e esse era um dilema para os competidores, afinal eles precisavam negociar com os outros pilotos os espaços pelo traçado para não comprometer as suas voltas rápidas.

Sargeant teve a sua volta deletada pois extravasou os limites de pista. Hülkenberg saltou para a ponta momentaneamente, pois na sequência Pérez anotou 1m29s261, enquanto Verstappen cravou 1m28s761, ficando tranquilo na ponta.

Norris que arriscou uma passagem muito próxima do muro de contenção bateu e danificou a suspensão dianteira. Pouco depois Fernando Alonso cometeu um erro enquanto abria a sua primeira volta rápida no circuito.

Restando seis minutos para o final da atividade, estavam na zona de eliminação: Tsunoda, De Vries, Gasly, Alonso e Sargeant. Apenas o espanhol e o norte-americano não tinham um tempo rápido aferido no traçado.

Como Alonso tinha potencial para estar entre os dez, saltou para a quarta posição anotando 1m29s404, mas Sargeant cometeu mais um erro pelo traçado. Os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Alonso, Russell, Hamilton, Sainz, Hülkenberg, Magnussen e Zhou.

Alguns pilotos retornaram ao traçado, mesmo com pneus usados para tentar melhorar a sua marca. Os pilotos estavam permanecendo com os pneus por cerca de seis voltas.

Abandonando a décima quinta posição, Ocon anotou 1m29s707. Alonso ocupou a terceira posição com 1m29s298, acompanhado por Stroll que anotou 1m29s335. Piastri que estava na zona de eliminação conseguiu garantir a McLaren no Q2 ao anotar 1m29s706 e assumir a décima primeira posição.

Sargeant tocou no muro e ficou sem aferir volta rápida. De Vries também solicitou uma verificação da equipe, pois raspou o carro no muro de contenção.

Eliminados 

16) Yuki Tsunoda – 1m29s939
17) Alexander Albon – 1m29s994
18) Nyck De Vries – 1m30s244
19) Lando Norris – 1m30s447
20) Logan Sargeant – 2m08s510 (sem volta rápida)

Q2

Com a liberação da pista para o Q2, os pilotos foram retornando ao traçado. Apenas as duplas da Alfa Romeo e Mercedes usavam os pneus macios em sua primeira volta rápida do Q2.

Fernando Alonso saltou para a primeira posição entrando na casa de 1m28s757, com Stroll em segundo (1m29s250). O canadense da Aston Martin foi superado por Charles Leclerc que cravou 1m29s068.

Max Verstappen que tinha aberto uma volta rápida, lidou com um problema no carro e precisou seguir para os boxes. A equipe passou a verificar o seu carro, com o holandês abandonando a sessão. A Red Bull identificou que foi um problema na transmissão do RB19. Neste momento na zona de eliminação estavam: Alonso, Pérez, Leclerc, Stroll, Ocon, Russell, Magnussen, Hamilton, Gasly e Piastri. Sainz estava na zona de eliminação, mas já tinha passado pelos boxes para instalar um novo jogo de pneus macios.

Alonso liderava a sessão, acompanhado por Pérez e Leclerc. Russell obteve o quarto lugar, seguido por Stroll e Hamilton. Sainz tentava encontrar uma brecha na pista para deixar a zona de eliminação. O espanhol da Ferrari obteve o quarto lugar.

Pérez encontrou uma volta rápida e anotou 1m28s635. Gasly ajudou a eliminar Hülkenberg pois saltou para a décima posição.

Eliminados

11) Nico Hülkenberg – 1m29s451
12) Zhou Guanyu – 1m29s461
13) Kevin Magnussen – 1m29s517
14) Valtteri Bottas – 1m29s668
15) Max Verstappen – 1m49s953

Q3

Nesta fase da classificação sem a presença de Verstappen, a disputa pela pole ficou entre Pérez e Alonso, pois os pilotos lideraram o Q2. Diferente do Bahrein onde Piastri ficou peso no Q1, o piloto representou a McLaren no Q3 da Arábia Saudita.

Apenas Sainz, Ocon e Gasly seguiram para o traçado com pneus macios usados. Gasly anotou 1m29s655, mas na sequência Alonso saltou para a ponta anotando 1m28s925. Instantes depois foi a vez de Leclerc estabelecer 1m28s757 para ficar com a ponta.

Russell surpreendeu ao ficar separado por 0s115 de Leclerc com a Mercedes. Mas Pérez anotou 1m28s265, superando Leclerc em 0s492.

Restando quatro minutos para o final, os dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Russell, Alonso, Stroll, Hamilton, Ocon, Sainz, Gasly e Piastri. O canadense da Aston Martin e o australiano da McLaren foram os últimos a aferir a volta rápida.

Stroll completou mais uma volta rápida no traçado, para ficar com o sexto lugar registrando 1m28s945. Sainz superou o canadense para se estabelecer na quinta posição com 1m28s931.

Sergio Pérez estabeleceu a pole, cravando a sua segunda pole consecutiva em Jeddah. O mexicano anotou 1m28s265, separado por 0s155 de Leclerc. O monegasco da Ferrari conquistou o segundo lugar, mas vai perder dez posições no grid de largada, desta forma Fernando Alonso começa o GP da Arábia Saudita dividindo a primeira fila com o piloto da Red Bull.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo