ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Iwasa resiste investidas de Martins e vence prova Sprint da F2 na Arábia Saudita

A prova Sprint da Fórmula 2 foi uma corrida bem agitada. Iwasa contou com uma boa largada e defendeu a ponta dos ataques de Martins e Daruvala até o final

A prova Sprint da Fórmula 2 na Arábia Saudita foi bem agitada. Os pilotos concluíram a corrida em um ritmo eletrizante e muito competitivo. Se o início da prova foi marcado pela ação do Safety Car, as últimas 11 voltas contaram com muita disputa e briga pela vitória.

O grid ficou bem próximo por conta do Safety Car, desta forma vários competidores estavam usando o DRS para se manter na disputa. Ayumu Iwasa que venceu a corrida neste sábado (18) era o único entre os dez primeiros colocados sem chance de usar o DRS para se defender. O piloto da DAMS que largou muito bem e rapidamente estava na primeira posição.

Iwasa precisou se defender das investidas de Victor Martins e Jehan Daruva nas últimas voltas da corrida, para sustentar a primeira posição. Martins também merece destaque pela corrida que realizou, pois começou a prova do décimo lugar. Na largada o piloto já era o sétimo colocado e continuou a escalar o pelotão para ter chances de brigar pela vitória.

Martins escapou de ser acertado por Pourchaire em uma tentativa de ultrapassagem do companheiro de equipe e pode seguir na pista para obter pontos. Martins ainda teve que lidar com Jehan Daruvala e como o piloto da MP Motorsport não superou Iwasa, coube ao francês participar da batalha.

Daruvala completou o pódio, depois de realizar também uma grande corrida em Jeddah. Ralph Boschung não conseguiu sustentar a disputa pelo pódio, mas obteve o quarto lugar. Kush Maini fechou a prova na quinta posição, depois de perder várias posições com a relargada pós-atividade do Safety Car.

Frederick Vesti ficou com o sexto lugar, acompanhado por Jack Doohan e Dennis Hauger. Até o oitavo colocado os pilotos conquistam pontos na prova Sprint.

Théo Pourchaire está sendo investigado pelo incidente com Oliver Bearman e  pode receber uma punição no grid de largada deste domingo.

A Fórmula 2 retorna neste domingo para a realização da corrida principal, a prova será disputada às 10h15 (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a Corrida Sprint da Fórmula 2 em Jeddah

Quando a prova da Fórmula 2 foi iniciada a temperatura da pista tinha despencado um pouco, o traçado estava na casa dos 34°C, com 26 no ambiente.

Por conta do grid invertido, foi Crawford que saiu da posição de honra, acompanhado por Boschung. A segunda fila era formada por Maini e Iwasa. Martins que conquistou a pole começou a prova da décima posição.

Assim como no Bahrein, Boschung teve a oportunidade de começar a prova Sprint no começo do pelotão e como vice-líder do campeonato, tinha chances de conquistar mais alguns pontos neste sábado.

Frederik Vesti começou a corrida da nona posição ao cumprir uma punição com a perda de cinco posições no grid por conta de uma colisão causada no Bahrein. Novalak e Stanek também cumpriram punições por perda de cinco posições no grid por conta de uma infração da equipe em regime de parque fechado.

Com o início da corrida, Crawford manteve a ponta, enquanto Boschung foi atacado por Iwasa que largou da quarta posição. Boschung caiu para o terceiro lugar, enquanto Maini era o quarto. Pourchaire também perdeu uma posição, ficando com o nono lugar, enquanto Martin tinha saltado para sétimo.

Antes do encerramento da primeira volta, Crawford que era pressionado por Iwasa perdeu a posição para o segundo colocado. Depois de um início agitado, Maloney que ocupava o décimo sétimo lugar rodou ao pegar a parte suja da pista quando estava em disputa com Novalak. O piloto ficou parado na curva dois e quase foi atingido pelos outros competidores.

O Safety Car foi acionado para que a remoção do carro do piloto da Carlin fosse realizada. Neste momento os dez primeiros eram: Iwasa, Crawford, Boschung, Maini, Daruvala, Bearman, Martins, Doohan, Pourchaire e Vesti.

O Safety Car deixou a pista ao final da volta 4 e Iwasa estava atento para controlar a largada e não perder a liderança. Iwasa optou por acelerar apenas quando entrou na reta principal do circuito. Pela escolha da Iwasa, Boschung pode atacar Crawford e obter a primeira posição, enquanto Maini caiu para a sexta posição, sendo ultrapassado por Daruvala e Bearman. Instantes depois o piloto da Campos também foi ultrapassado por Martins da ART Grand Prix.

A corrida seguiu, Pourchaire também atacou Maini e ficou logo atrás do companheiro de equipe. Doohan era o nono colocado, com Vesti ocupando a décima posição.

No sexto giro, Correa foi ultrapassado por Hauger. Na sequência, Pourchaire se tocou com Bearman quando tentava ultrapassar o seu companheiro de equipe. O francês perdeu a manobra e acertou o carro que estava à frente de Martins. Com o toque os dois pilotos abandonaram a corrida e o Safety Car foi acionado. Para que a remoção dos carros fosse realizada, os pilotos passaram pelos boxes pois Bearman e Pourchaire abandonaram na curva 1.

Neste momento os dez primeiros eram: Iwasa, Boschung, Daruvala, Crawford, Martin, Maini, Doohan, Vesti, Leclerc e Hauger. Com esses abandonos Fittipaldi assumiu a décima terceira posição.

O Safety Car deixou a pista mais uma vez na nona volta. Iwasa mais uma vez foi controlando o ritmo por ser o líder, mas optou por relargar um pouco antes. Iwasa conservou a liderança e abriu mais de 0s700 para o segundo colocado. Na sequência Martin assumiu o quarto lugar ultrapassando Crawford. Instantes depois Maini que tinha perdido diversas posições, atacou o piloto da Hitech para fazer a ultrapassagem.

Na sequência Crawford, Maini e Doohan disputaram novamente a quinta posição. No final da volta 11, início do giro seguinte, Boschung foi atacado por Daruvala, mas conseguiu recuperar a posição por conta do uso do DRS.

Martins observava a disputa que acontecia à sua frente, enquanto era o dono da volta mais rápida. Na sequência Daruvala arriscou e fez a ultrapassagem em Boschung, deixando o piloto da Campos lidar com Martins.

Na volta 14, Martins aproveitou a reta do circuito de Jeddah, abriu o DRS e fez a ultrapassagem na curva 1, deixando que Boschung assumisse a quarta posição. Neste momento da corrida, os dez primeiros eram: Iwasa, Daruvala, Martins, Boschung, Maini, Crawford, Doohan, Vesti, Leclerc e Hauger.

Daruvala que se aproximou de Iwasa, para brigar pela vitória com o piloto da Dams. Mas Daruvala cometeu um erro e precisou devolver a posição para Iwasa. Martins então se aproveitou para participar desta briga. Por conta da proximidade dos três primeiros colocados e o uso do DRS, a disputa ficou ainda mais intensa.

Enquanto as coisas não se resolviam na ponta, Vesti ultrapassou Doohan. Na sequência Martins se aproveitou de um erro de Daruvala para ficar com o segundo lugar. Iwasa era pressionado por Martins. Uma fila tinha se formado atrás dos primeiros colocados por conta das disputas que estavam acontecendo. Do segundo até o décimo primeiro colocado, todos estavam usando o DRS.

Sobrou para Leclerc ser ultrapassado por Hauger, desta forma o piloto da Dams caiu para a décima posição. Correa foi perdendo desempenho e caiu para a décima quinta posição. Vesti assumiu a sétima posição concluindo uma manobra em Crawford.

Se encaminhando para a última volta, Iwasa mais uma vez era atacado pelo piloto da ART Grand Prix. Mas Iwasa sustentou o duelo e a primeira posição, conseguindo ser o primeiro piloto a avistar a bandeira quadriculada.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo