Oscar Piastri faturou a sua segunda pole na Fórmula 1 neste sábado (12), com o tempo espetacular de 1m29s841 com a McLaren. O piloto australiano conseguiu superar George Russell com a Mercedes, confirmando que a McLaren era uma das equipes favoritas nesta pista, depois do desenvolvimento dos treinos livres.
No entanto, o duelo travado foi apertado, o britânico obteve o tempo de 1m30s009 em sua segunda volta rápida no traçado, a diferença entre eles foi de apenas 0s168.
Para a surpresa de todos, a terceira posição ficou com Charles Leclerc e a Ferrari, o monegasco anotou o tempo de 1m30s175, seguido por Andrea Kimi Antonelli 1m30s213. O italiano fez uma boa volta na pista, apesar de um erro.
Pierre Gasly surpreendeu com a Alpine, alcançando a quinta posição, após figurar entre os primeiros colocados ao longo da sessão classificatória.
Lando Norris não repetiu o ritmo do companheiro de equipe e foi apenas o sexto colocado com a McLaren, com o tempo de 1m30s267. Max Verstappen precisou se contentar com a sétima posição (1m30s423), após uma sessão conturbada para o neerlandês, que passou no limite em todas as fases da classificação. Ruim para Norris o resultado, pois era a oportunidade de o piloto descontar pontos precisos do adversário.
Carlos Sainz representou a Williams no Q3, com a oitava posição, seguido por Lewis Hamilton em nono e Yuki Tsunoda em décimo. Essa é a primeira classificação do ano que a Red Bull conta com os dois carros no top-10.
A classificação foi marcada por vários erros dos pilotos ao longo da atividade, um deles custou mais caro, pois aconteceu a batida de Esteban Ocon.
A Fórmula 1 retorna neste domingo ao meio-dia para a disputa do GP do Bahrein.
Saiba como foi a Classificação do GP do Bahrein
Ao longo de todo o fim de semana, a McLaren mais uma vez dominou os treinos livres, sendo a favorita para obter a pole neste evento.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava nos 31 °C com 26 °C no ambiente. O vento chamava a atenção na classificação, pois pode colaborar para alguns erros dos competidores.
Q1
Apenas a Sauber com Nico Hülkenberg e a Aston Martin liberaram os seus pilotos rapidamente para a busca de uma volta rápida. Lance Stroll abriu a tabela com a marca de 1m33s575, mas o tempo foi deletado. Na sequência, o alemão obteve 1m32s810, contra 1m32s362.
Restando doze minutos para o final do Q1, as equipes liberaram mais pilotos para a pista. A exceção era Esteban Ocon que esperava a Haas encaixar o seu banco para o piloto ganhar o traçado.
Em sua primeira volta rápida, Max Verstappen cometeu um erro na freada da curva 14, perdendo a entrada da 15. Desta forma o piloto neerlandês foi aos boxes para trocar os pneus. Yuki Tsunoda apareceu na liderança da sessão brevemente com o tempo de 1m32s096, mas a sua marca foi deletada por extravasar os limites de pista na curva 15.
Both Max and Yuki are in the drop zone currently
They’ll both get one more chance to advance to Q2 #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/Ep7kdenyec
— Formula 1 (@F1) April 12, 2025
Assim que todos os pilotos fizeram uma volta rápida, com exceção da dupla da Red Bull e Esteban Ocon, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Leclerc, Antonelli, Alonso, Doohan, Russell, Hamilton, Ocon e Hülkenberg. O piloto francês da Haas conseguiu se encaixar na nona posição.
Nos últimos cinco minutos, os pilotos foram retornando para a pista. A Red Bull continuava sem nenhum tempo na tabela, mas confiantes que conseguiriam progredir com os seus carros.
Jack Doohan avançou para o Q2, ocupando a terceira posição com a marca de 1m31s414. Na sequência, Lewis Hamilton surgiu com a Ferrari em segundo, com o tempo de 1m31s219. Verstappen faturou o tempo de 1m31s303. Yuki Tsunoda conseguiu a décima quarta posição, avançando para a próxima fase da classificação.
Por conta do fechamento precoce do DRS, Lawson ficou no Q3. No entanto, Isack Hadjar representou a Racing Bulls na décima posição.
🚨ELIMINADOS NO Q1🚨
16) Alexander Albon – 1m32s040
17) Liam Lawson – 1m32s165
18) Gabriel Bortoleto – 1m32s186
19) Lance Stroll – 1m32s283📸
20) Oliver Bearman – 1m32s373#F1 #F1noBP #BahreinGP 🇧🇭 pic.twitter.com/Lz2MQuu6AS— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) April 12, 2025
Q2
Instantes após o início do Q2, Esteban Ocon bateu na curva 3, quando atacou a zebra externa no circuito. O piloto francês perdeu a traseira do carro, ficando com o equipamento bem destruído. Ocon deixou o carro sem problemas.
Um pouco antes do francês bater o carro, Hülkenberg quase perdeu a Sauber na mesma curva, justamente por conta da zebra.
Here’s the moment Ocon lost control and spun into the barriers 💥#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/gspackF0iw
— Formula 1 (@F1) April 12, 2025
Para a remoção do carro, o reinício do Q2 demorou um pouco de acontecer.
Andrea Kimi Antonelli e George Russell foram investigados por se dirigir ao pit-lane antes do momento permitido.
Com a primeira volta rápida completada, Oscar Piastri assumiu a liderança da sessão com a marca de 1m30s454, contra 1m30s560 de Norris. Charles Leclerc ocupava a terceira posição com a marca de 1m31s05. O piloto italiano da Mercedes era o quarto colocado com a marca de 1m31s178, contra 1m31s332 de Carlos Sainz. Doohan mais uma vez apareceu entre os dez primeiros, ocupando o sexto lugar.
Hamilton, Verstappen, Hadjar, Alonso e Tsunoda abortaram a volta rápida, se dirigindo aos boxes para instalar um novo jogo de pneus macios. No entanto, esses pilotos lidavam com mais pressão, por contar com apenas uma tentativa de volta rápida. Esses competidores foram afetados por conta da batida de Esteban Ocon, pois estavam em pista buscando a volta rápida quando o regime de bandeira vermelha foi instaurado.
Pierre Gasly saltou para a terceira posição com o tempo de 1m30s643, impressionando mais uma vez com a Alpine. Hadjar comenteu um erro e comprometeu a sua volta, mas ainda foi o décimo segundo colocado.
❌ELIMINADOS NO Q2❌
11) Jack Doohan -1m31s245
12) Isack Hadjar – 1m31s271
13) Fernando Alonso – 1m31s693
14) Esteban Ocon – 1m31s886
15) Nico Hülkenberg – 1m31s271🚫**Hulk teve a volta deletada!#F1 #F1noBP #BahreinGP 🇧🇭 pic.twitter.com/yLGqMxuBtN
— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) April 12, 2025
Q3
Na primeira rodada de voltas rápidas do Q3, Oscar Piastri anotou 1m30s233, contra 1m30s364 de Russell. Lando Norris era o terceiro colocado, separado por 0s163 do seu companheiro de equipe. Na sequência estavam os pilotos da Ferrari, com Leclerc em quarto. Antonelli era o sexto colocado, com Tsunoda em sétimo, acompanhado por Pierre Gasly, Carlos Sainz e Verstappen.
Instantes depois, o tempo de Antonelli e Hamilton foram deletados, desta forma os pilotos perderam as suas posições na tabela. Max Verstappen errou logo no início da volta, na curva 4, comprometendo a sua volta.
Os pilotos retornaram mais uma vez para a pista, usando jogos de pneus macios novos em busca de uma melhor posição na tabela de tempos.
Antonelli atacou com o tempo de 1m30s213, mas o piloto italiano foi superado por Russell que cravou 1m30s009. Oscar Piastri foi o único piloto que conseguiu derrotar a Mercedes, estabelecendo 1m29s841, em uma diferença de 0s168. Norris ficou apenas com a sexta posição, pois a sua volta foi bem ruim e ainda contou com um erro. Verstappen foi o sétimo colocado e largará próximo do líder do campeonato.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.