Oscar Piastri comandou a terceira e última sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 neste sábado (12), ao registrar o tempo de 1m31s646. O australiano da McLaren foi o mais rápido com folga, abrindo 0s668 de vantagem sobre o companheiro de equipe, Lando Norris, que ficou com a segunda colocação. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o top 3, sendo o único a ficar dentro da casa de um segundo em relação ao líder.
Sob altas temperaturas em Sakhir — com os termômetros marcando 33°C no ar e forte sol na pista —, os pilotos tiveram sua última oportunidade de ajustes antes da classificação. A sessão é bem diferente do que os pilotos vão enfrentar na classificação e corrida, por ser um momento que a pista está muito mais quente.
A atividade começou de forma tímida, com apenas Ollie Bearman entrando na pista com pneus duros. Norris e Verstappen permaneceram nos boxes em conversas com suas equipes nos primeiros minutos.
A atividade ganhou ritmo com a entrada da dupla da Ferrari formada por Leclerc e Hamilton, ambas utilizando compostos macios. Bearman destacou nas comunicações de rádio a diferença de aderência em comparação com os treinos noturnos, reforçando os desafios das sessões diurnas no Bahrein.
Enquanto algumas equipes experimentaram compostos médios e duros, a McLaren optou pelos macios e viu Piastri assumir a liderança com uma volta dominante. A Alpine surpreendeu ao iniciar a sessão com pneus médios, mas quem se destacou foi novamente a equipe de Woking, que dominou a tabela de tempos.
Max Verstappen teve dificuldades em sua volta rápida, escapou da pista e precisou retornar aos boxes para ajustes no carro. O neerlandês voltou à pista mais tarde, mas sem conseguir desafiar Piastri, fechando a sessão apenas na oitava colocação.
Entre os incidentes, Nico Hülkenberg teve problemas mecânicos e precisou abandonar sua Sauber na Curva 8, gerando um breve período de Safety Car Virtual. Charles Leclerc também enfrentou um contratempo ao perder um dos retrovisores de sua Ferrari, enquanto George Russell rodou na Curva 10 e reclamou do baixo nível de aderência: “a menor que já experimentei”, segundo o próprio piloto.
No fim da sessão, os tempos começaram a baixar, mas ninguém foi capaz de alcançar Piastri. A McLaren confirmou o forte desempenho já visto nos treinos anteriores, consolidando sua posição como favorita à pole.
A tabela final do TL3 teve Russell e Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, em quarto e quinto, respectivamente. Pierre Gasly surpreendeu mais uma vez com a Alpine em sexto. O top-10 foi completado por Isack Hadjar (Racing Bulls), Verstappen, Carlos Sainz (Williams) e Lewis Hamilton (Ferrari).
Esteban Ocon levou a Haas à 11ª posição, à frente de Doohan, Lawson, Alonso e Albon. Bearman terminou em 16º, com Stroll e Bortoleto logo atrás. Hülkenberg, que abandonou, foi o 19º, enquanto Yuki Tsunoda fechou a classificação na 20ª posição com a Red Bull.
Com os preparativos finais encerrados, os pilotos agora voltam suas atenções para a classificação, marcada para as 19h no horário local (13h no horário de Brasília), que definirá o grid de largada para a primeira corrida da temporada.
FP3 CLASSIFICATION
Piastri out front 💪
Hadjar P7 👏#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/3d7y1apgdH— Formula 1 (@F1) April 12, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.