ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen conquista primeira pole de 2026 em Sepang para o GP do Bahrein

Piloto da Red Bull marca 1m35s130 e supera Hamilton por 0s298; Hadjar completa primeira fila

Max Verstappen confirmou o domínio apresentado ao longo do fim de semana e conquistou a primeira pole da temporada 2026. O piloto da Red Bull foi o mais rápido na classificação em Sepang e garantiu a 49ª pole da carreira ao registrar 1m35s130.

Desde o início das atividades, Verstappen vinha apresentando um ritmo competitivo e voltou a se destacar no momento decisivo. No Q3, o neerlandês conseguiu extrair o máximo do RB22 e abriu vantagem sobre os principais adversários.

Lewis Hamilton foi quem mais se aproximou do piloto da Red Bull. O britânico colocou a Ferrari na segunda posição, mas terminou 0s298 atrás de Verstappen.

Isack Hadjar colocou o segundo carro da Red Bull na terceira colocação, com 1m35s558. O francês também conseguiu acompanhar o ritmo do companheiro de equipe e garantiu uma posição de destaque na sessão, no entanto, ele está na lista de piloto punidos – no caso do competidor, por troca de componentes do motor.

Andrea Kimi Antonelli ficou com a quarta posição. O piloto da Mercedes marcou 1m35s631 em sua única tentativa no Q3. O italiano precisou gastar mais um jogo de pneus após ter cometido um erro durante o Q2, o que limitou sua participação na parte decisiva da classificação.

Charles Leclerc colocou a segunda Ferrari na quinta posição, com 1m35s666. Logo atrás apareceram os dois pilotos da McLaren: Lando Norris, com 1m35s757, e Oscar Piastri, com 1m35s762.

Apesar de não conseguir avançar para as primeiras posições, a McLaren colocou seus dois carros à frente de George Russell. O piloto da Mercedes terminou em oitavo, seguido por Pierre Gasly, nono com a Alpine, e Gabriel Bortoleto, que fechou o top 10 com a Audi.

O grid de largada ainda passará por alterações antes da largada. Franco Colapinto, por exemplo, carrega uma punição de cinco posições aplicada após o incidente no GP do Azerbaijão, quando se envolveu na batida que também tirou Gasly e Norris da corrida.

Com a classificação encerrada, a Fórmula 1 volta à pista na madrugada de domingo para a disputa da corrida. A largada está marcada para as 4h, pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a classificação do GP da Malásia

O terceiro e último treino livre do fim de semana foi liderado por Andrea Kimi Antonelli da Mercedes. O piloto italiano ditou o ritmo da sessão, mas novamente vimos uma performance forte da Red Bull, com Max Verstappen ocupando o segundo lugar e Isack Hadjar a terceira posição.

A Mercedes esperava que com o conjunto de atualizações introduzido na Malásia, tivesse a oportunidade de dominar novamente a liderança, especialmente nas classificações, com o intuto de tornar as suas provas até o final do campeonato mais tranquilas.

Quando a classificação foi iniciada, a temperatura da pista estava na casa dos 58°C, com 33°C no ambiente.

Q1 – 18 minutos

Assim que ocorreu a liberação da pista, a Haas foi a primeira equipe a ocupar o traçado, a dupla de pilotos estava calçada com os pneus macios. No entanto, os times maiores tinham um perfil mais conservador, por conta da alta degradação dos pneus, apresentada desde o início do fim de semana.

Esteban Ocon obteve o tempo de 1m38s879, seguido por Oliver Bearman com a marca de 1m38s994. Os poucos o restante do grid iniciava a sua preparação dos pneus, para buscar as primeiras voltas cronometradas.

‘Contrariando’ as outras escolhas, a dupla da Ferrari optou pelos pneus médios médios, assim como Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg.

A dupla da Red Bull assumiu rapidamente o controle da sessão, Max Verstappen cravou 1m36s477, com 1m36s898 de Isack Hadjar. A dupla da Mercedes perdeu terreno, com Lewis Hamilton saltando para segunda colocação, em uma diferença de apenas 0s118, com Charles Leclerc na terceira colocação, com 1m36s730.

A dupla da McLaren ainda brigava um pouco com o carro, especialmente na última curva do traçado. No entanto Oscar Piastri anotou 1m36s852 para se tornar o quarto colocado, enquanto Kimi Antonelli da Mercedes ficou com a sexta colocação, com m37s041, seguido de perto por Lando Norris cm 1m37s092.

Após a primeira tentativa de voltas rápidas, estavam na zona de eliminação: Ocon, Albon, Bearman, Stroll, Bottas e Pérez. Diferente do fim de semana passado no Azerbaijão, que os pneus macios duravam tanto, que o melhor tempo era obtido na oitava volta do pneu, no circuito malaio, os pneus C4 (da gama intermediária) davam apenas para um giro rápido.

Com o cronometro zerado, Gabriel Bortoleto precisou escapar da eliminação, saltando para o oitavo lugar, com a marca de 1m37s106. Carlos Sainz conseguiu mais uma vez colocar a Williams no Q2, enquanto Hülkenberg cometeu um erro na curva 14, comprometendo a sua última tentativa e restando a eliminação, com uma diferença grande para o piloto brasileiro.

Q2 – 15 minutos

Na segunda parte da classificação, todos os pilotos apostavam no uso dos pneus macios. Verstappen novamente comandava a tabela de tempos, mas ao cravar 1m35s696, a diferença para Leclerc era de 0s274, com Hamilton na terceira colocação com 1m36s032.

No entanto, Piastri conseguiu fechar a volta na terceira posição, para superar o heptacampeão com a marca de 1m36s032. Norris então foi encaminhado para o quinto lugar com 1m36s173.

Kimi Antonelli acabou ultrapassando os limites de pista da curva 6 e teve a sua volta deletada, retornando para zona de eliminação, desta forma, o piloto da Mercedes precisaria gastar mais um jogo de pneus.

Quando restavam 5 minutos para o final do Q2, estavam na zona de eliminação: Stroll, Sainz, Antonelli, Lindblad, Colapinto e Alonso. Apenas o piloto argentino e o bicampeão espanhol, teriam uma tentativa cada, afim de poupar os pneus.

Antonelli conseguiu obter a segunda posição com 1m35s959 para se tornar o segundo colocado. Lawson tentou roubar a vaga que era de Bortoleto no Q2, mas o brasileiro conseguiu reagir, para superar o neozelandês com o tempo de 1m36s814, contra 1m37s023.

Lindblad foi usado pela Racing Bulls para ceder vácuo para Lawson, mas não foi o suficiente para definir o piloto no Q2. Apesar da eliminação da dupla da Aston Martin no Q2, foi o primeiro evento de 2026 que os dois carros estiveram fazendo parte da segunda fase da classificação.

Q3 – 13 minutos

Na primeira tentativa de volta rápida do Q3, o duelo pela pole acontecia entre Hadjar com Verstappen. O neerlandês anotou 1m35s250, dominando a pista, para superar o companheiro de equipe por 0s308. A dupla da Red Bull, tinha encontrado um desempenho superior ao dos adversários, mesmo Hamilton que conseguiu a segunda colocação, tinha uma diferença de 0s495.

Antonelli tinha apenas uma tentativa de volta rápida, desta forma o italiano contava com apenas um giro para buscar a sua melhor posições para largada. O italiano completou o giro com o tempo de 1m35s631, para ocupar a terceira posição momentaneamente.

Diferente das outras partes da classificação, onde os pilotos com os carros mais fortes completaram apenas uma volta rápida, para o encerramento do Q3, os pilotos que pouparam os pneus, tiveram a chance de fazer uma nova volta.

Mesmo com Verstappen não melhorando o seu tempo, Hamilton conseguiu roubar a segunda colocação de Hadjar, cravando 1m35s428. Norris conseguiu o sexto lugar com a McLaren, deixando Russell apenas na oitava posição.

Apesar da classificação contar com Hadjar em terceiro perdeu posições no grid de largada pela mudança realizada no motor usado pelo seu RB22. O mesmo aconteceu com Arvid Lindblad, enquanto Franco Colapinto teve a punição do GP do Azerbaijão aplicada neste evento e perdeu cinco posições no grid.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo