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Norris fatura pole na Hungria e Piastri completa primeira fila para a McLaren

Em pista que é de difícil ultrapassagem, McLaren define a primeira fila e supera Max Verstappen para ter chance de vitória no domingo

Neste sábado (20) na Hungria, Lando Norris faturou a sua terceira pole da carreira, o piloto da McLaren que já apresentava um bom desempenho desde o início do fim de semana, se confirmou como o piloto mais rápido da sessão ao anotar 1m15s227. Neste domingo o piloto terá a chance de largar pela segunda vez no ano ocupando a posição de honra.

O tempo cravado por Norris, foi estabelecido ainda na primeira volta rápida do Q3. Oscar Piastri conseguiu melhorar a sua marca para 1m15s249 na segunda saída, faturando a primeira fila para a equipe, sendo um dos poucos pilotos a melhorar o tempo, já que a pista começava a ficar mais úmida. Essa já é uma parte importante para a McLaren lutar por uma vitória no domingo, por ser um circuito travado e de difícil ultrapassagem.

A classificação mostrou realmente que seria bem apertada e realmente se confirmou, mesmo com o clima instável. A prova, no entanto, será estratégica, pois o desgaste dos pneus está bem elevado neste traçado.

Yuki Tsunoda bateu no final do Q3, implementado o regime de bandeira vermelha. O piloto acabou prejudicando a sessão, mas a direção de prova tentou ainda aproveitar os últimos 2m13s restantes que ficaram no cronômetro. Mesmo com essa tentativa de show, ninguém melhorou as suas marcas.

Max Verstappen completou a atividade na terceira posição, desistindo de participar destes últimos dois minutos de sessão. O holandês estabeleceu o tempo de 1m15s273, em uma diferença de apenas 0s046.

Carlos Sainz ficou com a quarta posição, também obtendo um tempo na casa de 1m15s696. Lewis Hamilton se contentou com o quinto lugar, depois de ser o pole da prova de 2023, com o tempo de 1m15s854.

Charles Leclerc faturou o sexto lugar, acompanhado por Fernando Alonso e Lance Stroll da Aston Martin. Yuki Tsunoda foi empurrado para o décimo lugar, como Daniel Ricciardo melhorou o tempo em sua última chance de contato com a pista.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP da Hungria.

Saiba como foi a Classificação para o GP da Hungria

Antes do início da sessão, a chuva molhou um pouco o asfalto. A temperatura na pista tinha caído bastante, aferida na casa de 29 °C, com 24 °C no ambiente.

Q1

Assim que a pista foi liberada, a dupla da Haas, Racing Bulls, Williams, Sauber e Alpine passaram a ocupar o traçado usado os pneus macios. Com o risco de chuva, os times tentavam enviar os pilotos o mais rápido possível para buscar um giro rápido no traçado.

Os pilotos eram alertados sobre a chuva, mas tentavam completar a melhor volta possível com esse jogo de pneus, esperando o circuito piorar em instantes. Lewis Hamilton liderava a sessão com a marca de 1m17s087, com uma diferença de apenas 0s157 para Carlos Sainz.

Neste momento da sessão os dez primeiros eram: Hamilton, Sainz, Piastri, Norris, Sargeant, Verstappen, Pérez, Albon, Alonso e Ocon.

Na zona de eliminação estavam: Leclerc, Ricciardo, Hülkenberg, Gasly e Zhou.

O piloto da Ferrari permaneceu em pista tentando melhorar a sua marca, para ocupar o nono lugar com o tempo de 1m17s910. Sargeant que ainda estava no top-10, cometeu um erro na primeira curva do circuito, acertando a barreira de contenção. O piloto da Williams conseguiu retornar ao traçado para arrumar o carro e tentar avançar para a próxima fase da classificação.

Mesmo com o circuito um pouco molhado, não era o momento de usar os pneus de chuva, então os competidores tentavam melhorar os seus tempos com os pneus do início da classificação. No entanto, com sete minutos para o final, a Haas apostou em um jogo de pneus macios novos para mais uma tentativa.

Quando restavam 6m45s para o final da sessão, Sergio Pérez estampou a barreira de contenção ao perder a traseira do carro. O piloto mexicano era o nono colocado. Com a batida o mexicano acabou atrapalhando os outros competidores, pois a chuva era uma ameaça.

A batida do mexicano acabou destruindo a lateral esquerda do carro, danificando sidepod e a tampa do motor, peças que Pérez não recebeu na atualização. A asa dianteira também ficou danificada, sendo uma peça que faz parte do novo pacote da Red Bull para a Hungria.

Estavam na zona de eliminação: Ricciardo, Stroll, Magnussen, Zhou e Hülk.

Quando a pista foi liberada após a remoção do carro de Pérez, as poucas equipes que liberaram os seus carros, usavam os pneus de pista seca. Foi o carro de Russell, Bottas, Albon e Zhou.

Leclerc melhorou a sua marca para 1m17s777, enquanto Russell contava com 1m17s968 para ocupar a décima posição. Zhou até melhorou o seu tempo, mas permaneceu no final do grid, com o décimo oitavo lugar.

Com o cronômetro zerado, Verstappen anotou 1m17s087, estabelecendo a mesma marca que Lewis Hamilton. Ricciardo terminou a sessão na liderança, cravando 1m17s050. Pérez foi empurrado para a zona de eliminação.

Eliminados

16) Sergio Pérez – 1m17s886
17) George Russell – 1m17s968
18) Zhou Guanyu – 1m18s037
19) Esteban Ocon – 1m18s049
20) Pierre Gasly – 1m18s166

Q2

Quando o Q2 foi iniciado, apenas Carlos Sainz foi liberado para a pista. Sozinho o espanhol anotou 1m17s028 com pneus macios usados. Assim que as primeiras voltas rápidas foram completadas, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Sainz, Alonso, Norris, Leclerc, Stroll, Hamilton, Magnussen e Tsunoda. Na zona de eliminação estavam Bottas, Sargeant, Albon, Hülk e Ricciardo. Apenas o piloto da Racing Bulls sem tempo aferido.

A Ferrari liberou Sainz ainda com os outros competidores em pista, desta forma o competidor conseguiu a marca de 1m15s885.

Nos últimos três minutos os carros retornavam ao traçado para tentar mais uma tentativa de volta rápida. Norris passou a liderar a sessão com 1m15s540. Mesmo cometendo um erro em sua última volta rápida, Hamilton avançou para o Q3.

Eliminados

11) Nico Hülkenberg – 1m16s317
12) Valtteri Bottas – 1m16s384
13) Alexander Albon – 1m16s429
14) Logan Sargeant – 1m16s543
15) Kevin Magnussen – 1m16s548

Q3

A ameaça de chuva pairava para o final da sessão, então rapidamente as equipes liberaram os seus pilotos com jogos de pneus macios novos, a exceção era os carros da Racing Bulls com pneus usados, pelo esforço para chegar ao Q3.

Lando Norris superou o tempo de Verstappen em 0s328, quando estabeleceu a marca de 1m15s227. Oscar Piastri era o terceiro colocado, com o tempo de 1m15s863. Neste momento decisivo, Charles Leclerc era o quarto colocado com 1m15s905, enquanto Sainz ficou apenas com o sétimo lugar, na casa de 1m16s204.

Como a chuva não tinha caído no circuito, os pilotos partiram para mais uma tentativa. Enquanto a Ferrari liberou o monegasco apenas quando todos os outros pilotos já estavam no traçado.

O regime de bandeira vermelha foi instaurado quando restavam pouco mais de 2 minutos para o final. Yuki Tsunoda atacou a zebra da curva 8 e decolou, danificando completamente o seu carro.

Norris se estabeleceu como o pole do GP da Hungria, enquanto Oscar Piastri fechou o segundo lugar para definir a primeira fila para a McLaren.

Max Verstappen ficou com o terceiro lugar, Carlos Sainz conseguiu ocupar a segunda posição.

A direção de prova optou por liberar a pista mais uma vez para mais um duelo da classificação. No entanto, os pilotos ficaram tempo de mais parados no pit-lane, com os pneus esfriando, enquanto a chuva começou a molhar o traçado.

Apenas Ricciardo melhorou o seu tempo, já que os outros pilotos foram mais cautelosos em sua abordagem. O piloto australiano optou por superar Tsunoda, ainda sem saber quais serão os reparos necessários para recuperar o carro do seu companheiro de equipe e se ele precisará largar dos boxes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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