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Mercedes conquista dobradinha em Las Vegas, marcada por vitória de Russell e grande desempenho de Hamilton

Max Verstappen faturou o seu quarto título em Las Vegas, sem correr riscos desnecessários, mas podendo celebrar um novo título

George Russell faturou a sua segunda vitória da temporada 2024 em Las Vegas. O piloto britânico dominou a prova, fazendo um excelente trabalho em uma pista fria e tão escorregadia. O competidor não foi ameaçado, então não precisou correr riscos desnecessários.

O pódio ainda contou com Lewis Hamilton e Carlos Sainz. O heptacampeão mundial não fez uma boa classificação, mas iniciou a corrida da décima posição e foi escalando o grid. A Mercedes realmente contava com um desempenho superior, desta forma Hamilton conseguiu fazer boas ultrapassagens e faturar o segundo lugar.

Lewis mereceu o voto do piloto do dia, pela sua ação em pista. Se tivesse se classificado próximo ao companheiro de equipe, provavelmente Russell não teria uma corrida tão fácil como foi. Hamilton chegou a se aproximar do companheiro de equipe, quebrando os mais de 11 segundos que Russell conseguiu colocar em Max Verstappen.

A Mercedes foi a equipe que conseguiu contornar as adversidades de Las Vegas e extrair o máximo da pista fria. É muito interessante como o time consegue acertar tanto em alguns momentos, mas acaba ficando completamente apagada em algumas corridas em que a pista está mais quente.

Carlos Sain foi o terceiro colocado, depois de atacar seu companheiro de equipe, assim como Max Verstappen. A Ferrari não conseguiu se sair tão bem em Las Vegas como era o esperado, mas conseguiram colocar ao menos um carro no pódio.

Charles Leclerc não ficou satisfeito com o duelo interno travado com o seu companheiro de equipe. Apesar de ter feito uma excelente largada e até batalhar por uma segunda posição, fechou a passagem por Las Vegas na mesma posição que tinha largado.

Max Verstappen não correu riscos desnecessários. Até tentou buscar um pódio, mas aceito o ritmo das Ferraris e acabou recuando nas últimas voltas da prova. O holandês encerrou o evento de Las Vegas conquistando seu quarto título mundial, em um ano repleto de desafios para a Red Bull. O que fica marcado é realmente o quão Verstappen faz a diferença guiando o carro da equipe austríaca.

Lando Norris eliminou as chances de conquistar o título nesta prova. A McLaren ficou completamente apagada, o britânico não conseguiu fazer uma prova de destaque e precisou se contentar com o sexto lugar. Pensando no Mundial de Construtores, Norris foi buscar o ponto da volta mais rápida na corrida, para auxiliar o time.

Oscar Piastri também teve uma prova desafiadora, mas ficou com o sétimo lugar, com a finalização da prova.

A oitava posição foi de Nico Hülkenberg da Haas, acompanhado por Yuki Tsunoda da Racing Bulls, que fez uma prova muito forte em Las Vegas. Por fim, Sergio Pérez completou o Top-10, em mais uma prova desafiadora para o mexicano, marcado por pouca entrega.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana para a disputa do GP do Catar.

Saiba como foi o GP de Las Vegas

A Williams conseguiu realizar a reconstrução do carro de Franco Colapinto e o argentino obteve a liberação dos médicos para participar da prova. O piloto bateu forte no final do Q2, passando por um impacto de mais de 50G.

No entanto, foi necessário encaminhar Colapinto para largar do pit-lane, pois a Williams precisou modificar a configuração do seu carro.

Começaram com os pneus duros Sergio Pérez, Valtteri Bottas e Franco Colapinto. Apenas Fernando Alonso usou os pneus macios, enquanto os compostos médios foram a preferência da maior parte do pelotão.

Largada autorizada, Russell manteve a dianteira, enquanto Gasly foi atacado por Charles Leclerc, sendo superado pelo piloto da Ferrari.

Poucos metros depois, Leclerc já era o segundo colocado, por optar pelo traçado interno para ganhar duas posições. Mesmo sendo a primeira volta, os pilotos não evitaram os duelos. Sergio Pérez tentava avançar no pelotão, depois de ser superado por Fernando Alonso.

Com três voltas os dez primeiros eram: Russell, Leclerc, Sainz, Gasly, Verstappen, Norris, Tsunoda, Hülkenberg e Hamilton. Piastri foi superado pelo piloto da Haas, caindo para o nono lugar.

Verstappen não conseguia ultrapassar Gasly, mas pressionava o piloto da Alpine pela quarta posição. Neste início da corrida, os pilotos ainda permaneciam muito próximos, tentando usar o DRS para realizar os ataques. Apenas Gasly perdeu a chance de se defender das investidas de Verstappen, pois não estava tão próximo de Sainz.

Na quarta volta, Verstappen conseguiu a ultrapassagem. Na sequência, Leclerc e Russell se tocaram, com o piloto da Ferrari buscando o primeiro lugar.

Durante o início do quinto giro, Alonso se mandou para os boxes, substituindo os pneus macios, por compostos duros.

Piastri foi investigado por queima de largada, algumas voltas depois o piloto recebeu uma punição de cinco segundos, que foi cumprida quando o piloto fez a sua primeira parada nos boxes.

Com seis voltas, Leclerc, precisou recuar um pouco, enquanto Sainz manteve o companheiro de equipe na sua linha de ataque.

No sexto giro, Piastri era atacado por Hamilton, com o piloto da McLaren fazendo um excelente trabalho de defesa de posição.

Duas voltas depois, Leclerc foi ultrapassado por Sainz, na sequência o monegasco também foi superado por Verstappen, retornando para o quarto lugar. Hamilton, por sua vez resolveu o problema com Piastri e avançou no grid, com Hülk caindo para o décimo lugar. Na décima volta, o britânico da Mercedes também ganhou a posição de Tsunoda.

Foi neste momento da prova, que Leclerc, Albon e Stroll foram aos boxes. Na pista, Sainz duelou com Verstappen, mas foi superado pelo holandês. Pouco depois a Ferrari resolver chamar o espanhol aos boxes. Gasly, Tsunoda e Piastri acompanharam o piloto da Ferrari no pit-lane.

As paradas aconteciam cedo, por conta do desgaste elevado dos pneus. Verstappen também precisou fazer a sua troca dos compostos assim como os outros adversários, conseguindo retornar a frente de Sainz, para se manter com o segundo lugar quando o grid fosse reorganizado.

O grande problema foi que os pilotos voltaram no meio do tráfego, duelando com pilotos que estavam com pneus duros da largada, como foi o caso de Colapinto. Portanto, estes competidores não facilitavam muito a vida dos líderes, já que estavam em seus duelos particulares.

Com quinze voltas, os dez primeiros eram: Russell, Pérez, Verstappen, Sainz, Leclerc, Norris, Hamilton, Magnussen, Bottas e Tsunoda. Entre esses colocados, apenas Pérez, Magnussen e Bottas ainda estavam na pista com os pneus duros.

Gasly começou a sofrer com problemas no motor, com a unidade de potência. O piloto francês foi forçado a abandonar a corrida, depois de fazer um excelente trabalho na classificação. Como o Gasly conseguiu levar o carro aos boxes, o Safety Car não se fez necessário.


Verstappen conseguiu se livrar de Pérez e o mesmo aconteceu com Sainz e Leclerc, que superaram o piloto mexicano. Na volta 17, Hamilton também superou Pérez, assim como Norris que aproveitou o duelo a frente para conseguir a passagem.

Após perder muito desempenho, Pérez foi chamado aos boxes na volta 18, para fazer a parada obrigatória, instalado um jogo de pneus médios, diferente dos pneus duros usados pela maior parte do pelotão.

Albon avançou para o nono lugar, com a ultrapassagem em Alonso. O piloto da Williams largou na décima sétima posição e entrava na disputa por pontos.

A corrida estava bem movimentada, com alguns duelos acontecendo pela pista, por conta dos blocos que se formavam pelo pelotão.

Na liderança, Russell fazia uma corrida segura, colocando mais de 10 segundos de vantagem para Verstappen, com a corrida se aproximando da sua metade.

Os pilotos já começavam a sentir o desgaste dos pneus, pela parada extremamente precoce que eles realizaram no início da prova. O graning era realmente o que ditaria a corrida, podendo definir mais uma troca de pneus, algo que a Ferrari tinha ressaltado antes do início da prova.

Zhou Guanyu conseguiu a ultrapassagem em Alonso, para se tornar o décimo primeiro colocado. Na vigésima quinta volta, Alonso então foi aos boxes, para instalar um outro conjunto de pneus duros.

Com 26 voltas, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Sainz, Leclerc, Hamilton, Norris, Tsunoda, Hülk, Zhou e Pérez. Piastri realizou mais uma troca de pneus, enquanto Albon abandonou a prova com problemas no motor.

Hamilton não conseguia ultrapassar Leclerc. Enquanto Sainz solicitava a equipe mais uma parada, por conta dos pneus comprometidos. Na volta 28, Sainz deu passagem para Leclerc e indicava que iria aos boxes, mas abortou a entrada, ficando atras do companheiro de equipe. No entanto, Verstappen e Hamilton, fizeram a sua troca de pneus.

Na volta 29, Sainz então foi aos boxes, pois a Ferrari não estava preparada para receber o piloto, mesmo vendo a situação da corrida.

Hamilton permanecia virando volta rápida atrás de volta rápida, aproveitando os seus novos jogos e pneus duros para terminar a corrida.

Com 31 voltas, os dez primeiros eram: Russell, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Sainz, Hülkenberg, Norris, Pérez, Zhou e Piastri. Neste momento Norris fez a sua segunda troca de pneus, com Leclerc seguindo para o pit-lane na volta 32.

Na pista, Hamilton então superou Verstappen, para conseguir a segunda posição. Russell então fez a sua próxima troca de pneus, desta forma ainda tinha mais de 11 segundos de vantagem para o companheiro de equipe.

A corrida da Mercedes foi espetacular, principalmente com Hamilton que conseguiu se recuperar na corrida, após uma classificação ruim.

Na pista o duelo era bem intenso, pois estava refletindo no mundial de construtores. Tsunoda, Ocon e Hulkenberg em oitavo, nono e décimo respectivamente, tentavam angariar pontos para Racing Bulls, Alpine e Haas, que estão travando um duelo pelo sexto lugar no mundial de construtores.

Zhou infelizmente caiu para o décimo sexto lugar, com a segunda parada concluída.

Na volta 38, Pérez, Lawson e Magnussen dividiram curva lado a lado, mesmo com o duelo não valendo pontos. Pérez encontrou um espaço na parte interna para fazer a ultrapassagem.

Restando dez voltas para o final, a Ferrari buscava se aproximar de Verstappen, para ter a chance de colocar um dos carros no pódio.

Foi à volta 42, que Sainz concluiu a ultrapassagem, deixando Leclerc para brigar o holandês. Os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Sainz, Verstappen, Leclerc, Norris, Piastri, Tsunoda, Hulkenberg e Alonso.

A Ferrari, ainda estava presa no duelo com Verstappen. Enquanto na ponta, Hamilton conseguiu reduzir a diferença para Russell em 5 segundos.

Restando cinco voltas para o final, Alonso era ameaçado por Pérez, que buscava entrar na zona de pontuação.

No giro seguinte, Pérez assumiu o décimo lugar, enquanto Leclerc conseguiu se livrar de Verstappen, retomando o quarto lugar.

Zhou tentava ganhar algumas posições, superando Lawson e Stroll para ser o décimo quarto colocacado.

A McLaren então optou por parar Norris, para buscar a volta mais rápida, tirando esse ponto que seria de Hamilton.

Ao final do GP de Las Vegas, Russell conseguiu obter a sua segunda vitória na temporada 2024, fazendo uma corrida segura e sem problemas. Hamilton então foi segundo colocado após uma prova bem exigente, mas que demonstrou que a Mercedes tinha potencial para ter dominado a prova com os dois carros desde o início, enquanto Sainz fechou o pódio com o terceiro lugar.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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