Às vésperas do GP da Austrália, a McLaren confirmou a renovação de contrato de Oscar Piastri. O novo acordo de múltiplos anos, tem a expectativa de garantir o piloto ao menos até 2028 na equipe.
O piloto australiano se juntou ao time em 2023, quando a McLaren optou por realizar uma mudança interna e romper com Daniel Ricciardo. Vendo que Piastri estava disponível no grid, já que não tinha uma vaga confirmada na Alpine, os trâmites aconteceram, que levaram o multicampeão das categorias de base a defender o time de Woking. No mesmo ano, a equipe oficializou um contrato de múltiplos anos, garantindo que Piastri estivesse no time ao menos até 2026.
Sua rápida ascensão nas categorias de base impulsionou a contratação pela McLaren. Desfrutando desta melhor fase da equipe na Fórmula 1, Piastri venceu uma prova Sprint em sua temporada de estreia com a equipe, além de obter pódios nas provas do Japão e Catar.
No último ano, aos 23 anos, Piastri venceu a sua primeira corrida na Fórmula 1, com a performance no GP da Hungria. O australiano repetiu o feito no Azerbaijão, além de participar dos pódios de Mônaco, Áustria, Bélgica, Monza, Cingapura e Catar, além de uma vitória na Sprint do Catar.
Ainda em 2024, Piastri foi o único piloto do grid, a completar todas as voltas de corrida no campeonato. Ao final do ano, que rendeu a McLaren o título de Construtores, Piastri foi o quarto colocado no Campeonato de Pilotos.
A McLaren tem o objetivo de formar um time sólido e não deixar brechas para o mercado de pilotos, dando a oportunidade para que um time rival possa contratar os seus pilotos em um futuro próximo. O lema do time ao fazer a renovação de contrato com Zak Brown, Andrea Stella e Lando Norris, é uma forma de dar estabilidade e segurança para a equipe.
“É uma ótima sensação saber que faço parte da visão de longo prazo da McLaren. A equipe acreditou em mim quando assinamos em 2022, e a jornada que fizemos nas últimas duas temporadas para ajudar a McLaren a retornar ao topo do esporte foi incrível”, comentou Oscar Piastri sobre a renovação do seu contrato.
“Há tantas pessoas talentosas e especiais trabalhando na MTC que me ajudaram a me tornar um vencedor de corrida de Fórmula 1 bem no começo da minha carreira. Portanto, estou muito orgulhoso de continuar representando esta equipe lendária por muitos anos.
“Estou animado para lutar pelos GPs como piloto da McLaren e, depois das conquistas fantásticas do ano passado, fiquei ainda mais ansioso para permanecer na ponta.”
“É fantástico confirmar a extensão do Oscar com a McLaren. Ele não é apenas um piloto incrivelmente talentoso, mas sua ética de trabalho e ajuste cultural dentro da equipe fizeram com que fosse uma escolha óbvia estender seu tempo em Papaya”, afirmou o CEO da McLaren, Zak Brown.
“Temos a melhor formação de pilotos do grid e, nas últimas duas temporadas, vimos o quanto Oscar é um trunfo para a equipe, tanto dentro quanto fora da pista. Ele foi absolutamente fundamental para adicionar ao nosso legado com o Campeonato de Construtores de 2024 na temporada passada, então estamos todos animados para ver o que podemos fazer nos próximos anos, enquanto continuamos a lutar por Campeonatos Mundiais juntos.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.