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Kevin Siggy vence em Berlim e quebra sequência de Erhan Jajovski no Fórmula E: Accelerate

Kevin Siggy (BMW i Andretti Motorsport) conquistou uma vitória tranquila no Circuito do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na 3ª rodada da Fórmula E: Accelerate. Ele superou Frederik Rasmussen e Petar Brljak para quebrar a sequência de vitórias de Erhan Jajovski e diminuir a diferença na liderança da classificação, levando a disputa para a segunda metade da série.

O esloveno cumpriu sua promessa pré-evento de controlar melhor seus nervos e eliminar os erros de qualificação ao selar a pole position como parte do primeiro grupo de corredores na sessão.

Ele deixou Bono Huis (Mercedes-Benz EQ) e Frederik Rasmussen (DRAGON / PENSKE AUTOSPORT) para trás, assim como Erhan Jajovski (ROKiT Venturi Racing), que não só ficou sem a pole pela primeira vez, como largou apenas do nono lugar.

Após a largada, Siggy conseguiu se manter na liderança, abrindo meio segundo ainda na primeira volta.

Graham Carroll, da Envision Virgin Racing, era o quinto colocado tentando escapar do caos logo atrás dele. Lorenz Hoerzing (ROKiT Venturi Racing), Timea Bencsik (Envision Virgin Racing) e Marius Golombeck (TAGHeuer Porsche) – entre outros – se envolveram em um grande acidente na primeira curva.

Bom para Jajovski que ganhou três posições e teve que fazer o que ainda não tinha feito no Fórmula E: Accelerate: brigar por posições no meio do pelotão e tentar subir no grid em vez de abrir distância na liderança como ele estava acostumado a fazer.

Siggy foi o primeiro a ativar o Modo Ataque na volta 3. Com isso ele temporariamente perdeu a primeira posição para Rasmussen, mas a recuperou no meio da volta seguinte. 

Os dois abriram boa vantagem para Huis, Brljak e Carroll. Esse trio, por sua vez, andava bem próximo. Risto Kappet (NIO 333), Jajovski, Martin Stefanko (Jaguar Racing), Nikodem Wisniewski (DS TECHEETAH) e Manuel Biancolilla (Audi Sport ABT Schaeffler) completaram o top 10.

Com uma estratégia ousada, porém acertiva, Siggy passou novamente pela zona de ativação do Modo Ataque na volta 7 quando tinha 2,5 segundos de vantagem para Rasmussen. O piloto da Dragon não teve opção a não ser seguir o rival na tentativa de não perder ainda mais contato. 

Isso aconteceu antes mesmo que o grupo de trás tivesse sequer feito sua primeira ativação.

Bono Huis e seu Mercedes-Benz EQ Silver Arrow 02 precisaram se defender de todo jeito de Graham Carroll, que deixou Brljak para trás ao pegar o quarto lugar. Nesse momento, o então líder Jajovski era o sexto.

A vantagem de Siggy sobre Rasmussen se estendia para o nível de energia utilizável, além do tempo e da posição da pista. Após 10 minutos de corrida, o piloto da BMW parecia bem posicionado, especialmente porque o dinamarquês logo atrás teria que aprender com os erros de gerenciamento de energia ocorridos em Hong Kong na etapa anterior.

Enquanto isso, Biancolilla e Wisniewski se enfrentavam em uma batalha carrancuda pelo nono lugar. Melhor para Biancolilla que superou um “empurrão” depois do hairpin.

Marc Gassner (Nissan e.dams), Jakub Brzezinski (Jaguar Racing) e Jan von der Heyde (Nissan e.dams) formavam o trio que disputava o 11º lugar. Rumo aos cinco minutos finais, Gassner parecia ter conseguido se distanciar  desse bando antes de ser ultrapassado por Brzezinski, que iniciou sua manobra de forma limpa, por fora, na última curva para finalizar na curva 1.

Sob a liderança de Siggy, Rasmussen, Huis, Carroll, Brljak e Jajovski formavam o top quando entraram nos cinco minutos finais. 

Huis fez sua segunda ativação do Modo Ataque e continuava a se defender de Carroll. O piloto da Envision Virgin Racing estava determinado a conseguir o terceiro lugar, e ele precisava agir rápido, pois sua energia utilizável caía além da de seus adversários.

Carroll mergulhou por dentro na Curva 1 antes de concluir a manobra no hairpin.

Contudo, as investidas de Carroll acabaram sendo em vão. Tanto seu carro como o de Huis atingiram 0% de energia na abertura da volta final. Lentos na pista, os dois se arrastavam enquanto perdiam posições para os demais competidores. 

O infortúnio dos rivais não afetou a corrida de Siggy que permaneceu em primeiro até a linha de chegada para conquistar sua primeira vitória no Fórmula E: Accelerate. 

O esloveno demonstrou muita habilidade, inovou na estratégia do Modo de Ataque e criou a brecha que precisava para gerenciar o resto da corrida com conforto.

Rasmussen chegou em segundo com 1,3 segundos de distância para Siggy. O terceiro colocado acabou sendo Brljak, que terminou a cerca de nove segundos do líder.

O líder do campeonato, Jajovski, ficou com o quarto lugar. Sefanko, Kappet, Biancolilla, Wisniewski, Brzezinski e Gassner completaram o top 10.

“Isso foi incrível”, disse Siggy. “Eu estava esperando por isso desde as duas primeiras rodadas e finalmente fiz isso acontecer. Eu estava falando muito com meu engenheiro e isso me ajudou a manter a calma durante todo o tempo.

“Estava um pouco nervoso nas primeiras voltas, mas assim que vi Bono (Huis) alguns segundos para trás, fui para o Modo Ataque. Como estava cometendo erros nos testes, aprendi com isso e só perdi uma posição aqui quando passei pela zona de ativação. 

“Foi crucial passar por Frederik (Rasmussen) na Curva 1 – foi isso que me deu a vitória e me permitiu tirar uma diferença maior. Depois disso, era apenas sobre controlar a energia”, disse o vencedor após a corrida.

Jajovski tem uma vantagem de nove pontos sobre Siggy e ocupa a liderança da classificação com 68 pontos. A BMW i Andretti Motorsport, por sua vez, segue em primeiro lugar com 80 pontos, com a ROKiT Venturi Racing 12 de volta ao segundo lugar.

O Fórmula E: A Accelerate estará de volta em um mês com a etapa de Diriyah, depois que a Fórmula E realizar sua rodada dupla nas noites de 26 e 27 de fevereiro na Arábia Saudita. 

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