Em um ano com Ayao Komatsu atuando como chefe de equipe da Haas, a transformação é nítida. Para a temporada 2025, Gene Haas, proprietário do time, não precisará injetar dinheiro, pois pela primeira vez será atingido o teto orçamentário pelas conquistas obtidas no último ano.
As operações melhoraram, pois a equipe conseguiu conquistar no ano anterior a sétima posição no Mundial de Construtores, além da parceria comercial estabelecida cm a Toyota próximo do encerramento da temporada. O dinheiro vindo do prêmio é bem importante para equipes pequenas, como a Haas, assim como o dinheiro e auxílio de empresas que vão além do patrocínio – como é o caso da Toyota.
“Este ano é a primeira vez que, como empresa, Gene não precisa colocar seu próprio dinheiro. Não atingíamos o limite orçamentário, [mas] estamos atingindo este ano”, comentou Komatsu.
“Então, temos um desafio diferente de garantir que ficaremos dentro do teto orçamentário. É ótimo que finalmente chegamos aqui, mas em termos de mentalidade, é o mesmo com a engenharia de pista. Nós realmente tivemos que mudar a mentalidade de todos, o que é aceitável e o que temos que lutar para conseguir. É o mesmo com essa coisa de orçamento”, seguiu.
LEIA MAIS: Haas aposta na renovação da equipe de pista em busca de resultados superiores
Para a temporada 2025, a Haas terá como pilotos titulares o jovem Oliver Bearman, combinado com Esteban Ocon. Para a recepção desses competidores, o time realizou algumas mudanças internas, contratando novas pessoas e mudando alguns dos engenheiros que vão trabalhar com os competidores.
Laura Müller foi designada para atuar como engenheira de corrida de Ocon, enquanto Ronan O’Hare ficará com Bearman, substituindo Mark Slade e Gary Gannor que trabalharam com os pilotos anteriores.
Os engenheiros estarão sob o comando de Francesco Nenci, que assumirá a função de engenheiro-chefe de equipe, posição que estava vaga há anos na Haas. Mark Lowe por sua vez será diretor esportivo, enquanto Carine Cridelich (ex-Racing Bulls) será a chefe de estratégia.
Todas as alterações, são em busca de tornar a Haas mais competitiva. Se a equipe parecia acomodada no final do pelotão, como foi nos últimos anos, a mentalidade é diferente neste momento.
“Agora, temos que garantir a permanência dentro do teto orçamentário. Então, é uma mentalidade totalmente diferente. Mas se você quer ser competitivo, esse é o mínimo onde você deve estar”, disse Komatsu.
LEIA MAIS: Kevin Magnussen permanece com a Haas em 2025, assumindo novo papel
A parceria com a Toyota não é voltada apenas para o dinheiro, também permitirá que a Haas realize alguns testes que não podia anteriormente, por faltar infraestrutura. Com o auxílio da Toyota, a Haas também conseguirá o seu primeiro simulador interno. No ano passado a equipe ficou limitada nos testes, já que usava as instalações da Ferrari, mas com a temporada acontecendo, era inviável enviar funcionários para dar continuidade com as simulações.
Várias equipes do grid se beneficiam ao fazer testes TPC, usando carros de outras especificações, mas a Haas sempre esteve limitada neste quesito. Nestas avaliações, os times conseguem colocar jovens pilotos para realizar testes, colaborando para a coleta de dados e desenvolvimento da equipe.
“Então, finalmente parece estamos riscando algumas coisas – como começar a fazer o TPC (teste com carros antigos), estar no limite orçamentário e ser lucrativo. Com o dinheiro do prêmio do ano passado, dinheiro de patrocínio, etc., este ano, Gene não deverá colocar seu dinheiro. É a primeira vez”.
Por ser um time pequeno, a Haas tem estrutura compatível com um. São cerca de 320 funcionários, onde 20 deles vão começar a trabalhar em janeiro – equipes maiores tem o triplo de funcionários.
Na fábrica no Reino Unido, a estrutura é mais semelhante à de equipes da base, do que de um time de Fórmula 1. Portanto, a Haas sabe que ainda tem muito trabalho para ser feito nos próximos meses.
@oficialboletimdopaddock Pela primeira vez em 75 anos de Formula1, a categoria terá uma engenheira de corrida. Laura Müller desempenhará o papel na Haas, trabalhando com #EstebanOcon ao longo da temporada 2025! Essa escolha faz parte de um conjunto de mudanças internas realizadas pela equipe norte-americana. #F1noBP #F1 #f1tiktok
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.