Em busca de mais eficiência, a Haas fez uma alteração na equipe de pista para a temporada 2025 da Fórmula 1. O time norte-americano terá Esteban Ocon e Oliver Bearman como os seus pilotos, substituindo a dupla Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen.
Para receber esses novos pilotos, o chefe de equipe da Haas, Ayao Komatsu, optou por mudar as pessoas que vão trabalhar com os competidores. Bearman terá Ronan O’Hare como seu engenheiro, enquanto Ocon trabalhará com Laura Müller – a primeira mulher engenheira de corrida na Fórmula 1.
A Haas pretende apresentar um melhor rendimento em 2025, seguindo a crescente do final da temporada.
“Estou de olho na consistência. Terminamos em 7° ano passado. Na história da Haas ao longo dos anos, não acho que fomos competitivos nas temporadas de maneira semelhante. Para mim, o que foi encorajador no ano passado, foi nosso aumento de competitividade ao longo da temporada. Então, marcamos mais pontos no último trimestre do ano. Desde Monza, só perdemos um ponto no Brasil. Isso é encorajador”, comentou Ayao Komatsu.
Acompanhado dessas mudanças, a Haas contratou a sua primeira chefe de estratégia de corrida, Carine Cridelich se juntará ao time no dia 1° de março, deixando o cargo que ocupava na Racing Bulls.
O ex-engenheiro da Toyota, Sauber e Marussia, Francesco Nenci também faz parte do quadro de funcionários da Haas. Ele se juntou ao time em janeiro, como engenheiro chefe de corrida, função que era atribuída a Komatsu, antes de se tornar chefe de equipe da Haas, com a saída de Günther Steiner.
Mark Lowe foi nomeado o primeiro diretor esportivo da Haas, substituindo Peter Crolla, que deixou o cargo recentemente.
Andrea De Zordo, Tom Coupland e Jonathan Heal, permanecem como diretor técnico, chefe e vice-projetista, respectivamente.
“O que foi alterado, foi a equipe de pista. É uma mudança enorme, mas senti que essa foi uma das áreas mais fracas no ano passado. Quanto mais e mais o carro se tornava competitivo, mais exposto ficava. Deixamos muitos pontos passarem com as operações de pista. Pois isso, realmente precisávamos dar um passo à frente nesse quesito”, comentou Komatsu.
Foram várias mudanças acontecendo de uma só vez, mas o chefe de equipe notou que esse era o momento adequado, especialmente considerando que novas regras serão introduzidas em 2026.
“Senti que tínhamos que fazer isso em algum momento”, disse ele. “Então, quando é o momento certo? Nunca é o momento certo. Mas decidimos que preferíamos fazer isso este ano do que em 26 com os carros de nova geração completos. Então, pelo menos o regulamento, os regulamentos técnicos são estáveis. O que estamos lidando em termos esportivos é estável.
“O influxo dessas pessoas novas chegando. Sim, sem dúvida não vai ser fácil, mas senti que tínhamos que fazer isso em algum momento. Não podemos continuar adiando.”
O chefe de equipe da Haas também informou que a equipe terá um novo monocoque em 2025, em vez de seguir com as especificações de 2024, a fim de superar as “limitações” que tiveram na temporada anterior. Também contarão com uma nova suspensão traseira e caixa de câmbio, embora a suspensão dianteira seja mantida.
@oficialboletimdopaddock Pela primeira vez em 75 anos de Formula1, a categoria terá uma engenheira de corrida. Laura Müller desempenhará o papel na Haas, trabalhando com #EstebanOcon ao longo da temporada 2025! Essa escolha faz parte de um conjunto de mudanças internas realizadas pela equipe norte-americana. #F1noBP #F1 #f1tiktok
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