O e-Prix da Arábia Saudita mudou de destino para ser disputado em Jeddah. A primeira corrida da Fórmula E neste traçado foi bem alucinante, com várias trocas de posição. Max Günther soube gerenciar toda a sua corrida, depois de conseguir a pole fez o possível para reverter o resultado em uma vitória com a DS Penske.
Oliver Rowland liderou parte da corrida, mas por ter a pista livre por mais tempo, pagou o preço no final da prova, já que tinha pouca energia disponível para fazer a defesa da posição. Günther se aproximou vertiginosamente do adversário nos últimos giros, deixando para mergulhar para a liderança, na última chicane do circuito.
O alemão conseguiu converter a pole em vitória, depois de uma corrida marcada pelas estratégias. Os pilotos e equipes tiveram que, pela primeira vez, lidar com uma parada obrigatória nos boxes, por conta da introdução do pit-boost.
O sistema também ajudou a movimentar a prova, pois as equipes tiveram que fazer diferentes escolhas para lidar com a dinâmica da prova, já que não é possível parar dois pilotos de uma mesma equipe para cumprir o pit-stop.
Se as provas da categoria já têm a fama de serem movimentadas, com esse sistema, abre um leque maior de possibilidades.
A prova também foi marcada pelo duelo travado entre Taylor Barnard (McLaren), Nyck de Vries (Mahindra) e Jake Hughes. Os três competidores travaram um duelo intenso pelo terceiro lugar, mas o jovem piloto da McLaren fez a ultrapassagem decisiva para faturar o pódio.
A Fórmula E retorna neste sábado para a conclusão da etapa em Jeddah, com a segunda corrida do fim de semana sendo disputada às 14h05 pelo horário de Brasília. Uma nova classificação acontecerá às 09h20, com Günther tendo a oportunidade de buscar uma segunda pole.
Saiba como foi o e-Prix de Jeddah
Max Günther e Pascal Wehrlein disputaram a pole, mas o piloto da DS Penske levou a melhor no duelo.
Após a realização da classificação, Zane Maloney e Lucas di Grassi foram punidos com a perda de 20 posições no grid, por conta da quebra do selo de seus respectivos MGUs, depois que a Lola Yamaha ABT solicitou a permissão para realizar verificações e resolver um problema técnico identificado na corrida 2.
How we line-up for the first-ever #JeddahEPrix 🇸🇦 ⚡️ pic.twitter.com/Gy7tA0trjf
— Formula E (@FIAFormulaE) February 14, 2025
Os pilotos se prepararam para o duelo desta sexta-feira, correndo pela primeira vez neste circuito. O traçado é parte da pista usada pela Fórmula 1 na sua disputa do GP da Arábia Saudita.
A prova marca a estria do pit-boost, sistema de recarregamento rápido, que permitirá os pilotos contarem com mais potência em um trecho da prova. Depois de diversos testes, essa é a primeira vez que o sistema será usado em competição.
Com a largada autorizada, Günther se manteve na dianteira, fazendo a defesa de Wehrlein, que se viu em duelo com Rowland e Barnard. Metros depois, o piloto alemão da Porsche caiu para a quarta posição.
Sam Bird que largou no meio do pelotão e se envolveu em um incidente. O piloto da McLaren viu o mundo ao contrário, precisando esperar o pelotão passar por ele, para reposicionar o carro no traçado.
Wehrlein e Mitch Evans tinham se tocado no início da prova, o carro do neozelandês ficou com a dianteira danificada. O piloto alemão precisou recorrer aos boxes.
Nightmare start for Evans 😫
He collides with Pascal Wehrlein giving the Porsche driver a puncture. #JeddahEPrix pic.twitter.com/MHp3zfjR77
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Também foram para o pit, Di Grassi, Maloney e Müller. O piloto da Andretti foi acertado metros depois da largada, danificando o carro e na sequência foi necessário abandonar a prova.
Nico Mueller is out of the #JeddahEPrix ❌ pic.twitter.com/yrk9CB0wZB
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Além do pit-boost, o Modo Ataque também estão presentes nessa prova, colaborando para movimentar ainda mais as estratégias da corrida. A recarga rápida precisará ser usada quando o nível da bateria estiver entre 60% e 40%.
Com cinco voltas, os dez primeiros eram: Günther, Rowland, Barnard, De Vries, Hughes, Ticktum, Cassidy, Da Costa e Evans. Alguns duelos aconteciam pelo traçado, Barnard era atacado por Rowland, que tentava buscar o piloto da McLaren. Foi também nesse giro que a direção de imagens identificou que existia uma quebra da asa traseira do carro de Da Costa.
No giro seguinte, Evans se lançou aos boxes, pois o carro estava com parte da asa dianteira se soltando, portanto, era necessário fazer o reparo, para ele retornar ao traçado. No entanto, a corrida do neozelandês ficava comprometida.
Foi no sétimo giro que o Safety Car pintou em pista, por conta de peças de carros que estavam pelo traçado. Se o pelotão já estava embolado, esse momento de neutralização colaborou para unir o grupo mais uma vez.
Os dez primeiros eram: Günther, Rowland, Barnard, De Vries, Hughes, Vergene, Ticktum, Da Costa, Cassidy e Nato. Nenhum dos pilotos tinha acionado o modo ataque, esperando a corrida avançar um pouco mais.
A prova retomou o ritmo normal durante o oitavo giro, com Günther ainda preservando a primeira posição. Rowland e Barnard faziam o trabalho de ataque.
Na décima volta, De Vries, fez a manobra para saltar ao terceiro lugar. Hüghes e Barnard se tocaram, mas o piloto da Maserati levou a melhor, avançando para o quarto lugar. Na sequência, Nato foi punido com um drive through, por uma infração técnica, desta forma o piloto da Nissan deixou o décimo lugar para cumprir a punição.
Dennis foi o primeiro piloto a ativar o Modo Ataque, nesta etapa foram 8 minutos de utilização, podendo ser trabalhado em duas ativações de 4 minutos cada, como o escolhido pelo time do britânico.
Na volta 14, Rowland também fez o acionamento do Modo Ataque. Vários pilotos já estavam entrando na janela de paradas. Mergulharam aos boxes, Hugues, Barnard e Da Costa foram logo cumprir o pit-boost, enquanto na pista os duelos eram intensificados.
A Fórmula E aproveitou a estreia do pit-boost para introduzir novos gráficos, para facilitar a identificação da utilização dos diferentes sistemas que fazem parte da prova.
Na volta 17, uma leva entre os primeiros colocados, acabavam de trabalhar a sua primeira ativação de Modo Ataque.
The first PIT BOOST has been taken 🙌
How will it play out at the #JeddahEPrix? pic.twitter.com/DMLn3Z8sIb
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De Vries e Barnard duelavam pela décima quarta posição, com o piloto da McLaren levando a melhor em uma manobra arriscada para superar os adversários.
O grid se movimentava por conta das paradas nos boxes, combinados a utilização do Modo Ataque.
Quando a prova chegou na vigésima volta, os dez primeiros eram: Rowland, Hughes, Barnard, De Vries, Vergne, Da Costa, Dennis, Günther, Vandoorne e Cassidy.
Com 22 voltas, Buemi e Bird eram os únicos pilotos que já tinham eliminado a utilização do Modo Ataque, o restante do pelotão ainda contava com mais alguns minutos de potência extra.
Rowland administrava a liderança da prova com mais de 3s8 de vantagem para De Vries. Barnard por sua vez, era instruído para atacar Hughes e buscar a recuperação do pódio.
No giro 26, De Vries e Günther se lançaram juntos para obter a nova ativação de Modo Ataque. Permitindo que Rowland conseguisse ampliar ainda mais a distância para os adversários, antes de fazer a sua última ativação.
Instantes depois, os sete primeiros colocados, estavam todos com o Modo Ataque ativado, na tentativa de manter o duelo entre eles mantido até o final. Rowland liderava, Günther era o segundo colocado, seguido por De Vries, Barnard, Mortara, Hughes, Dennis, Vergne, Da Costa e Bird.
Os últimos instantes eram de uma prova eletrizante, Com Günther se aproximando vertiginosamente de Rowland. Barnard por sua vez, concluiu a ultrapassagem na antepenúltima volta para faturar a terceira posição.
Quando Rowland abriu a última volta, o piloto estava nos últimos respiros da bateria, enquanto precisava controlar a prova na ponta dos dedos, fazendo o máximo para recuperar um pouco de energia e não ficar pelo caminho.
O piloto da Nissan perdeu a liderança da corrida na última chicane do circuito, conseguindo reverter a pole em vitória em Jeddah. Barnard se defendeu de De Vries, para ficar com a terceira posição. Apesar da corrida atrapalhada no início da prova, Sam Bird ficou com o oitavo lugar, recuperando posições importantes por conta de uma corrida extremamente movimentada.
LAST CORNER DIVE FOR THE WIN 🤩 😱
What race debut we have had in Jeddah! #JeddahEPrix pic.twitter.com/lrnOafmOVK
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