A Fórmula 1 renovou mais uma vez o contrato com o GP da Bélgica. A prova permanecerá no calendário ao menos até 2031, no entanto, a prova passará por um sistema de rodízio.
A renovação ocorre após o Circuito de Spa-Francorchamps ter passado por uma reforma significativa, que adicionou duas novas arquibancadas, aumentando a capacidade de público em 10 mil pessoas, além de mudanças para melhorar a segurança dos competidores.
O circuito ainda oferece para a categoria um grande desafio, sendo um dos traçados tradicionais no calendário. Spa é formada por longas retas, curvas rápidas e desafiadoras, incluindo uma das seções de pista mais famosa do mundo, onde os pilotos desbravam a Eau Rouge e Raidillon, depois a reta Kemmel.
Embora exista um conflito, entre as provas na Bélgica e na Holanda, a prova em Spa conseguiu atrair 380 mil fãs durante o fim de semana de 2024. Desta forma será implementado um sistema de rodízio, o novo contrato é válido para provas em 2026, 2027, 2029 e 2031, desta forma e 2028 e 2030 a prova em Spa não será disputada.
O último no de contrato da prova era 2025, com os organizadores do evento tentando uma renovação de cinco anos. Com o interesse da corrida de permanecer no calendário, será então implementado o sistema de rodízio.
BREAKING: We’ve agreed a multi-year extension with the iconic Circuit de Spa-Francorchamps that will see the #BelgianGP on the calendar in 2026, 2027, 2029 and 2031! 🇧🇪#F1 pic.twitter.com/IPexBCYzEc
— Formula 1 (@F1) January 8, 2025
A pista foi construída em 1921, sendo um dos circuitos que fez parte do calendário da Fórmula 1 desde o começo da categoria. Até o momento foi palco para 57 GPs. São percorridos pelos pilotos 7.004 km, sendo o traçado mais longo do calendário, onde vários pilotos prestigiados já venceram.
“O Grande Prêmio da Bélgica foi uma das corridas que formaram nosso primeiro campeonato em 1950, então, ao iniciarmos o nosso 75º aniversário, é apropriado que possamos compartilhar a notícia desta importante extensão. Spa-Francorchamps é muito elogiado por pilotos e fãs como uma das melhores pistas de corrida do mundo e já foi palco de alguns momentos incríveis ao longo de suas muitas temporadas na Fórmula 1. Nos últimos anos, passou por um trabalho significativo para melhorar as instalações e a experiência geral dos fãs, e gostaria de prestar homenagem ao promotor e ao Governo da Valônia por sua dedicação e apoio apaixonado à Fórmula 1 na Bélgica”, comentou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
O GP da Bélgica de 2025 está programado para acontecer entre os dias 25 e 27 de julho, marcando o retorno do formato sprint na pista.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.