O piloto brasileiro Hélio Castroneves, quatro vezes vencedor da Indy 500 e tricampeão da Rolex 24 at Daytona, está prestes a adicionar mais um marco à sua carreira: sua estreia na NASCAR. A Trackhouse Racing anunciou que Castroneves fará parte do PROJECT91 da equipe e competirá na Daytona 500, no dia 16 de fevereiro de 2025, pilotando o Chevrolet nº 91 com as cores da Wendy’s.
A prova tradicional da Nascar, marca o início da temporada da categoria. O brasileiro buscará um feito histórico ao tentar se juntar a Mario Andretti e AJ Foyt como os únicos pilotos a vencerem tanto a Daytona 500 quanto a Indy 500. A experiência é um grande marco para aquele que é um dos sócios da Mayer Shank Racing na Indy e deve competir mais uma vez a Indy 500.
“Nunca nos meus sonhos mais loucos pensei que entraria em uma corrida da NASCAR e certamente não na Daytona 500 com uma equipe como a Trackhouse Racing”, disse Castroneves. “Esta é uma oportunidade que ninguém em sã consciência poderia recusar. Sou muito grato à Wendy’s por me permitir defender suas cores, Justin Marks [dono da Trackhouse] e todos os que fizeram isso acontecer. Gostaria que a corrida fosse amanhã!“.
PROJECT91: unindo talentos internacionais à NASCAR
O PROJECT91 foi criado em 2022 por Justin Marks, proprietário da Trackhouse Racing, para atrair pilotos renomados de categorias internacionais à NASCAR. Castroneves será o quinto piloto a integrar o programa, que já contou com Kimi Räikkönen que correu em Watkins Glen e no Circuito das Américas em Austin, Texas em 2022, além de Shane van Gisbergen, este último vencendo na estreia em Chicago em 2023.
Castroneves reconhece os desafios, mas está confiante no apoio da equipe. “Sei o quanto isso será um desafio, mas também sei o tipo de pessoas e equipe que a Trackhouse Racing trará para esse esforço”, avaliou. “Mal posso esperar para chegar à loja da Trackhouse Race na Carolina do Norte para conhecer todos e me preparar para Daytona. Há muito que preciso aprender e estou pronto para começar.”
Darian Grubb, campeão da NASCAR Cup Series com Tony Stewart em 2011, será o chefe de equipe do Chevrolet nº 91, enquanto Castroneves correrá ao lado de Daniel Suárez, Ross Chastain e Shane van Gisbergen.
Trackhouse Racing: inovação e alcance global
Fundada em 2020, a Trackhouse Racing busca transcender o esporte a motor, criando uma marca global. A equipe conta com o apoio do astro internacional Pitbull, que contribuiu para expandir a presença da organização na cultura pop. A Trackhouse já possui um histórico sólido, conquistando vitórias e expandindo seu alcance para três carros na temporada 2025.
Hélio Castroneves construiu uma carreira notável, incluindo quatro vitórias na Indy 500 (2001, 2002, 2009 e 2021), três triunfos consecutivos na Rolex 24 at Daytona (2021-2023) e o título geral da IMSA em 2020 com o Team Penske. Além de sua experiência em monopostos, ele também competiu em categorias como Stock Car e Mil Milhas no Brasil, além da Supercars na Austrália.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.