O calor intenso e o tempo seco em Suzuka vêm sendo um desafio extra para as equipes durante o fim de semana do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. No entanto, não foram apenas os pilotos que enfrentaram dificuldades na sexta-feira. Durante o Treino Livre 2, dois focos de incêndio surgiram inesperadamente no gramado ao redor da pista, interrompendo a sessão e provocando preocupação nos bastidores.
Embora inusitada, a situação não é inédita no circuito japonês, especialmente em dias de altas temperaturas. A combinação de faíscas geradas pelos carros, por conta do contato do assoalho com o asfalto, mais a vegetação seca criaram o cenário ideal para que os incêndios ocorressem de forma repentina.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reagiu rapidamente, emitindo uma nota oficial garantindo que medidas estão sendo tomadas para evitar que o problema se repita ao longo do fim de semana.
“Enquanto continuamos a investigar os incêndios que ocorreram durante o TL2, nosso foco antes de amanhã será tomar medidas preventivas. A grama foi cortada o mais curta possível, e a grama solta e seca foi removida das áreas afetadas,” informou o comunicado da entidade.
Para o sábado, quando ocorre o TL3 e a classificação, a FIA anunciou ações adicionais:
“Antes das sessões de amanhã, a grama será umedecida e equipes de resposta específicas serão posicionadas ao redor da pista.”
No GP da China do ano passado, a preocupação também surgiu, quando a única sessão de treino livre – em decorrência da Sprint – foi afetada por focos de incêndio na grama. A decisão tomada para evitar problemas foi semelhante à do GP do Japão deste ano.
As fortes rajadas de vento em Suzuka também contribuíram para que o incêndio se espalhasse mais rapidamente. A previsão do tempo deve mudar até o fim do evento, pois a chuva é esperada para a corrida do domingo.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.