A FIA confirmou que não concederá a superlicença à Colton Herta, o piloto não cumpre os atuais requisitos para obtê-la.
Com o sistema atual da FIA, apenas pilotos que contam com 40 pontos ou mais podem solicitar a superlicença, Herta fica de fora, pois atualmente conta com apenas 32 pontos e está abaixo da marca para cumprir o requisito.
A AlphaTauri tinha considerado auxiliar o piloto para que ele conquistasse os pontos necessários, mas a FIA não tinha mecanismos para viabilizar isso. A Red Bull queria adicionar o piloto norte-americano ao seu quadro de competidores, mas por conta da burocracia envolvida, já estava deixando a ideia de lado.
Na semana passada Helmut Marko comentou sobre a situação, comunicando que a Red Bull estava desistindo de ter Herta na equipe.
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“A FIA confirma que a investigação foi feita através dos canais apropriados que levaram a FIA a confirmar que o piloto Colton Herta não tem o número de pontos necessários para obter uma superlicença”, afirmou a FIA em comunicado.
“A FIA revisa continuamente o regulamento e os procedimentos, inclusive no que diz respeito à elegibilidade de superlicenças, sendo os principais fatores considerados em relação a esse tópico a segurança, experiência e o desempenho no contexto da via.”
A ideia de contratar Colton Herta, surgiu como uma possibilidade para liberar Pierre Gasly, por conta de todas as movimentações inesperadas que tivemos no grid de pilotos. A permanência do francês foi confirmada pela AlphaTauri em julho, enquanto Yuki Tsunoda teve o seu contrato renovado nesta semana, porém, mas com a contratação de Herta, seria possível viabilizar a ida de Gasly para a Alpine.
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A aquisição da superlicença levou alguns pilotos da Indy Car tecerem comentários negativos sobre o sistema da FIA e também foram um motivo para afirmar que a Fórmula 1 não deseja os pilotos dessa categoria correndo com eles.
And for those who want to say that @ColtonHerta didn’t “earn” the right. You’re off base. He’s as talented if not more than the rest. He’s a proven winner. He came to the top, and has done exceptionally well. F1 has had ride buyers for years who don’t hold a candle to CH. FACTS! https://t.co/9RpJ62nKIq
— Graham Rahal (@GrahamRahal) September 16, 2022
O sistema para a conquista da superlicença foi uma forma que a FIA encontrou para valorizar os pilotos que participam das categorias de base em direção a F1, mas que atualmente se tornou alvo de questionamentos e algumas mudanças estão sendo propostas.
Herta é um piloto que venceu sete corridas na Indy, além disso foi o terceiro colocado no campeonato de 2020 e o quinto na temporada passada. Atualmente apenas o Campeão da Indy recebe os 40 pontos necessários para guiar na Fórmula 1 e esse foi um dos motivos que levou Alex Palou ser cogitado na F1.
Os pilotos que terminam em outras posições do campeonato na Indy, não recebem pontuações para a superlicença sequer semelhantes as recebidas pelos pilotos da Fórmula 2, tornando muito mais difícil a obtenção dela.