ColunistasFórmula 1Post

Alfa Romeo renova contrato com Zhou Guanyu para a temporada 2023 da F1

Após a temporada de estreia, Alfa Romeo opta pela renovação do contrato com Guanyu, desta forma o piloto defenderá o time para o próximo ano

Nesta terça-feira (27) a Alfa Romeo confirmou a renovação do contrato de Zhou Guanyu, o piloto permanecerá com o time por mais uma temporada. A equipe tinha informado com antecedência um anúncio para este dia, fomentando até mesmo a possibilidade de ser a parceria com a Audi.

Mesmo com todas as movimentações que aconteceram no grid nos últimos meses, Zhou era um dos poucos pilotos cotados para permanecer com a sua vaga. No início de setembro o piloto falou que estava conversando com a equipe para a extensão do seu contrato e que algo seria definido até o final do mês.

Zhou Guanyu foi contratado ao final de 2021, com o intuito de substituir Antonio Giovinazzi na Alfa Romeo, quando a equipe estava tentando se distanciar da Ferrari e ter a autonomia de definir os seus dois competidores para o próximo ano. O piloto chegou à Fórmula 1 depois de disputar três temporadas na Fórmula 2 e concorrer ao título em 2021. Guanyu era membro da Academia de Pilotos da Alpine, mas como não existia a possibilidade de guiar pelo time francês, conseguiu fechar um acordo e se estabelecer na Alfa Romeo.

O piloto tem impressionado com a sua condução e adaptação ao time e a categoria. Zhou começou a temporada 2022 conquistando os seus primeiros pontos na F1, depois de terminar o GP do Bahrein na décima posição. Voltou a pontuar no GP do Canadá, com um oitavo lugar, além do décimo lugar conquistado durante o GP da Itália, pressionando Nyck De Vries no final da prova, em busca de uma posição melhor na corrida.

Em seu ano de estreia, a Alfa Romeo construiu um carro mais competitivo, mas a dupla de pilotos tem enfrentado diversos problemas e levou a dupla a não completar algumas etapas.

“Estou feliz e sou grato à Alfa Romeo pela oportunidade de fazer parte da equipe por mais uma temporada. Chegar à Fórmula 1 foi um sonho que se tornou realidade e a sensação de competir pela primeira vez em uma corrida viverá comigo para sempre. A equipe tem me dado um apoio incrível, me acolhendo desde o primeiro dia e me ajudando na adaptação da categoria mais complexa do mundo do automobilismo”, disse Zhou Guanyu após o anúncio da Alfa Romeo.

“Há mais que quero alcançar neste esporte e com a equipe e o trabalho duro que fizemos desde o início do ano, é apenas o primeiro passo para onde queremos estar na próxima temporada. Existe ainda muito o que aprender, muito para desenvolver, mas estou confiante em nosso trabalho e ansioso pelo próximo capítulo de nossa história juntos”, seguiu o piloto.

Zhou fez história na Fórmula 1 sendo o primeiro piloto chinês a competir na F1. O competidor tem contribuído com o time e ajudou no avanço do programa de simuladores. Permanecendo com o time, provavelmente o piloto terá a oportunidade de correr em casa no próximo ano.

Para realizar a renovação do contrato de Zhou, o chefe de equipe da Alfa Romeo, Frédéric Vasseur, não estava analisando ações isoladas do piloto, mas um conjunto de fatores, como a sua comunicação com o time e as habilidades desenvolvidas. Este é apenas o primeiro ano do piloto e ele tem muito potencial para evoluir.

“Estou ansioso para continuar trabalhando com Zhou. Desde o primeiro dia com a equipe de testes no ano passado, ele me impressionou com a sua abordagem no trabalho e isso é sempre uma característica muito positiva. Sabíamos que ele era rápido, mas a maneira como ele se adaptou à Fórmula 1 em tão pouco tempo foi uma das melhores surpresas da nossa temporada”, afirma Vasseur.

“Ele é um cara muito legal, todos na equipe gostam de sua personalidade e atitude. Ele teve a humildade de fazer perguntas e aprender, tanto com os engenheiros quanto com Valtteri, e a inteligência para aplicar todas as informações que obteve para melhorar corrida após corrida. Ele terá essa experiência para contar na próxima temporada e tenho certeza de que dará mais um passo à frente à medida que continuamos a expandir nossa equipe”, finalizou o chefe de equipe da Alfa Romeo.

Acreditava-se que a Alfa Romeo e Sauber teriam um problema neste ano, por conta de Théo Pourchaire, com a possibilidade de o piloto conquistar o título na F2 e o time ficar dividido com a formação do próximo ano, pois o jovem francês faz parte da academia da Sauber. Pourchaire batalhou com Felipe Drugovich pelo título da Fórmula 2, mas cometeu vários erros, principalmente na rodada tripla composta pelo GP da Bélgica, Holanda e Itália, com o brasileiro definindo o título em Monza. Com os erros, ficou claro que Pourchaire não poderia assumir uma vaga na Fórmula 1, não sendo promovido pelo time neste ano.

Atualmente Zhou é o décimo sétimo colocado na tabela de pontos, somando seis pontos, contra 46 conquistados por Valtteri Bottas. A Alfa Romeo aparece como sexta colocada nos Construtores e é mais uma das equipes do grid a definir a sua dupla de pilotos para 2023.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo