ColunistasDestaquesFórmula 1Post

F1 define locais para a realização das provas Sprint em 2023

São Paulo receberá pela terceira vez o formato Sprint, a categoria segue apostando em Interlagos por conta do bom resultado

Nesta quarta-feira (07) a Fórmula 1 revelou as seis localidades que vão receber a prova Sprint em 2023.

Após dois anos realizando três provas Sprint em cada um dos calendários, a F1 contará no próximo ano com seis eventos Sprint. A prova de 100 km que acontece no sábado e define o grid de largada da corrida principal que será disputada no domingo. Desta forma a classificação é movida para a sexta-feira.

Os GPs do Azerbaijão (Baku), Áustria (Red Bull Ring), Bélgica (Spa-Francorchamp), Catar (Circuito de Losail), Estados Unidos (Circuito das Américas) e São Paulo (Interlagos) foram selecionados para a disputa da Sprint.

Apenas Interlagos segue pelo terceiro ano seguido recebendo a Sprint, o país passou pelo teste em 2021 quando a novidade surgiu no calendário da categoria, foi disputado mais uma vez em 2022 sendo um sucesso e mais uma vez receberá o formato em 2023. O Red Bull Ring por sua vez, terá a oportunidade de sediar mais uma prova Sprint depois de ter abrigado o formato nesta temporada.

A Fórmula 1 aposta na Sprint e sempre diz que a escolha é um sucesso na categoria, ainda que vários fãs achem a Sprint pouco atrativa em alguns circuitos. A intensão é aumentar a disputa na pista e tornar o fim de semana da F1 mais agitado para o público. Vários promotores que recebem a categoria gostariam de avaliar o formato em suas pistas.

“Vimos uma reação extremamente positiva aos eventos Sprint durante os primeiros dois anos de sua realização e mal podemos esperar para trazer ainda mais ação aos fãs com seis eventos no próximo ano, incluindo nossa primeira Sprint nos Estados Unidos”, disse Stefano Domenicali.

“A introdução da F1 Sprint criou um fim de semana de corrida que inclui três dias de ação competitiva e traz mais entretenimento para os fãs do esporte, bem com valor adicional para as principais partes interessadas, incluindo equipes, emissoras, parceiros e hospedagem local”, afirma Domenicali.

O formato do fim de semana da Sprint não sofrerá alterações para 2023, mas a categoria ainda está estudando uma forma de melhorar a competitividade. As equipes gostariam de uma alteração nas regras do sistema de parque fechado para que as equipes possam fazer mais mudanças depois da classificação.

A Sprint como definição do grid da corrida principal no domingo é um mecanismo interessante, mas a F1 poderia pensar na Sprint como um evento único, talvez deixando os times um pouco mais livres para brigar na pista, não se preocupando exatamente com a posição de largada no domingo. A categoria também estuda a possibilidade de alterar a pontuação.

O TL2 realizado no sábado serve para as equipes coletarem dados com os carros de tanque cheio, além de ser uma atividade que serve de entretenimento para os fãs que estão no autódromo, mas é algo que também pode ser alterado nos próximos anos.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo