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Em atividade voltada para os testes e verificações, Red Bull lidera com Max Verstappen

Os pilotos se dividiram na coleta de dados para as suas equipes. Foram avaliadas as novas peças, além dos compostos disponíveis para o fim de semana

Nesta sexta-feira (02) os pilotos invadiram o Circuito de Barcelona-Catalunha para uma porção de testes e avaliações. Com uma atividade que tem a duração de apenas uma hora, os times chegaram com uma lista de verificações e dividiram os seus pilotos na coleta de dados. Depois de uma sequência de corridas de rua presentes neste começo de campeonato, a Fórmula 1 tem o prazer de guiar em um autódromo.

A sessão foi bem movimentada, com os pilotos avaliando principalmente os pneus macios e médios, dando uma pequena chance aos pneus de teste, para conhecê-los melhor. A durabilidade dos compostos em um traçado abrasivo, ganharam um destaque na atenção dos times, que por sua vez precisam estabelecer as estratégias para o restante do fim de semana.

Max Verstappen encerrou a atividade na liderança, depois de anotar 1m14s606, com os pneus macios. Os pilotos ficaram focados a realização de stints mais longos, para obter os dados necessários para as equipes.

Sergio Pérez que ocupou o segundo lugar, ficou separado por 0s768 do companheiro de equipe. A tabela de tempos ficou bem variada, por conta da necessidade de fazer a coleta de dados e as verificações que os times tinham estipulado. A pista ficou cheia em boa parte da atividade, com os competidores aproveitando ao máximo a oportunidade de completar voltas no traçado.

Esteban Ocon que faturou o seu primeiro pódio da temporada 2023, foi o terceiro colocado com a Alpine, enquanto Nyck De Vries era o quarto colocado, seguido de perto por Pierre Gasly. Os tempos foram obtidos com os pneus macios. Ao final da atividade, Fernando Alonso saltou para o sexto lugar com 1m15s547.

Kevin Magnussen surgiu com a Haas na sétima posição, enquanto Charles Leclerc foi o oitavo e Carlos Sainz o nono, enquanto George Russell completou o top-10.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.

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Os pilotos invadiram o traçado de Barcelona para realizar as suas primeiras avaliações. Nesta manhã, Fernando Alonso e Carlos Sainz estavam com as novas peças para a verificação de seu comportamento no carro, enquanto a Mercedes fez atualizações nos dois carros.

Alonso carregava em seu carro os aeroracks para começar as verificações referentes ao comportamento do ar em seu equipamento. No carro de Sainz era possível observar o flow-vis na lateral direita do assoalho, ponto que a Ferrari também realizou mudanças. A Ferrari estava com uma alteração visível na carenagem superior do carro, remodelando o formato de banheira usado pela equipe italiana.

A temperatura na pista estava na casa dos 42°C, com 25°C no ambiente. A Pirelli forneceu dois jogos extras de pneus duros para as verificações dos pilotos. Esse tipo de pneu começará a ser usado a partir de Silverstone. Os outros pneus disponíveis para o fim de semana são: C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio).

Pneus que serão usados durante o GP da Espanha – Foto: Ale Ranieri / BP

Rapidamente os primeiros tempos começaram a surgir, Max Verstappen assumiu a liderança ao anotar 1m17s425; no carro do holandês estavam instalados os pneus de teste. Apenas Lewis Hamilton, George Russell e Alexander Albon, usavam os pneus médios. Nico Hülkenberg tinha os pneus macios instalados em seu composto.

Após quinze minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Hülkenberg, Tsunoda, Ocon, Gasly, Hamilton, Sargeant, Sainz e Albon. O holandês da Red Bull melhorou a sua marca para 1m15s945, separado por 0s475 de Pérez. Os pilotos da Red Bull substituíram os pneus de teste (T), pelos compostos médios.

Perez também realizava testes aerodinâmicos para a sua equipe, no carro de Pérez o flow-vis estava espalhado em uma pequena área da asa traseira. O lado oposto do carro de Max Verstappen era avaliado.

Conforme a sessão foi evoluindo, os pilotos abandonavam o uso dos pneus de teste, para a utilização dos compostos médios. Verstappen reclamava do comportamento do carro na freada, depois que o seu equipamento começou a saltar, sofrendo problemas com o boucing.

O grid estava bem variado, com os competidores trabalhando em análises diferentes. Lando Norris também enfrentava problemas com o porpoising atuando no carro.

Com meia hora de atividade, a dupla da Red Bull, assim como a dupla da Haas instalaram os pneus macios. Verstappen melhorou a sua marca para 1m14s606, separado por 0s768 de Pérez. A distância entre os companheiros de equipe era mantida, mesmo em um novo conjunto de compostos.

Em alguns carros era possível notar que eles estavam saindo muito de traseira, além de ser visível a instabilidade dos carros em alguns pontos do circuito. Restando apenas 20 minutos para o encerramento do TL1, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Magnussen, Hülkenberg, Ocon, Alonso, De Vries, Albon e Sainz. A dupla da Mercedes estava no final da tabela de tempos, ainda investindo em avaliações dos pneus de teste.

Neste momento que a sessão se encaminhava para o final, com os pneus macios, Zhou saltou para a terceira posição, seguido por Bottas. Com um jogo de pneus macios, Leclerc e Sainz apareceram no traçado, com o monegasco anotando 1m15s694 para ocupar o quarto lugar, enquanto Sainz obteve 1m15s726.

Na última fase da sessão, vários pilotos já tinham completado um stint mais longo com os pneus macios, mas ainda existiam uma brecha para melhorar as marcas. Foi neste momento que a dupla da Ferrari foi mais uma vez superada, Esteban Ocon passou para a terceira posição com 1m15s418, seguido de perto por Nyck De Vries (1m15s504) e Pierre Gasly (1m15s545).

Nenhum dos pilotos bateu o tempo obtido por Max Verstappen, que permaneceu na liderança com o tempo de 1m14s606 obtido com meia hora de atividade.

A atividade encerrou com Alonso melhorando a sua marca e abandonando o oitavo lugar, para ser o sexto colocado. Gasly e Logan Sargeant se tocaram e o piloto da Alpine ficou irritado com a atitude do piloto da Williams.

Ao final da sessão, como todos os competidores estavam em pista fazendo a última checagem, eles tiveram a oportunidade de fazer o teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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