Oliver Bearman superou o tempo obtido por Enzo Fittipaldi e faturou a pole da Corrida Principal da Fórmula 2 na Espanha. A pole foi definida no detalhe, o piloto brasileiro da Carlin anotou 1m23s623, mas foi surpreendido pelo competido da Prema que estabeleceu 1m23s546 em sua última tentativa de volta rápida no traçado.
Em sua volta, Bearman fez o possível para não extravasara linha branca que prejudicaria o seu giro. Frederik Vesti que é o atual líder do Campeonato, obteve apenas a oitava posição.
A prova Sprint da Fórmula 2 terá início às 9h15 (pelo horário de Brasília) e será realizada no sábado. Por conta da inversão do grid, Amaury Cordeel começará a prova da primeira posição.
Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 em Barcelona
Frederik Vesti começou a sexta-feira em Barcelona da mesma forma que deixou Mônaco, o piloto da Prema encerrou o TL1 na liderança Oliver Bearman foi o segundo colocado, enquanto Jehan Daruvala ocupou a terceira posição.
A atividade da manhã foi bem movimentada e os pilotos sentiram dificuldade para gerenciar os pneus em um traçado com pista quente, combinado ao asfalto abrasivo. Uma bandeira vermelha pintou após o erro de Victor Martins, mas a atividade foi reestabelecida.
Quando os pilotos da Fórmula 2 invadiram a pista o traçado estava com a temperatura de 35°C, com 25°C no ambiente.
Enquanto dezenove dos 22 pilotos foi enviado ao traçado, a Prema fez uma escolha diferente, permanecendo nos boxes por um pouco mais de tempo, antes de liberar a sua dupla de pilotos.
As primeiras voltas rápidas eram aferidas na casa de 1m24s. Desta forma o tempo de Victor Martins na casa de 1m25s foi pulverizado. Doohan surgiu na ponta ao anotar 1m24s078, imprimindo um ritmo forte, o piloto era seguido por Iwasa. Fittipaldi obteve 1m24s511, para ser o terceiro colocado. Ainda sem os tempos de Cordeel e a dupla da Prema, os dez primeiros eram: Doohan, Iwasa, Fittipaldi, Hauger, Maini, Daruvala, Maloney, Pourchaire, Hadjar e Verschoor.
Tentando preservar os pneus, os pilotos rapidamente retornavam aos boxes, se preparando para uma nova saída. Foi apenas nos últimos 20 minutos de atividade que a Prema liberou os seus pilotos para o traçado, usando a pista livre, para buscar o seu tempo de classificação.
Hauger surgiu na ponta com 1m23s923 guiando o carro da MP Motorsport, sendo o primeiro piloto na casa de 1m23s, restando 16 minutos para o final. Bearman surgiu na tabela de tempos com 1m24s424, enquanto Vesti era apenas o oitavo colocado com 1m24s659.
Na sequência, Hauger que tentaria uma nova volta rápida, foi atrapalhado por Théo Pourchaire. A direção de prova analisaria o lance no final da sessão, podendo gerar uma punição para o piloto francês. Iwasa e Nissany também se envolveram em uma investigação do mesmo tipo. Restando dez minutos para o final, Hauger encerrou a sua participação na sessão.
Os pilotos foram se lançando outras vezes ao traçado com o segundo jogo de pneus macios. Enzo Fittipaldi obteve os dois primeiros setores do traçado roxo, saltando para a ponta com 1m23s623. Pourchaire obteve a segunda posição, separado por 0s121 do piloto da Carlin.
The picture changes again! @enzofitti goes fastest on a 1:23.623 – will it be a maiden pole for the @RodinCarlin driver? 👀#SpanishGP #F2 pic.twitter.com/matliwAyu3
— Formula 2 (@Formula2) June 2, 2023
Como se estivessem separados por grupos, a movimentação no traçado acontecia durante toda a atividade, mas com os pilotos ocupando a pista em diferentes momentos da sessão.
Restando apenas cinco minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Fittipaldi, Pourchaire, Hauger, Martins, Doohan, Correa, Verschoor, Maini, Daruvala e Nissany.
Bearman conseguiu superar Fittipaldi anotando 1m23s546, o piloto da Prema faturou a pole na Espanha. O brasileiro questionou a volta de Bearman, acreditando que o piloto adversário extravasou os limites de pista, mas a direção de prova manteve o giro.