ColunistasDestaquesFórmula 2Post

F2 – Oliver Bearman supera Enzo Fittipaldi e fatura a pole em Barcelona

Em disputa acirrada, Bearman definiu a conquista da pole na Espanha no detalhe. O piloto da Prema superou Fittipaldi e ganha o direito de começar a Corrida Principal da ponta

Oliver Bearman superou o tempo obtido por Enzo Fittipaldi e faturou a pole da Corrida Principal da Fórmula 2 na Espanha. A pole foi definida no detalhe, o piloto brasileiro da Carlin anotou 1m23s623, mas foi surpreendido pelo competido da Prema que estabeleceu 1m23s546 em sua última tentativa de volta rápida no traçado.

Em sua volta, Bearman fez o possível para não extravasara linha branca que prejudicaria o seu giro. Frederik Vesti que é o atual líder do Campeonato, obteve apenas a oitava posição.

A prova Sprint da Fórmula 2 terá início às 9h15 (pelo horário de Brasília) e será realizada no sábado. Por conta da inversão do grid, Amaury Cordeel começará a prova da primeira posição.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 em Barcelona

Frederik Vesti começou a sexta-feira em Barcelona da mesma forma que deixou Mônaco, o piloto da Prema encerrou o TL1 na liderança Oliver Bearman foi o segundo colocado, enquanto Jehan Daruvala ocupou a terceira posição.

A atividade da manhã foi bem movimentada e os pilotos sentiram dificuldade para gerenciar os pneus em um traçado com pista quente, combinado ao asfalto abrasivo. Uma bandeira vermelha pintou após o erro de Victor Martins, mas a atividade foi reestabelecida.

Quando os pilotos da Fórmula 2 invadiram a pista o traçado estava com a temperatura de 35°C, com 25°C no ambiente.

Enquanto dezenove dos 22 pilotos foi enviado ao traçado, a Prema fez uma escolha diferente, permanecendo nos boxes por um pouco mais de tempo, antes de liberar a sua dupla de pilotos.

As primeiras voltas rápidas eram aferidas na casa de 1m24s. Desta forma o tempo de Victor Martins na casa de 1m25s foi pulverizado. Doohan surgiu na ponta ao anotar 1m24s078, imprimindo um ritmo forte, o piloto era seguido por Iwasa. Fittipaldi obteve 1m24s511, para ser o terceiro colocado. Ainda sem os tempos de Cordeel e a dupla da Prema, os dez primeiros eram: Doohan, Iwasa, Fittipaldi, Hauger, Maini, Daruvala, Maloney, Pourchaire, Hadjar e Verschoor.

Tentando preservar os pneus, os pilotos rapidamente retornavam aos boxes, se preparando para uma nova saída. Foi apenas nos últimos 20 minutos de atividade que a Prema liberou os seus pilotos para o traçado, usando a pista livre, para buscar o seu tempo de classificação.

Hauger surgiu na ponta com 1m23s923 guiando o carro da MP Motorsport, sendo o primeiro piloto na casa de 1m23s, restando 16 minutos para o final. Bearman surgiu na tabela de tempos com 1m24s424, enquanto Vesti era apenas o oitavo colocado com 1m24s659.

Na sequência, Hauger que tentaria uma nova volta rápida, foi atrapalhado por Théo Pourchaire. A direção de prova analisaria o lance no final da sessão, podendo gerar uma punição para o piloto francês. Iwasa e Nissany também se envolveram em uma investigação do mesmo tipo. Restando dez minutos para o final, Hauger encerrou a sua participação na sessão.

Os pilotos foram se lançando outras vezes ao traçado com o segundo jogo de pneus macios. Enzo Fittipaldi obteve os dois primeiros setores do traçado roxo, saltando para a ponta com 1m23s623. Pourchaire obteve a segunda posição, separado por 0s121 do piloto da Carlin.

Como se estivessem separados por grupos, a movimentação no traçado acontecia durante toda a atividade, mas com os pilotos ocupando a pista em diferentes momentos da sessão.

Restando apenas cinco minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Fittipaldi, Pourchaire, Hauger, Martins, Doohan, Correa, Verschoor, Maini, Daruvala e Nissany.

Bearman conseguiu superar Fittipaldi anotando 1m23s546, o piloto da Prema faturou a pole na Espanha. O brasileiro questionou a volta de Bearman, acreditando que o piloto adversário extravasou os limites de pista, mas a direção de prova manteve o giro.

Classificação da Fórmula 2 em Barcelona – Foto: reprodução Fórmula 2
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo