A empolgante notícia chega diretamente de Interlagos e atinge em cheio Maringá o coração do Paraná, onde nasceu o jovem talento Felipe Drugovich que recebeu a emocionante confirmação de sua continuidade como piloto de testes e reserva da renomada equipe Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® para a temporada de 2024.
O vencedor do título de Fórmula 2 da FIA em 2022 está prestes a mais uma vez conquistar os corações dos fãs de Fórmula 1 ao participar da sessão de treinos livres o famigerado FP1 no Grande Prêmio de Abu Dhabi deste mês, vejam só que emoção. Nessa ocasião, ele terá a honra de substituir ninguém menos que o lendário e enigmático Fernando Alonso. Essa será a segunda vez na temporada de 2023 que Felipe Drugovich assume o volante durante um fim de semana de corrida, lembrando-se de sua estreia no Grande Prêmio da Itália, quando substituiu Lance Stroll em um dos treinos livres, foi empolgante.
Felipe também demonstrou seu comprometimento ao conduzir os testes de pré-temporada, realizados no Circuito Internacional do Bahrein, pilotando o AMR23, após o Lance Stroll strollar a própria mão. Ao longo do ano de 2023, ele equilibrou suas responsabilidades na pista com um extenso programa de desenvolvimento, incluindo quilômetros impressionantes percorridos a bordo dos carros AMR21, AMR22 e AMR23, totalizando mais de 6.000 km.
Além de seu papel nas corridas de 2024, Felipe também estará envolvido em projetos de desenvolvimento de simuladores no Campus de Tecnologia AMR, localizado em Silverstone. Ele auxiliará a equipe de engenharia na avaliação de novos desenvolvimentos técnicos e atualizações, construindo sobre o sucesso dos 20 dias de trabalho em simulador que já realizou em 2023.
Esta temporada, Felipe Drugovich e a equipe Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® contaram com o apoio ativo de parceiros notáveis, incluindo a plataforma de investimento em tecnologia XP, o Banco Master brasileiro e a empresa global de soluções de serviços de proteção e plus, seguros, a Porto. Juntos, eles compartilham uma visão de investir no talento brasileiro e trazer a paixão pelo esporte automobilístico de volta ao Brasil.
Felipe Drugovich, o piloto de testes e reserva da equipe Aston Martin Aramco Cognizant Formula One®, expressou sua gratidão e entusiasmo:
Estou muito orgulhoso de continuar a trabalhar com a Aston Martin para uma segunda temporada. Este ano, aprendi muito – não apenas na pista, mas trabalhando com os engenheiros no simulador e no programa de desenvolvimento que foi projetado para mim. Estou orgulhoso da contribuição que pude dar e satisfeito por ter conseguido ajudar no progresso do desenvolvimento do AMR23. Meu foco agora muda para a preparação para a próxima sessão de FP1 em Abu Dhabi – Já estou ansioso para pilotar o AMR23 novamente – e pelo trabalho que farei com os engenheiros durante o inverno para me preparar para 2024. Quero agradecer a toda a equipe pelo incrível apoio nos últimos 12 meses; e um grande agradecimento aos meus parceiros brasileiros, XP, Porto e Banco Master, que me apoiaram em cada etapa do caminho. Muito que podemos alcançar como equipe no futuro
Mike Krack, diretor da equipe Aston Martin Aramco Cognizant Formula One®, também expressou sua satisfação:
Todos na equipe Aston Martin Aramco Cognizant Formula One® estão extremamente satisfeitos com a permanência de Felipe conosco em 2024. Ele é um rosto familiar dentro da equipe; ele entende as demandas específicas da função, tem uma tremenda ética de trabalho e demonstrou sua velocidade e experiência depois de substituir soberbamente um lesionado Lance Stroll durante os testes de pré-temporada no Bahrein. Cada vez que ele se senta ao volante, vemos claramente a força de sua contribuição: seu ritmo, feedback e comprometimento são extremamente valiosos para nossos engenheiros. Já estamos ansiosos para que ele termine sua temporada em grande estilo com outra oportunidade de pilotar o AMR23 durante o FP1 do Grande Prêmio de Abu Dhabi. Estamos ansiosos por outra temporada produtiva juntos no próximo ano
A participação de Felipe no Grande Prêmio de Abu Dhabi cumpre a obrigação da equipe de comandar um estreante em duas sessões de FP1 ao longo da temporada de 2023. Com esse anúncio, a história de sucesso de Felipe Drugovich no cenário internacional da Fórmula 1 continua a se desenrolar, consolidando sua posição como um dos talentos mais promissores do automobilismo brasileiro.