A AlphaTauri e a McLaren são as únicas equipes do grid até o momento que estão zeradas no Campeonato. O time italiano terminou a última temporada ocupando a nona posição dos Construtores, depois de conquistar apenas 35 pontos. Para a temporada de 2023 eles esperavam por um desempenho melhor, mas não é exatamente isso que tem acontecido.
Após duas rodadas, a AlphaTauri sabe que está disputando com um grid que está mais próximo, desta forma é bem complicado obter pontos, furando a barreira dos dez primeiros colocados. Yuki Tsunoda esteve perto de pontuar na primeira corrida do ano e o mesmo aconteceu com o japonês na Arábia Saudita, mas Tsunoda perdeu o décimo lugar para Kevin Magnussen nas últimas voltas da prova.
De Vries ainda está tentando se encaixar no carro, mas assim como Tsunoda repetiu o resultado nas duas primeiras provas de 2022, terminando em 14º lugar as duas corridas.
O chefe de equipe da AlphaTauri não está contente com o trabalho realizado pela equipe, principalmente com os resultados que tiveram neste começo de temporada. Mas De Vries afirma que o clima da equipe está “ótimo”.
“Sinceramente, acho que o clima dentro da equipe é ótimo e não senti uma diferença nos comentários que foram feitos. As coisas podem ser tiradas um pouco de contexto e acho que estávamos todos quebrando a cabeça e todos queremos ser tão rápidos quanto a Red Bull, que atualmente está vencendo e dominando, então estamos todos tentando melhorar e trabalhar duro para fazer esse progresso”, afirmou o piloto holandês que está disputando a sua primeira temporada na Fórmula 1.
É um tanto complicado para uma equipe que tinha por obrigação liderar o pelotão intermediário, ter perdido tanto terreno na última temporada. Com a mudança dos regulamentos, a AlphaTauri não conseguiu manter um desempenho aceitável. O time atualmente trabalha com dois jovens pilotos, Nyck De Vries que é Campeão Mundial de Fórmula E, mas está disputando o seu primeiro ano completo na Fórmula 1, e Yuki Tsunoda que agora lidera a equipe após a saída de Pierre Gasly.
Após um ano de aprendizado, era esperado que a equipe tivesse aperfeiçoado o seu projeto e estivesse mais capacitada para brigar com Alfa Romeo, Haas e Williams, mas na realidade, a equipe ainda está buscando alguma brecha para pontuar.
“Somos pilotos e somos apaixonados pelo que fazemos, mas não senti nenhuma mudança no ambiente e na atmosfera dentro da equipe, então estou muito feliz onde estou e tenho certeza de que estamos muito ansiosos para continuar segundo em frente”, disse ele.
A pergunta relacionada sobre o clima interno da equipe, pode ter relação com as últimas declarações dadas por Franz Tost. O chefe de equipe estava aguardando para esse ano um projeto mais sólido, outro nível de desempenho, mas não foi o que o time obteve no Bahrein e Arábia Saudita.
“Infelizmente, acho que atualmente é o nível de desempenho do carro, porque esperávamos um carro muito melhor. Tivemos dificuldades no Bahrein, mas parece um pouco diferente aqui [Jeddah]. Espero que pelo menos estejamos com um carro no Q3 da classificação, mas temos que fazer muitas coisas para tornar o carro mais rápido. Especialmente pelo lado aerodinâmico, existem diferentes programas acontecendo”, afirmou Tost.
“Os engenheiros estão me dizendo que faremos um bom progresso, mas não confio mais neles. Só quero ver o tempo da volta, porque isso é a única dois que conta”, segui Tost.
“Durante meses do inverno, eles me disseram que o carro era fantástico, fizemos um grande progresso. Então chegou no Bahrein e não chegamos a lugar nenhum. O que devo dizer?”
Tost elogiou o desenvolvimento de Tsunoda, que tem buscado por resultados com esse equipamento da AlphaTauri. O piloto acredita que o time precisa passar para uma abordagem mais agressiva para obter uma performance melhor.
“Definitivamente estamos planejando um plano um pouco mais agressivo para as atualizações do carro, então isso é bom, isso é uma boa notícia. Temos que dar alguns passos, um par de décimos, para que possamos alcançá-los no final da temporada. Por enquanto, só precisamos extrair o desempenho do carro como fizemos nas duas últimas corridas e sim, espero que possamos marcar pontos nesta corrida”, disse Tsunoda na Austrália.
Tsunoda também relatou problemas com a aderência do carro e a necessidade de mais downforce, porém, a equipe também está lidando com muito arrasto. Em velocidade de reta a equipe tem perdido para a Williams e quando comparados com a Red Bull que compartilharam o mesmo motor, a diferença também é bem ruim.
Pacotes de atualização podem ajudar a AlphaTauri a melhorar um pouco do desempenho e ao menos habitar a zona de pontuação em algumas provas do calendário. Também é esperado que De Vries consiga se adaptar ao carro, para extrair mais do equipamento.
“Estamos chegando com atualizações para as próximas corridas. Traremos algo para Melbourne e Baku. Está dentro do nosso programa que traremos para quase todas as corridas uma pequena atualização”, disse Franz Tost.
“A questão agora é: estamos indo na direção certa? Nos meses de inverno, pelo menos no papel, no computador, fizemos grandes progressos em comparação com o carro do ano passado. Mas todos esses números hoje em dia, não confio. Quero ver se podemos ir na direção certa. Acho que agora, com todo o conhecimento que temos, após o teste e a corrida do Bahrein, os engenheiros devem estar em posição de resolver isso “, concluiu.
A equipe também está realizando contratações para auxiliar no desenvolvimento dos carros futuros, seguindo os mesmos passos da McLaren.