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Alex Palou vence GP de Detroit e dispara na liderança do campeonato

Espanhol chegou a ter oposição de Will Power, mas conseguiu manter a ponta nos momentos críticos e conquistou a segunda vitória no ano

O retorno do GP de Detroit para as ruas da região central da Capital do Automóvel teve disputas intensas, principalmente na parte final da prova, mas o domínio da corrida, em sua maior parte, esteve com Alex Palou, que venceu sua segunda corrida na temporada e abre vantagem na liderança do campeonato da Fórmula Indy

Palou largou na pole e disparou na liderança desde o começo, mesmo com a bandeira amarela causada na largada pelo acidente de Callum Ilott, que abalroou Kyle Kirkwood na primeira curva.

No recomeço, Palou abriu boa dianteira para Romain Grosjean, que segurava o resto do pelotão A maioria dos pilotos começou a prova com pneus macios, enquanto alguns nomes apostaram em compostos mais duros. Este segundo grupo, que incluía Will Power e o trio da McLaren, conseguiu avançar no grid conforme o desgaste dos pneus se acentuava.

Neste momento, Power passou a ser o destaque com ultrapassagens sobre o pelotão e conseguiu alcançar o segundo lugar e vinha descontando a vantagem de Palou, até o início da primeira janela de paradas nos boxes.

Após a parada, o espanhol manteve a dianteira, com o australiano próximo. Entretanto, o piloto da Ganassi tinha os pneus duros, enquanto o rival iria de macios. Mais atrás, a McLaren seguia a mesma tática de Power, mas as coisas começaram a desandar para Pato O’Ward. O pneu traseiro esquerdo se soltou na saída dos boxes e o mexicano ficou parado, perdendo uma volta.

Pato voltou para a pista com uma postura mais agressiva para recuperar o terreno perdido, mas o piloto da McLaren forçou a barra em uma tentativa de ultrapassagem sobre Santino Ferrucci e estampou o muro na entrada da reta dos boxes, encerrando sua corrida.

Durante a bandeira amarela, outro piloto em má-fase também acabou batendo: Graham Rahal perdeu o controle e acertou o muro. De quebra, Benjamin Pedersen também o acertou o carro da RLL, mas o piloto da AJ Foyt pôde seguir na corrida.

Na relargada, Power aproveitou da melhor aderência dos pneus macios e conseguiu superar Palou pela liderança da prova. O atual campeão da categoria aproveitou o momento na ponta para tentar abrir o máximo de vantagem possível enquanto seus pneus aguentassem.

Mas a sua tática não durou muito. Palou conseguiu descontar a diferença e assumiu a liderança antes da última janela de parada nos boxes. Com os pneus iguais, o espanhol fez valer o melhor acerto e abriu vantagem, enquanto Power tinha que segurar Scott Dixon na disputa pela segunda posição.

Entretanto, a corrida mudou de figura faltando 20 voltas para o final quando Grosjean bateu sozinho e causou mais uma bandeira amarela. Foi o quarto abandono do francês nas sete corridas disputadas na temporada, sendo todas por acidente.

A primeira tentativa de relargada acabou não aconteceu, pois David Malukas acertou o muro da reta dos boxes ainda amantes do acionamento da bandeira verde. A emoção ficaria para o recomeço, faltando nove voltas para o fim.

Power conseguiu se manter próximo de Palou no reinício, mas o espanhol conseguiu manter a linha de defesa. No entanto, o piloto da Ganassi deu uma escorregada e o australiano tentou se posicionar para tomar a frente, mas o que o piloto da Penske não esperava era que Dixon também mergulharia e os dois se enroscaram. Enquanto Palou disparava.

Alexander Rossi aproveitou a confusão para saltar para o segundo lugar, enquanto o restante do pelotão se engalfinhava. Entretanto, outra bandeira amarela foi acionada após o enrosco entre Ferrucci e Sting Ray Robb no fim do grid.

Na última relargada, Palou disparou, enquanto Power superou Rossi pelo segundo lugar, o americano passou a ter um duelo caseiro com Felix Rosenqvist, que teve toques entre ambos. No fim, o sueco foi o representante da McLaren no pódio, com Dixon superando Rossi na sequência.

A corrida terminou desta forma. Palou venceu pela segunda vez no ano e disparou na liderança do campeonato, abrindo 51 pontos de vantagem para seu companheiro de equipe, Marcus Ericsson, que foi apenas o nono, uma posição à frente do vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden, que está em terceiro no campeonato.

Hélio Castroneves teve mais uma corrida discreta, evitando as confusões à sua frente, mas não teve ritmo competitivo em nenhum momento no fim de semana. O brasileiro terminou na 19ª colocação.

A próxima etapa da Fórmula Indy será daqui a duas semanas, no tradicional circuito de Road America, em Elkhart Lake.

Classificação do GP de Detroit:

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 273
2 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 222
3 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 203
4 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 194
5 – Pato O’Ward (MEX0 – McLaren/Chevrolet – 191
6 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 176
7 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 175
8 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 172
9 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 149
10 – Felix Rosenqvist (SUE) – McLaren/Chevrolet – 148

22 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 80

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