ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Hadjar larga do fim do grid no GP da Bélgica após troca de componentes do motor

Piloto da Red Bull excede o limite da unidade de potência e se junta a Lando Norris e Lance Stroll entre os punidos para a etapa de Spa-Francorchamps

Isack Hadjar terá uma missão ainda mais difícil no Grande Prêmio da Bélgica. Apesar do bom desempenho apresentado no primeiro treino livre em Spa-Francorchamps, o piloto da Red Bull largará do fundo do grid após a equipe optar pela instalação de diversos componentes novos da unidade de potência, ultrapassando o limite permitido pelo regulamento da Fórmula 1.

A escolha segue uma estratégia comum entre as equipes, que costumam concentrar trocas de motor em circuitos com maiores oportunidades de ultrapassagem. Spa-Francorchamps, com sua longa reta Kemmel e vários pontos favoráveis para ataques, é tradicionalmente considerado um dos melhores locais para cumprir penalizações desse tipo.

No carro de Hadjar foram instalados novos componentes do motor de combustão interna (ICE), turbocompressor e sistema de escapamento, todos acima da cota permitida para a temporada.

Pelo regulamento esportivo da Fórmula 1, a primeira vez que um piloto excede a quantidade permitida de determinado componente resulta em uma punição de dez posições no grid. Caso outros componentes também ultrapassem o limite no mesmo evento, as penalizações são acumuladas. Quando o total supera 15 posições, o piloto é automaticamente obrigado a largar do fim do grid, independentemente da posição conquistada na classificação.

Com isso, Hadjar já sabe que precisará fazer uma corrida de recuperação no domingo, independentemente do resultado obtido na classificação do sábado.

O francês não será o único piloto penalizado na Bélgica. A McLaren também confirmou a troca da unidade de eletrônica de potência no carro de Lando Norris, o que renderá uma perda de dez posições no grid.

A Aston Martin seguiu caminho semelhante com Lance Stroll, que excedeu o limite permitido para o MGU-K, recebendo igualmente uma punição de dez posições – que não altera a situação do canadense, já que a equipe tem andando no fim do pelotão, disante dos adversários.

As mudanças podem alterar significativamente o panorama da corrida em Spa, especialmente por envolver pilotos que normalmente disputam posições dentro da zona de pontuação e que terão de apostar em estratégias agressivas para recuperar terreno durante a prova.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo