ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen domina GP da Espanha e vence com folga. Dupla da Mercedes completa pódio

Em mais uma grande atuação do piloto holandês, Verstappen domina etapa em Barcelona, mostrando novamente a força da Red Bull

Neste domingo (04) na Espanha, Max Verstappen dominou. O piloto além de conquistar a pole no sábado, liderou a prova durante todas as voltas e ainda faturou o ponto extra por ter registrado a volta mais rápida. O holandês teve um desempenho seguro, ainda cruzou a linha de chegada com mais de 24 segundos de vantagem para o segundo colocado.

A Ferrari fez uma escolha ruim estratégica, com isso, a Mercedes aproveitou para dar um nó na equipe italiana. Carlos Sainz perdeu o pódio e com isso Lewis Hamilton faturou a segunda posição, acompanhado por George Russell. A Mercedes fez duas paradas, os pilotos tiveram ritmo e bons pneus para concluir a corrida. A movimentação da Mercedes nos boxes colaborou para Max Verstappen realizar duas paradas.

Sergio Pérez obteve a quarta posição, o mexicano precisou escalar o pelotão, fazer algumas ultrapassagens para obter esse resultado. O mexicano foi eliminado no Q2, sendo mais um fim de semana complicado para Pérez, que provavelmente poderia ter obtido um segundo lugar, se não fosse a classificação.

No duelo com Carlos Sainz, o piloto mexicano simplesmente fez a ultrapassagem. Sainz teve uma corrida complicada, no começo da prova o piloto até duelou com Verstappen e trabalhou para estar no pódio, mas a estratégia da Ferrari, colaborou para o espanhol ser ultrapassado pela dupla da Mercedes e Pérez. Sainz teve que se contentar com o quinto lugar. Charles Leclerc nadou e nadou, mas ficou apenas com a décima primeira posição.

Lance Stroll terminou a corrida no sexto lugar, acompanhado por Fernando Alonso. Com o resultado da Mercedes e o da Aston Martin, o time alemão assume a segunda posição no Mundial de Construtores. Infelizmente o fato de apenas Alonso ter uma sequência de bons resultados, prejudicou a pontuação da equipe britânica.

Esteban Ocon foi o oitavo colocado, acompanhado por Zhou Guanyu que terminou mais uma prova na nona posição. O piloto da Alfa Romeo travou um duelo com Yuki Tsunoda pelo nono lugar, o japonês foi punido por conta de um toque que ocorreu entre eles. Tsunoda caiu para a décima segunda posição, ficando outra fez fora da zona de pontuação, mas antes, garantiu o entretenimento da prova com todos os duelos que travou ao longo da corrida. A penalidade para o piloto da AlphaTauri, colaborou para Pierre Gasly obter a décima posição, enquanto Charles Leclerc herdou a 11ª posição.

A dupla da McLaren que tinha se classificado no Top-10, terminou a corrida fora da zona de pontuação. Oscar Piastri foi apenas o 13º colocado, enquanto Lando Norris teve a corrida prejudicada no seu início, após um toque com Hamilton ele precisou passar nos boxes e não conseguiu escalar o pelotão, mesmo com todas as trocas que aconteceram. Norris foi apenas o 17º colocado.

Saiba como foi o GP da Espanha

Antes do início da prova a Ferrari confirmou algumas alterações na parte traseira do carro guiado por Charles Leclerc. A tentativa é dar as melhores condições para o monegasco ao longo da prova, no entanto, a Ferrari não identificou a origem de algum problema no carro de Leclerc. A Williams também fez um alteração de configuração no carro de Logan Sargeant e com isso o piloto foi obrigado à começar a prova do pit-lane com Leclerc.

O grid de largada ficou desta forma

Começaram com os pneus médios (C3), Max Verstappen, Sergio Pérez e Logan Sargeant, enquanto Charles Leclerc iniciou a prova com os pneus duros (C1). O restante do pelotão apostou nos pneus macios (C3).

Verstappen conquistou a pole, enquanto Carlos Sainz começou a corrida da segunda posição. Largada autorizada, Verstappen manteve a ponta, enquanto Sainz se defendeu dos ataques de Lando Norris. O espanhol tentou uma investida para obter a ponta, mas Verstappen fez um traçado defensivo. Instantes depois Norris e Hamilton se tocaram, o piloto da Mercedes assumiu o terceiro lugar e o competidor da McLaren caiu para o sexto lugar.

Poucos metros depois Stroll mergulhou para ultrapassar Hamilton e assumiu o terceiro lugar. Ao final da primeira volta, Norris seguiu para os boxes, realizando a substituição da asa dianteira, além disso a McLaren fez a substituição dos pneus, instalando os compostos duros.

Verstappen abriu mais de 1 segundo de vantagem para Sainz antes da segunda volta ser encerrada. Stroll por sua vez pressionava o piloto da Ferrari na busca pelo segundo lugar. Fernando Alonso era o sexto colocado, depois de ter começado a corrida do nono lugar. Rapidamente Sergio Pérez já era o décimo colocado.

Na quinta volta, Zhou fez a ultrapassagem em Hülkenberg para assumir a oitava posição. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Stroll, Hamilton, Ocon, Alonso, Russell, Zhou, Hülkenberg e Pérez.

Valtteri Bottas seguiu para os boxes na volta 6, para fazer a instalação dos pneus duros. O finlandês era apenas o 17º colocado, mas retornou ao traçado duas posições atrás. Russell concluiu a ultrapassagem em Alonso, saltando para o sexto lugar. O piloto da Aston Martin era ameaçado por Zhou.

Durante a oitava volta, Hamilton recuperou o terceiro lugar que estava sendo ocupado por Stroll. Piastri também fez a ultrapassagem em Hülkenberg valendo a disputa da décima primeira posição.

Na volta nove, Hülk abandonou os duelos para fazer a primeira troca de pneus. Pérez ganhou a posição de Zhou, depois de fazer a utilização do DRS no duelo com o piloto da Alfa Romeo.

E no giro seguinte, Zhou e De Vries concluíram as suas trocas, apostando nos pneus duros. Leclerc já ocupava a décima terceira posição.

A corrida em Barcelona estava bem agitada. Russell resolveu o embate com Ocon rapidamente, avançando para o 5º lugar. Tsunoda e Magnussen foram para os boxes.

Duelos aconteciam pela pista, enquanto os pilotos que estavam no começo do pelotão, aguardavam o melhor momento para fazer as suas trocas.

No circuito de Barcelona as nuvens dominavam e a temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 22°C no ambiente.

Ocon fez a sua troca de pneus no momento da janela de paradas esperada pela Pirelli. O francês da Alpine retornou na frente de um embate ente Tsunoda, Zhou e Magnussen. O piloto da AlphaTauri assumiu o décimo quinto lugar.

Entre os dez primeiros colocados, Stroll foi o segundo competidor a se dirigir para a troca de pneus. Tsunoda seguia resistindo as investidas do piloto da Haas e Alfa Romeo. Durante a volta 16, Sainz fez a substituição dos pneus macios, pelos médios. O espanhol foi devolvido para a pista à frente de Leclerc que ocupava o nono lugar.

Na sequência a Ferrari fez a substituição dos pneus duros, mas foi devolvido ao traçado com os pneus macios. Piastri e Sageant foram chamados aos boxes na volta 18, apostando nos pneus duros. Apenas a Ferrari estava trabalhando com uma estratégia diferente para os seus pilotos.

Durante a volta 21, Alonso e Gasly fizeram as suas trocas. A substituição do piloto francês não foi tão boa, por conta de um problema para instalar o pneu dianteiro direito.

Leclerc seguiu fazendo a sua escalada no grid, o piloto chegou à décima sexta posição, depois da ultrapassagem dupla em Norris e Bottas. A Mercedes estudava a possibilidade de fazer uma corrida com apenas uma parada, já que Hamilton e Russell ocupavam o segundo e o terceiro lugar.

Durante a volta 25, Hamilton foi chamado aos boxes pela Mercedes, o piloto inglês foi devolvido ao traçado atrás de Sainz. Na sequência foi a vez de Russell concluir a sua troca, instalando os pneus médios, assim como Hamilton. O britânico retornou na sexta posição, atrás de Lance Stroll que já tinha feito uma troca.

A troca de Verstappen ocorreu na volta 27, a parada foi tão bem executada, que o holandês não perdeu a ponta. Verstappen tinha 8 segundos de vantagem para Pérez, enquanto Sainz estava separado por 10 segundos do holandês.

Não demorou muito para Hamilton ultrapassar Sainz e assumir a segunda posição. Pérez fez a sua troca de pneus na volta 29 e foi devolvido para a pista no nono lugar.

Com 31 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Sainz, Russell, Stroll, Ocon, Tsunoda, Pérez, Alonso e Zhou. Leclerc era apenas o décimo terceiro colocado, depois que a Ferrari fez a sua troca de pneus muito cedo.

Pérez seguia na sua escalada. Na volta 34 o mexicano já era o sexto colocado, depois de ultrapassar Tsunoda e Ocon outra vez no traçado. Stroll fez a sua segunda troca duas voltas depois, instalando um jogo de pneus duros. Foi neste mesmo momento da prova que Russell fez a ultrapassagem em Sainz, assumindo o terceiro lugar.

A segunda parada começou a partir de volta 36, com isso, Zhou foi outra vez aos boxes.

Ocon fez a ultrapassagem em Tsunoda e pouco tempo depois, Piastri e Gasly deixaram o traçado livre para o francês por conta da segunda troca que era realizada. O piloto da Alpine assumiu o nono lugar.

Na volta 41, Verstappen liderava com mais de 15 segundos de vantagem para Hamilton. Durante o giro seguinte, Sainz e Leclerc pararam, os dois saltaram para os jogos de pneus duros. Zhou voltou ao Top-10 com a ultrapassagem em Nico Hülkenberg.

Na volta 45, Alonso trocou os pneus macios por duros. Russell foi chamado na sequência para instalar os pneus macios. O piloto britânico retornou na quarta posição, atrás de Pérez, separado por 13 segundos do piloto da Red Bull. Agora Russell teria que buscar o mexicano para recuperar o pódio – isso se a Pérez não for fazer uma segunda parada.

Hamilton fez uma segunda substituição de pneus na volta 51, para instalar um jogo de pneus macios. Na sequência Pérez passou pela segunda troca, retornando ao traçado no quinto lugar. Alonso duelou com Ocon, o piloto da Alpine tentou um traçado defensivo, mas o espanhol, assumiu a sétima posição.

Com a corrida se aproximando do final, Verstappen fez outra troca, apostando também nos pneus macios, por conta da falta de aderência sentida com os pneus duros de 26 voltas. Pérez se aproximou de Sainz e não fez nenhuma cerimônia, ganhou o quarto lugar que era do piloto espanhol no giro 54.

Zhou estava perseguindo Tsunoda pelo nono lugar, tentando faturar dois pontos para a Alfa Romeo. O piloto da AlphaTauri estava optando por um traçado defensivo, mas os dois competidores se tocaram, com Zhou extravasando os limites de pista.

A penalidade de 5 segundos para Tsunoda foi aplicada na volta 62. Com essa punição, Tsunoda ficaria fora da zona de pontuação, terminando a corrida no 12º lugar.

Max Verstappen venceu o GP da Espanha depois de conquistar a pole, liderar todas as voltas da corrida e ainda obter a volta mais rápida da prova. Lewis Hamilton e George Russell completaram o pódio. Verstappen extravasou o limite de pista três vezes, antes de obter a volta mais rápida da prova.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo