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Vandoorne supera Da Costa e crava a pole para o primeiro e-Prix de São Paulo

Em duelo acirrado, Vandoorne conquistou a pole com a DS Penske, após superar o piloto português da Porsche

Stoffel Vandoorne conquistou a pole para o primeiro e-Prix da Fórmula E em São Paulo. O piloto da DS Penske superou Antonio Félix da Costa no último conflito para ganhar o direito de começar a prova da primeira posição.

O belga que conquistou o título da temporada 2021/22 da Fórmula E, obteve a sua primeira pole na temporada 2023. Vandoorne que defende a DS Penske nesse ano travou um duelo equilibrado com o piloto português da Porsche.

A segunda fila é formada por Mitch Evans e Edoardo Mortara, enquanto Nick Cassidy e Jake Hughes completaram a terceira fila.

O piloto brasileiro Sergio Sette Câmara vai começar a corrida em seu país da décima sexta posição, enquanto Lucas Di Grassi ficou com a última posição. O piloto paulista foi apenas o vigésimo colocado, Di Grassi cometeu um erro na classificação e ao acertar o muro de contenção danificou a suspensão dianteira.

A Fórmula E retorna às 14h03 para que o primeiro e-Prix de São Paulo seja realizado.

Saiba como foi a classificação da Fórmula E em São Paulo

GRUPO A

A temperatura na pista estava na casa dos 43°C, com 28°C no ambiente, bem diferente das condições que foram encontradas no início deste sábado quando o TL2 foi realizado.

Assim que a pista foi liberada, os competidores rapidamente seguiram para a pista, para enfrentar o calor em São Paulo. Wehrlein anotou 1m13s280, para liderar momentaneamente a atividade. Aos poucos a atividade foi evoluindo enquanto Vergne obteve 1m13s157.

Restando seis minutos para o encerramento desta fase de grupos, a bandeira vermelha foi acionada por conta de Sergio Câmara que teve problemas. Neste momento Vergne, Vandoorne, Wehrlein e Rast.

Enquanto a sessão retornava, Câmara da NIO 333 era investigado por uso superior de energia.

A pista foi liberada mais uma vez e os competidores foram voltando ao traçado para aferir as suas voltas rápidas, batalhando pelas quatro primeiras posições. Rast cometeu um erro e tocou o muro de contenção, mas permaneceu em pista.

Enquanto Vandoorne liderava com o tempo de 1m12s928, Hughes assumiu a segunda posição anotando 1m13s019. Com o cronômetro zerado, Vandoorne cravou 1m12s761, superando Cassidy que anotou 1m12s852. Mortara ocupou a terceira posição anotando 1m13s283, enquanto Hughes passou na quarta posição.

GRUPO B

Instantes depois que o Grupo B foi liberado, Frijns, provocou uma bandeira amarela localizada, pois o seu carro teve problemas. Mas o regime de bandeira vermelha não precisou ser instaurado já que o carro da Envision voltou a funcionar.

Da Costa liderava a atividade ao anotar 1m13s085, acompanhado por Nato que cravou 1m13s183. Aos poucos alguns competidores retornaram aos boxes para preparar os carros para a próxima atividade.

Restando quatro minutos para o encerramento da sessão, os quatro primeiros eram: Da Costa, Dennis, Buemi e Nato. Di Grassi aparecia na última posição, o brasileiro bateu no muro de contenção e danificou a suspensão dianteira.

Bird saltou para a ponta com 1m12s833. Günther, Da Costa, Evans avançaram para a próxima fase da classificação.

Quartas de Final

Nesta primeira batalha, Mortara e Cassidy duelaram, para buscar uma vaga na semifinal. O piloto da Envision liderava com uma pequena folga, mas conforme a disputa avançou, o suíço da Maserati cravou  1m12s132 para vencer o duelo.

O próximo embate ocorreu entre Hughes e Vandoorne. O piloto da McLaren cometeu um erro e anotou apenas 1m12s657, contra 1m11s920 estabelecidos pelo belga.

A terceira batalha ocorreu entre Da Costa e Günther, mas esse duelo mostrava uma proximidade maior entre os pilotos. O bom português anotou 1m11s982 para avançar na classificação.

Para finalizar as batalhas das quartas de final, Evans e Bird que são companheiros de equipe da Jaguar estiveram juntos em pista. O neozelandês estabeleceu 1m11s843, ganhando o direito de enfrentar Da Costa na semifinal.

SEMIFINAL

Mortara e Vandoorne foram os primeiros competidores que se enfrentaram na batalha correspondente a semifinal. O belga anotou 1m11s929 para derrotar o piloto da Maserati.

Da Costa e Evans duelaram na semifinal, com o português ganhando a chance de enfrentar Vandoorne após anotar 1m11s982, contra 1m12s022 do neozelandês.

POLE

Da Costa e Vandoorne ganharam a chance de duelar pela pole. A batalha entre os pilotos foi bem equilibrada, enquanto o português anotou 1m11s967, o belga obteve 1m11s904 para estabelecer a pole do primeiro e-Prix de São Paulo.

Grid de largada para o e-Prix de São Paulo – Foto: reprodução
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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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