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Rowland supera Di Grassi e conquista pole para Corrida 1 da Fórmula E na Coreia do Sul

Sem nenhum dos postulantes ao título brigando pela pole, Di Grassi e Rowland se enfrentaram no confronto final, enquanto a pista piorava por conta da chuva

A Fórmula E está neste fim de semana na Coreia do Sul, o sábado (13) começou agitado em Seul, com a definição da pole para a primeira corrida. O duelo da pole foi conduzido por pilotos que não estão disputando o título da temporada. Oliver Rowland derrotou Lucas Di Grassi, para faturar a sua 5ª pole da carreira.

Entre aqueles que têm chance de conquistar o título neste fim de semana, Mitch Evans começará a prova deste sábado da terceira posição, enquanto Edoardo Mortara é o sexto colocado, seguido por Stoffel Vandoorne. Como Jean-Éric Vergne não faturou a pole, o piloto da DS Techeetah elimina a chance de faturar o terceiro título na categoria elétrica.

Saiba como foi a classificação da Fórmula E

Antes dos carros entrarem em pista para a realização da classificação, os pilotos fizeram dois treinos livres como forma de reconhecimento do novo traçado. É a primeira vez que a Fórmula E está correndo na Coreia do Sul, um traçado completamente novo que os times tiveram que aprender em duas sessões de 30 minutos cada.

A primeira sessão foi liderada pelo atual líder do campeonato, Stoffel Vandoorne conseguiu o melhor tempo, mas antes fritou os pneus tentando se desviar de Edoardo Mortara. A segunda atividade foi liderada por Jean-Éric Vergne, acompanhado de Edoardo Mortara.

Os treinos livres foram interessantes, pois vários pilotos cometeram erros durante as suas voltas rápidas, enquanto buscavam compreender os limites da pista. As duas atividades foram realizadas em pista seca, mas existia uma grande expectativa com a classificação, pois a Coreia do Sul está lidando com fortes chuvas e uma sessão molhada era esperada para a classificação.

FASE DE GRUPOS

No primeiro grupo liberado para a pista estiveram Stoffel Vandoorne e Edoardo Mortara, dois pilotos que estão batalhando diretamente pelo título.

A Porsche exibia a sua pintura comemorativa para a última etapa do ano, celebrando a parceria com a TAG Heuer e o lançamento de um novo relógio da marca.

Os primeiros tempos foram registrados na casa de 1m22s. Dennis era o líder da sessão, após anotar 1m22s441, acompanhado por Vandoorne que tinha anotado 1m22s542. A chuva começou a molhar o traçado e tornar o traçado mais traiçoeiro. Mortara permaneceu um pouco mais de tempo na pista, tentando melhorar a sua volta antes da chuva piorar. O piloto da Venturi registrou 1m22s397, saltando para a primeira posição.

Restando cinco minutos para o encerramento da atividade, os quatro primeiros colocados eram: Mortara, Dennis, Sette Câmara e Vandoorne. O belga estava preocupado com uma possível eliminação, então após a volta voadora de Mortara, a Mercedes liberou Vandoorne mais uma vez para a pista.

Nos últimos instantes de pista livre para o Grupo A, os pilotos mostravam que o traçado estava bem escorregadio, sem chance para melhorar os tempos. Oliver Askew teve os seus tempos de volta deletados por não ter respeitado o tempo de parada no pit-stop para a segunda tentativa de volta rápida.

GRUP B

O Grupo B contava com Jean-Éric Vergne e Mitch Evans, outros dois postulantes ao título. Neste grupo também era possível ver Norman Nato, piloto que estava substituindo Sam Bird na Jaguar, o piloto britânico fraturou a mão e ficou impossibilitado de participar da prova na Coreia do Sul.

Os primeiros tempos eram aferidos na casa de 1m32s, Di Grassi assumiu a liderança com 1m32s361, seguido por Wehrlein. A pista tinha piorado, mas com potencial para evolução.

Na segunda volta rápida, Wehrlein assumiu a liderança da sessão com 1m31s202, separado por 0s148 de Evans. Alexander Sims provou uma bandeira vermelha momentânea, após perder o controle do carro. Mesmo com o carro danificado o piloto da Mahindra, conseguiu retornar aos boxes, mas com a carenagem frontal toda danificada.

Antes da paralisação, os quatro primeiros eram: Wehrlein, Evans, Vergne e Rowland. Di Grassi despencou no grid por conta dos tempos que tinham melhorado.

Quando os carros foram liberados outra vez para a pista, restavam cerca de seis minutos para o final. Evans que tinha reduzido a primeira parcial, perdeu o controle do carro, rodando pouco depois, mas o piloto da Jaguar se mantinha na terceira posição.

Nato conseguiu cravar 1m30s943, antes de ser superado por Vergne que aferiu 1m30s811. O tráfego era intenso na pista, com os pilotos negociando espaço na pista para abrir um firo rápido. Com o cronômetro zerado Wehrlein se manteve na ponta com 1m30s321. Rowland conquistou o segundo lugar, seguido por Di Grassi e Evans.

Os tempos de Evans foram deletados, pois acreditavam que o piloto da Jaguar não tinha respeitado o tempo necessário para retornar à pista, mas após analise as marcas foram revalidadas. Vergne foi eliminado e ficou impossibilitado de brigar pela pole, assim eliminava as suas chances de brigar pelo título da temporada 2021/22.

MATA-MATA / QUARTAS DE FINAL

A primeira chave foi formada por Evans e Mortara, dois postulantes ao título. A chuva começou a piorar e em alguns trechos, com o spray levantando conforme ocorria a passagem dos carros. Evans registrou 1m31s293, com uma grande diferença para o piloto da Venturi que obteve 1m32s442.

A segunda batalha foi protagonizada por Di Grassi e Dennis. O brasileiro tinha uma ampla vantagem no duelo, anotando 1m31s735 contra 1m32s424 do piloto da Andretti.

O terceiro duelo foi realizado com Sette Câmara e Rowland sendo liberados para a pista. O brasileiro perdeu o carro na curva 14, ficando impossibilitado de aferir um bom tempo, o seu carro estava completamente inguiavél. Rowland concluiu a volta com 1m32s590, apenas para avançar para a próxima parte da classificação.

Vandoorne e Wehlein participaram do último duelo desta parte da classificação. O carro do belga estava com a traseira solta. As condições da pista pioraram, ficando ainda mais difícil para estabelecer um bom tempo. O belga anotou 1m35s401, mas foi superado pelo alemão que obteve 1m35s117.

SEMIFINAL 

Com a chuva piorando, Di Grassi e Evans foram mais uma vez liberados para a pista, brigando para conquistar o direito de batalhar pela pole. O brasileiro registrou 1m35s692, avançando mais uma vez na classificação, enquanto o piloto da Jaguar obteve 1m35s884 e foi eliminado.

Na sequência foi a vez de Wehrlein e Rowland se apresentarem na pista. O piloto da Mahindra obteve 1m34s880, mesmo perdendo a traseira do carro durante a volta rápida. Por outro lado, a volta do alemão foi pior (1m36s517), eliminando o piloto da Porsche na sequência.

POLE

O duelo pela pole aconteceu sem nenhum dos postulantes ao título presente. Di Grassi e Rowland buscavam a sua primeira pole do ano em um traçado extremamente molhado, onde os carros balançando bastante. A entrada do estádio era o ponto mais crítico da pista. Di Grassi obteve 1m36s029, mas na sequência foi superado por Rowland que obteve 1m35s406.

Grid de largada do ePrix da Coreia do Sul – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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