ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull aguarda resposta da Honda sobre motor de Verstappen e prepara-se para possível punição

Depois de problema apresentado no Canadá, Red Bull provavelmente precisará instalar um quinto motor para Verstappen completar a temporada

A Red Bull prepara-se para mais um desafio na temporada 2024, Max Verstappen se encaminha para lidar com uma punição por troca de motor se a Honda confirmar que a unidade de potência do Canadá está inutilizáveis.

Na Espanha Verstappen passou por uma nova troca de motor, depois do problema apresentado no Canadá durante o segundo treino livre, o holandês permaneceu nos boxes durante a sessão, com a equipe tentando solucionar o problema. No início a Red Bull acreditou que o problema era no sistema de recuperação de energia.

A unidade de potência instalada no Canadá precisou ser removida do carro e foi encaminhada para a sede da Honda, no Japão, para análise, informou o Motorsport.com. No evento, a RBR instalou um motor usado anteriormente no RB20, enquanto aguardava a verificação.

Se essa unidade de potência não for passível de recuperação, será necessário a Red Bull introduzir um novo motor para concluir a temporada, já que neste fim de semana acontece apenas a 11ª prova, de 24 programadas.

Neste ano mais uma vez foi permitido que as equipes utilizassem quatro motores de combustão interna. Verstappen já está no limite da troca, a substituição da peça gera automaticamente a perda de 10 posições no grid. Na Espanha a Red Bull instalou um novo MGU-H, MGU-K, turbo e motor de combustão interna (ICE).

A punição é bem significativa neste momento do campeonato que as batalhas estão ficando mais acirradas e a Red Bull não é mais o mesmo time dominante do início do campeonato.

Desde o problema apresentado no Canadá, já se passaram duas semanas, mas ainda não existe um posicionamento sobre o motor instalado na etapa. A equipe terá que tomar a decisão de quando realizará a mudança, se o motor de combustão interna não for recuperado.

No GP do Canadá a equipe tinha introduzido o terceiro motor, enquanto o quarto foi preparado para a Espanha após o problema. Geralmente as equipes trabalham com a possibilidade de fazer uma nova troca de motores na Bélgica ou depois do retorno das férias. Ao longo das outras corridas vão combinando os elementos que formam o motor para chegar ao final do campeonato.

A RBR nos últimos dois anos fez mudanças no motor justamente na Bélgica e o piloto venceu as duas provas. Porém, ultimamente Verstappen não tem contado com o mesmo desempenho.

LEIA MAIS: Em evento com Sprint, Pirelli fornecerá gama macia de pneus no GP da Áustria

Se a troca ocorrer, a Red Bull precisa fazê-la em um circuito favorável para as ultrapassagens ou aproveitar até mesmo uma classificação ruim de Verstappen, para fazer a substituição, mas o piloto não costuma cometer erros como Sergio Pérez e comprometer o seu sábado.

O momento da troca pode beneficiar Lando Norris e a McLaren, que neste momento é vista como o maior rival da Red Bull.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo